A Comunidade Debian celebra o seu 19º aniversário

16 de Agosto de 2012

A comunidade Debian tem o prazer de celebrar o seu 19º aniversário desde o anúncio de fundação original de Ian Murdock. Citando a história oficial do projeto: O Projeto Debian foi oficialmente fundado por Ian Murdock em 16 de agosto de 1993. Naquele momento, todo o conceito de uma "distribuição" de Linux era novo. Ian pretendia que o Debian fosse uma distribuição que seria feita abertamente, no espírito do Linux e GNU.

Muita coisa aconteceu com o projeto e sua comunidade nos últimos 19 anos. Houve onze lançamentos - mais recentemente Debian 6.0 Squeeze em fevereiro de 2011 - e uma enorme quantidade de software livre empacotada. O atual ramo instável (unstable) consiste de mais de 37.000 pacotes binários apenas para a arquitetura amd64 - mais de 46 GB de Software Livre! Desde o aniversário do ano passado novos passos para a portabilidade têm sido feitos; 11 portes oficiais estão agora disponíveis, entre os quais o Debian/kFreeBSD merece uma menção especial por integrar com sucesso um kernel não-Linux dentro do projeto.

O Debian 7.0, codinome Wheezy, foi congelado em julho de 2012, seguindo uma política de congelamento baseada no tempo, e atualmente a principal atividade em todo o projeto é resolver os bugs RC restantes. Novamente, o Debian se emprenhará em manter seus objetivos de excelência técnica, responsabilidade, e acima de tudo, liberdade.

Isso tem sido possível graças aos esforços da forte comunidade desenvolvida em torno do Debian. Além de mais de 1.000 Desenvolvedores e Mantenedores Debian ao redor do planeta, existem acima de 12.000 contas registradas pela plataforma de colaboração Alioth, e que sequer inclui todas aquelas pessoas que contribuem com traduções ou relatórios de bug (e algumas vezes patches para os mesmos) e todos aqueles usuários que ajudam outros através de nossas listas de discussão, fóruns e canais de IRC.

Como um projeto, nós também gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os nossos usuários e colaboradores, e é claro, nossos desenvolvedores upstream. Todos eles estão ajudando a tornar o Debian uma grande experiência e um grande projeto!

O Projeto Debian continua a acolher colaborações de todas as formas, de todo mundo, encorajando pessoas a baixar, usar, modificar e distribuir o seu código fonte esperando que ele seja útil.

Informações de contato

Para mais informações, por favor, visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/ ou envie um e-mail (em inglês) para <press@debian.org>.