Notícias Semanais Debian - 8 de Novembro de 2001

Lançado o Debian 2.2r4! O anúncio saiu na segunda-feira, o Debian 2.2r4 saiu. Essa release é parte da série Potato contendo consertos de segurança e de erros adicionais. Se você está rodando o stable vai provavelmente querer atualizar agora. Veja o anúncio para mais informações. Phil Hands já criou imagens de cd para esse release.

Continuando o Processo de Freeze. Anthony Towns enviou um relatório dizendo a nós que o projeto finalmente obteve o aconselhamento legal necessário para colocar criptografia na main. Já que esse era o último fator que estava emperrando o processo de freeze, há progresso agora. Isso significa que novos pacotes não serão adicionados à base. Isso requer especialmente que os mantenedores de pacotes do base evitem mexer em suas dependências ou compilar com bibliotecas novas. Além disso, os pacotes do base não devem aumentar versões de shlibs a partir de agora, em circunstância alguma.

Reconhecendo Canais IRC. Raphaël Hertzog propôs uma Resolução Geral colocando o IRC como um canal de comunicação Debian como resultado de eventos recentes em um canal de desenvolvimento famoso. Ele propôs que todos os canais #debian-* deveriam ser abertos a qualquer interessado com a excessão do #debian-private para o qual a mesma política aplicada na lista privada seria aplicada. No entanto, Peter Makholm levantou a questão de que, se o Debian, como um projeto aberto pode aceitar mais fóruns fechados.

Bug Sério no gnome-pilot. Há um problema com o backup do gnome-pilot 0.1.62 que pode causar um travamento que necessita de um reset (e perda de todos os dados) em pelo menos alguns aparelhos Palm. O mesmo bug também faz com que todos os backups de aparelhos Palm criados com ele fiquem totalmente inúteis. Esses backups irão, quase certamente, dar pau no aparelho se forem voltados para ele. O autor recomenda que todos parem de usar o 0.1.62 imediatamente. Novos pacotes para o 0.1.63 já foram criados.

Mail Transport Agent Padrão (MTA). Tollef Fog Heen investigou a situação atual das dependências dos MTAs agora que o Exim é o MTA padrão de um sistema Debian recém-instalado. Isso revelou várias dependências diferentes ao invés de apenas exim | mail-transport-agent, que são analizadas por nossas ferramentas de pacote como "use exim como preferencial sobre os outros pacotes que fornecem 'mail-transport-agent', mas eles servem também".

Atualização para duas Máquinas Importantes. Adam Heath anunciou uma hora de manutenção para as máquinas master e murphy, que exercem funções importantes para o projeto. A Brainfood substituiu 64MB de RAM por 512MB no nosso pobre servidor de listas, o que ajudou muito nessa máquina carregada. A outra máquina foi colcada de volta em sua co-localização. Agradecimentos à Brainfood, isso foi realmente apreciado.

Proposta de Política para javadoc. Guillaume Rousse tem uma proposta para que se coloque documentação gerada pelo javadoc em /usr/share/apidoc. Isso pode ser do interesse de desenvolvedores Java.

Uso errôneo de Notas do Debconf. Joey Hess sente que as notas debconf adicionadas ao pcmcia-cs (sobre kernels 2.4 e network up ordering) são um uso errado do tipo nota, que, como ele diz no tutorial do debconf, é para "algo importante, que o usuário deve realmente ver". A preocupação principal é de que as notas debconf estão sendo muito super-usadas, e que isso irá provavelmente resultar em uma instalação do Debian que é tão cheia de notas sem valor que coisas importantes podem ser perdidas facilmente.

ReiserFS em Drives SRM-Alpha. James Freels converteu todos os seus sistemas de arquivo Ext2 em ReiserFS em sua máquina Alpha. Ele escreveu notas para si mesmo sobre como configurar o processo de boot para um computador Debian/Alpha usando o console SRM. Alguma coisa pode ser de ajuda para outras arquiteturas.

Debian E /usr Montado somente para leitura. Anthony Towns postou recentemente um relatório sobre um sistema Debian que tem o /usr montado como somente para leitura. Durante a instalação de pacotes ele será remontado como leitura-escrita, o apt está configurado para fazê-lo. No entanto, há ainda um problema com os arquivos usados que são substituídos durante a instalação. Nesse caso, o sistema de arquivos não pode ser desmontado novamente. O Anthony anexou dois scripts que devem tomar conta disso.

Bug-Squashing Party #6. Colin Watson anunciou que a sexta Bug-Squashing Party do Debian para o woody irá acontecer no segundo fim de semana da novembro: sexta feira 9 até domingo 11. O objetivo é consertar bugs "release critical", especialmente aqueles nos pacotes do base e os standard e que fazem parte de alguma "task". Como sempre, a festa será coordenada no canal de IRC #debian-bugs na OpenProjects Network (servidor irc.debian.org).

Pacotes Novos e Atualizados.

Mantenha-nos Informados! Se você tem um comentário, sugestão ou dica para nós, envie para dwn@debian.org. Há muito acontecendo no imenso mundo do Debian -- nós não queremos perder nada!


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier e Martin 'Joey' Schulze.