Portes ] [ Debian para Sparc ] [ Créditos ] [ Portando ] [ Problemas ]

Porte Debian SPARC

Visão geral

Estas páginas objetivam auxiliar usuários(as) e desenvolvedores(as) Debian a rodar o Debian GNU/Linux na arquitetura SPARC. Nestas páginas, você encontrará informações sobre o estado atual, problemas atualmente conhecidos, informações para e sobre a equipe de portabilidade do Debian, e apontamentos para mais informações.

Estado atual

O suporte para máquinas pré-UltraSPARC foi descartado com o fim da vida útil do Debian Etch (veja https://wiki.debian.org/ Sparc32). Depois disso, o porte de 32 bits exigiu uma CPU UltraSPARC e executou um kernel de 64 bits.

Esse porte de 32 bits acabou sendo abandonada com o fim da vida útil do Debian Wheezy.

Atualmente, não há um porte Debian oficial para SPARC, mas um porte SPARC completo de 64 bits chamada sparc64 é suportada pela equipe de Ports Debian.

Sobre o suporte ao SPARC 64-bit

O porte do Debian SPARC, como mencionado acima, tem suporte às arquiteturas sun4u (Ultra) e sun4v (CPU Niagara). Ele usa um kernel 64-bit (compilado com gcc 3.3 ou mais novo), mas a maioria das aplicações roda em 32-bit. Isto também é chamado de um espaço de usuário(a) de 32-bit.

O esforço de portar o Debian SPARC 64 (também conhecido como UltraLinux) atualmente não é concebido como um trabalho de portabilidade completo como os outros portes. Ao contrário, planeja-se que ele seja um add-on para o porte SPARC.

De fato, não há motivo para termos todas as aplicações executando no modo 64-bit. O modo 64-bit completo envolve um custo significante (memória e tamanho em disco) e geralmente nenhum benefício. Algumas aplicações realmente podem se beneficiar de estarem no modo 64-bit, e este é o propósito para este esforço de portabilidade.

Compilando kernels para sun4u

Para compilar um kernel Linux para Sun4u, você precisará usar a árvore de código-fonte do Linux 2.2 ou mais nova.

Sugerimos fortemente que você também use o pacote kernel-package para ajudar com a instalação e o gerenciamento de kernels. Você pode compilar um kernel configurado com um comando (como root):

  make-kpkg --subarch=sun4u --arch_in_name --revision=custom.1 kernel_image

Errata

Alguns dos problemas comuns com correções ou soluções alternativas podem ser encontrados em nossa página de erratas.

Quem somos nós? Como eu posso ajudar?

O porte do Debian SPARC é um esforço distribuído, assim como é o Debian. Inúmeras pessoas têm ajudado com o porte e com o esforço de documentação, embora uma lista curta de créditos esteja disponível.

Se você gostaria de ajudar, por favor, junte-se à lista de discussão <debian-sparc@lists.debian.org> como descrito abaixo, e nos chame.

Desenvolvedores(as) registrados(as) que, de modo ativo, desejem portar e fazer upload de pacotes portados, devem ler as diretrizes da equipe de porte na referência de desenvolvedores(as) e ver a página de porte do SPARC.

Uma página wiki do Debian é dedicada ao porte Debian Sparc64.

O melhor lugar para fazer perguntas específicas ao Debian sobre o porte SPARC, é na lista de discussão, <debian-sparc@lists.debian.org>. Os arquivos da lista de discussão são navegáveis pela web.

Para se inscrever na lista, envie um e-mail para debian-sparc-request@lists.debian.org, com a palavra "subscribe" na linha de assunto, e sem texto no corpo da mensagem. Alternativamente, inscreva-se pela web na página de inscrição da lista de discussão.

Questões sobre o kernel devem ser endereçadas para a lista <sparclinux@vger.rutgers.edu>. Inscreva-se enviando uma mensagem com o texto subscribe sparclinux no corpo do e-mail para o endereço majordomo@vger.rutgers.edu. Também existe uma lista da Red Hat, claro.