Notícias Semanais Debian - 15 de Outubro de 2001

Tradução Alemã Mal-direcionada. Sentimos muito, mas por causa de um erro cometido pelo Joey o endereço To: foi digitado errado quando ele foi postar a tradução alemã da última edição do Debian Weekly News para a lista alemã. Infelizmente ele foi enviado para a lista internacional, fazendo com que pessoas ficassem sem saber o que estavam lendo. Novamente, desculpe-nos por isso.

Problemas com o Automake. Uma nova versão do automake entrou o arquivo da unstable. Infelizmente essa nova versão faz com que o sistema de construção se comporte como deve-se esperar pelo nome - ele é instável. A versão 1.5 do automake não é compatível com a versão 1.4, apesar de isso ter sido um objetico. Como um resultado disso, muitos pacotes não podem ser compilados, como todos os pacotes do KDE. Uma solução está para vir logo. Além disso, Neil Spring postou algumas estatísticas sobre os pacotes que constróem com automake 1.4 e 1.5.

Nomes Longos para Módulos Perl. A política atual com relação ao esquema de nomeação dos módulos Perl é bem clara: Foo::Bar torna-se libfoo-bar-perl. Isso é bom para módulos normais, no entanto, há alguns módulos disponíveis que contêm Business::OnlinePayment::BankOfAmerica, que vira então libbusiness-onlinepayment-bankofamerica-perl quando nomeado o pacote. Este nome é tão longo que é horrível digitá-lo e o dpkg -l não o mostraria inteiro. Joey Hess fez uma proposta de se remover a tola consistência dos nomes de módulos Perl.

Debian Conference 2 em Bordeaux? A organização do Libre Software Meeting 2002 começou, ele acontecerá de 9 a 13 de julho de 2002. Como nos anos anteriores, é possível organizar uma conferência do Debian ao mesmo tempo, mas alguém precisa liderar a organização dela. No ano passado, Thierry Laronde trabalhou nisso, mas ele não pode organizá-la novamente esse ano. Se você está interessado, por favor entre em contato com org@lsm.abul.org.

Compilando o OpenOffice. Peter Novodvorsky (Петр Новодворский) postou um mini HOWTO descrevendo como compilar o OpenOffice 6387C. Você precisará de um novo JDK do Blackdown.org e pacotes STLPort mais velhos. O Peter adicionou alguns links e patches de grande ajuda no documento.

O Webalizer parou de Funcionar? Se você notou que o webalizer do stable não cria mais estatísticas de sites web mais, você pode ter caído nessa armadilha. Versões mais velhas do Webalizer (versão 1.30 até 2.00-12) geram estampas de tempo de um jeito que, na maioria das plataformas, estouraria em 5 de outubro de 2001. O resultado disso é que as estatísticas são geradas até a meia noite de 4 de outubro, mas não depois disso. A versão atual do webalizer não contém esse bug. Um patch para a versão do stable está disponível, apontado no email acima, assim como um "backport" da versão atual. O mantenedor também está preparando um upload da versão corrigida do pacote para a stable.

Branden foi Desapontado. Em nossa última edição nós relatamos problemas com os pacotes SDL e a tentativa de consertá-los, do Branden Robinson. Esta foi subitamente interrompida por problemas introduzidos por uma nova versão do automake (veja acima). Branden finalmente conseguiu consertar os problemas com a ajuda de dois colegas da Progeny Linux Systems e uploadeou os pacotes por NMU.

Java 2 Standard Edition para o Debian? O Blackdown Java 2 foi recentemente enviado para a non-free. James Troup, nosso ftp-master sem medos gostaria de ter outras opiniões sobre a licença. Um termo interessante é "não distribua software adicional que pretenda substituir quaisquer componentes desse Software". Presume-se que programas como o kaffe, jikes e gcj constituem softwares que pretendem substituir o j2sdk e j2se, o que torna difícil não quebrar a regra acima. Stephen Zander argumentou que a Sun concedeu à Blackdown permissão para alterar os termos da licença para permitir a redistribuição do Blackdown por mirrors da Blackdown e distibuições GNU/Linux, não apenas o Debian, não importando o que mais seja distribuído. Finalmente, esses pacotes podem acabar na non-free, pelo menos.

Novos Pacotes do Apache2 Adiados. Daniel Stone anunciou que os novos pacotes do Apache2 irão entrar no repositório logo. No entanto, o apache2 é empacotado de um jeito diferente e usa um layout de estrutura de diretório completamente diferente (para detalhes, confira o link acima). Muitas pessoas levantaram preocupações sobre essas mudanças, o que resultou em um adiamento do envio dos pacotes.

Fontes Truetype Livres? Erich Schubert contactou um autor de algumas fontes freeware e pediu a ele, se ele poderia licenciá-las sob uma licença livre. A resposta dele não mostrou exatamente que ele leu a DFSG fornecida. Enquanto não se tem certeza se a licença permitiria a inclusão dela no Debian/main, uma discussão foi iniciada sobre o licenciamento de trabalho artístico, contrário ao de software.

Quando é que os Pacotes Entram na Testing? Alguns pedidos mostraram-nos que muitas pessoas ainda não têm certeza sobre quando um pacote deve entrar na distribuição testing. O Anthony Towns postou uma explicação sobre pacotes e a testing. A regra básica é que um pacote tem de ser testado por duas semanas (sem bugs críticos e sem novos uploads) e que todos os seus pacotes binários tenham sido recompilados para todas as arquiteturas que estão agendadas para a testing.

Dividir a non-US em "crypto" e "patentes"? Sunnanvind Briling Fenderson levantou uma idéia de dividir o repositório non-US em um pedaço "crypto" e um "patents". Países diferentes tem leis diferentes. Isso poderia acabar com a conversa sobre "colocar crypto na main" porque entidades dos EUA poderia distribuir "crypto" e "main" enquanto as francesas (por exemplo) poderiam distribuir a "main" e a "patents".

Amicus Brief para o caso Matt Pavlovich's. Branden Robinson falou com Allonn Levy ao telefone há algumas semanas atrás e ele nos pediu para escrever um documento Amicus Brief ("amigo da corte") para ser submetido à jurisdição da Califórnia. Levy é o advogado de Matt's no caso DVD CCA v. Bunner, e companhia. A Electronic Frontier Foundation tem detalhes.

Direções para Usar Autoconf e seus Amigos. Henrique de Moraes Holschuh lançou um documento no qual ele descreve como autoconf e automake são melhor usados no Debian. O caso dos GNU autotools é um tópico cabeludo, mas se nós não documentarmos como melhor usá-los em algum lugar, vai ficar pior.

O Debian é muito Popular! Vários leitores escreveram para dizer que o Debian veio em segundo lugar no Linux Journal's Reader's Choice Awards. O Debian está subindo de posição, tendo sido o quarto na premiação do ano passado.

Boas Notícias... O W3C recebeu respostas negativas de última hora o bastante para evitar que a proposta de Política de Patentes decolasse. Daniel J. Weitzner anunciou como o Grupo de Trabalho de Políticas irá proceder. A mudança mais notável é a representação da comunidade do Software Livre/Open Source no Grupo de Trabalho. Bruce Perens (que deve despensar apresentações) e Eben Moglen (Conselho Geral da Free Software Foundation) se unirão ao grupo como "experts convidados".

Virada de Mesa é Jogo Limpo. O pessoal da Linux Weekly News é sempre gentil para postar links para a última DWN e fazem um trabalho realmente excelente ao reportar notícias sobre a Comunidade Linux então nós pensamos que deveríamos mencioná-los essa semana. Dado o corte feito pelo Tucoes, parece que a LWN pode estar em uma pequena dificuldade financeira. Eles criaram uma lista de discussões para ajudar a pensar em maneiras para que a LWN possa continuar. Se você acaba de entrar na discussão, por favor leia o arquivo antes de ir jogando suas sugestões. A LWN não é apenas consistentemente excelente, mas quem a produz são boas pessoas. Desejamos sorte a eles.

Pacotes Novos ou notáveis:

É isso, pessoal! Isso é tudo o que temas para essa semana. Contacte-nos em dwn@debian.org se você tem comentários, perguntas ou novas dicas.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier e Martin 'Joey' Schulze.