O suporte a longo prazo do Debian 8 chega ao final da vida

9 de Julho de 2020

A equipe do Debian suporte de longo prazo (LTS - Long Term Support) anuncia que o suporte ao Debian 8 jessie atingiu seu fim de vida em 30 de junho de 2020, cinco anos após seu lançamento inicial em 26 de abril de 2015.

O Debian não fornecerá mais atualizações de segurança para o Debian 8. Um subconjunto de pacotes do jessie será suportado por terceiros. Informações detalhadas podem ser encontradas em LTS estendido.

A equipe do LTS preparará a transição para o Debian 9 stretch, que é a versão atual oldstable. A equipe do LTS assumirá o suporte da equipe de segurança em 6 de julho de 2020, enquanto a última atualização pontual para o stretch será lançada em 18 de julho de 2020.

O Debian 9 também receberá suporte de longo prazo por cinco anos após seu lançamento inicial, com seu suporte terminando em 30 de junho de 2022. As arquiteturas suportadas permanecem amd64, i386, armel e armhf. Além disso, temos o prazer de anunciar que, pela primeira vez, o suporte será estendido para incluir a arquitetura arm64.

Para obter mais informações sobre o uso do stretch LTS, e fazendo atualização a partir do jessie LTS, consulte usando o LTS.

O Debian e sua equipe LTS gostaria de agradecer a todos(as) os(as) contribuidores(as), usuários(as), desenvolvedores(as) e patrocinadores(as) que estão possibilitando prolongar a vida útil das versões estáveis anteriores, e que fizeram deste LTS um sucesso.

Se você confia no Debian LTS, por favor considere ingressar na equipe, fornecendo patches, testando ou financiando os esforços.

Sobre o Debian

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um verdadeiro projeto comunitário livre. Desde então, o projeto cresceu para ser um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto. Milhares de voluntários(as) de todo o mundo trabalham juntos(as) para criar e manter o software Debian. Disponível em 70 idiomas e suportando uma enorme variedade de tipos de computadores, o Debian se autointitula de sistema operacional universal.

Mais informações

Mais informações sobre o Debian suporte de longo prazo (Long Term Support) podem ser encontradas em https://wiki.debian.org/LTS/.

Informações de contato

Para mais informações, visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/ ou envie um email para <press@debian.org>.