Errata: Running Linux 2.2.x in slink

Esta página documenta problemas conhecidos com a execução do kernel Linux 2.2.x no Debian 2.1 (slink). Ele pressupõe que você esteja executando u sistema slink totalmente atualizado.

A versão slink é certificada e testada oficialmente para uso com os últimos kernels do Linux 2.0.x. Como o congelamento do Debian ocorreu antes do lançamento do Linux 2.2, e a alteração do número principal da versão do kernel pode introduzir problemas complexos, foi decidido manter a já testada linha de kernels 2.0.

As versões Debian, no entanto, não são necessariamente vinculadas à versão do kernel. Você pode executar qualquer kernel que desejar no Debian. Porém, simplesmente não podemos garantir que tudo funcionará corretamente. Se você decidir avançar para a linha Linux 2.2 e tiver problemas com um pacote, poderá ter sorte executando a versão potato (Debian 2.2) desse pacote.

Existem muitos links abaixo apontando para versões potato de pacotes. Observe que se você instalar esses pacotes em uma máquina estável (stable), poderá ser necessário instalar também bibliotecas do potato ou outras dependências de pacotes. Notadamente, você provavelmente terá que atualizar seu pacote libc6. Sugerimos o uso do apt-get para esse fim, que obterá apenas os pacotes necessários quando usado corretamente. No entanto, esteja avisado(a): enquanto a maioria dos(as) usuários(as) não tem problemas para executar um sistema misto estável (stable)/congelado (frozen), você pode ser incomodado(a) por erros transitórios no potato.

O pacote kernel-source-2.2.1 é entregue na distribuição para ajudar os(as) usuários(as) que desejam executar os Kernels do Linux 2.2.x. No entanto, é recomendável verificar os sites da distribuição do kernel padrão como o kernel.org para obter versões mais recentes da árvore do código-fonte 2.2.x e erratas adicionais. Existem erros conhecidos no 2.2.1, e sabe-se que essa versão causou corrupção de dados para algumas pessoas. Você deve obter os patches para o kernel da série 2.2 mais recente e aplicá-los à árvore de fontes do kernel do Linux.

Pacotes potencialmente problemáticos

Observe que esta lista pode estar incompleta. Por favor envie um bug contra www.debian.org se você encontrar outros problemas não listados. Verifique também os logs de bugs para o pacote em questão; tente garantir que o problema foi introduzido no Linux 2.2.

sysutils
procinfo não será executado. A versão do potato corrige isso.
netbase
No Linux 2.2, o ipautofw deve ser substituído pelo ipmasqadm e o ipfwadm é substituído com ipchains. O pacote do potato netbase contém um script wrapper, ipfwadm-wrapper, para facilitar a transição.

ifconfig não mostrará interfaces de alias e, em algumas circunstâncias, ipchains falhará silenciosamente ao limpar contadores de pacotes. Algumas rotas criadas pelos scripts init netbase causarão mensagens de aviso inofensivas.

Todos esses problemas são resolvidos na versão potato. Se você não deseja atualizar para o potato, pacotes compatíveis com o Debian 2.1 ficaram disponíveis.

pcmcia-source
A versão do pcmcia-source no slink não pode ser compilado com o kernel 2.2. Corrigido na versão potato.
dhcpcd
Quebra no Linux 2.2; use a versão potato.
dhcp-client-beta
O /etc/dhclient-script não funciona com o 2.2. A versão do potato corrige isso; observe que o pacote foi renomeado para apenas dhcp-client.
wanpipe
A versão 2.0.1 no slink é incompatível com os kernels 2.2. A versão 2.0.4 e posterior que você pode pegar do potato, funcionará para os kernels 2.2, mas não com os kernels 2.0 (contudo, um patch para o kernel 2.0 está incluso na versão do potato).
netstd
O bootpc não receberá uma resposta, a menos que a interface já esteja configurada. Isso foi corrigido no agora separado pacote bootpc no potato.
lsof
O lsof precisa ser recompilado para funcionar com o linux 2.2. Atualize o pacote lsof disponível no potato.
acct
A estrutura de contagem mudou no kernel 2.2, portanto, se você estiver executando o acct e o Linux 2.2, precisará da versão do pacote do potato (que é incompatível com os kernels da série 2.0).
isdnutils
O isdnutils 3.0 ou superior no Debian deve funcionar com os kernels das séries 2.0 e 2.2. Isso acontece porque o(a) mantenedor(a) do pacote Debian se envolveu com problemas especiais para garantir que isso acontecesse. Outras distribuições podem não ter tanta sorte.
diald
O pacote diald no slink tem problemas ao criar rotas dinamicamente no Linux 2.2. Atualize para a versão disponível no potato.
xosview
O xosview fará um loop infinito no Linux 2.2.2 e superior. Atualize para a versão disponível no potato.