SCV (Sistema de Controle de Versão) do projeto de documentação do Debian

Acessando os arquivos-fonte no git

Você pode usar uma interface web para acessar os arquivos individualmente e ver as alterações de cada projeto em https://salsa.debian.org/ddp-team/

O projeto de documentação Debian armazena todo o conteúdo no salsa, a instância GitLab do Debian. Para acessar arquivos individuais, verificar mudanças recentes e atividades do projeto em geral, por favor visite o repositório do DDP.

Se deseja baixar manuais inteiros de lá, o acesso direto ao salsa provavelmente é a melhor opção. As próximas seções explicam como clonar um repositório git (modo somente leitura e modo leitura-gravação) em sua máquina local e como atualizar sua cópia local. Antes de começar, instale o pacote git na sua máquina.

Clonando um repositório git anonimamente (modo apenas leitura)

Use este comando para baixar todos os arquivos de um projeto:

  git clone https://salsa.debian.org/ddp-team/release-notes.git

Faça o mesmo para cada projeto que deseja baixar para o seu computador. Dica: para encontrar a URL correta para o comando git clone, abra o projeto em um navegador web, clique no botão azul Clone e copie a URL Clone with HTTPS (Clonar com HTTPS) para sua área de transferência.

Clonando um repositório git com privilégios de envio (modo leitura e escrita)

Antes de poder acessar o servidor git usando esse método, você deve primeiro obter acesso de escrita no repositório. Por favor consulte esta seção para obter mais informações sobre como solicitar permissão de escrita.

Com acesso de gravação ao salsa, você pode usar o seguinte comando para baixar todos os arquivos de um projeto:

git clone git@salsa.debian.org:ddp-team/release-notes.git

Faça o mesmo para todos os projetos que você deseja clonar localmente.

Buscando alterações do repositório git remoto

Para atualizar sua cópia local com quaisquer alterações feitas por outras pessoas, entre no subdiretório do respectivo manual e execute este comando:

git pull

Obtendo privilégios de envio

Os privilégios de envio estão disponíveis para qualquer pessoa que deseje participar da redação de manuais, FAQs, HOWTOs, etc. Geralmente solicitamos que você primeiro envie alguns patches úteis. Depois disso, siga estas etapas para solicitar acesso de gravação:

  1. Crie uma conta no salsa se ainda não o fez.
  2. Vá para o repositório do DDP e clique em Request Access (Solicitar acesso).
  3. Envie um e-mail (em inglês) para debian-doc@lists.debian.org e conte-nos como você tem contribuído para o projeto Debian.
  4. Assim que sua solicitação for aprovada, você fará parte da equipe do DDP.

Mecanismo de atualização automática

Todos os manuais são publicados como páginas web. Elas são geradas automaticamente em www-master.debian.org como parte do processo regular de reconstrução do site web, que acontece a cada quatro horas. Durante esse processo, as versões mais recentes do pacote são baixadas do repositório, cada manual é reconstruído e todos os arquivos são transferidos para o subdiretório doc/manuals/ do site web.

Os arquivos de documentação gerados pelo script de atualização podem ser encontrados em https://www.debian.org/doc/manuals/.

Os arquivos de log gerados pelo processo de atualização podem ser encontrados em https://www-master.debian.org/build-logs/webwml/ (o script é denominado 7doc e está sendo executado frequentemente como parte do trabalho do cron).