Notícias Semanais Debian - 10 de Abril de 2002

Bem-vindo(a) à quinta edição da DWN desse ano, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Essa foi uma semana impressionante, não apenas uma agenda preliminar para a Conferência Debian desse ano foi lançada e os desenvolvedores estão fazendo planos para participar, mas também Anthony Towns lançou um relatório de estado do Woody que promete. As Eleições de Líder do Projeto estão de vento em popa até a próxima terça-feira. A próxima edição da DWN irá provavelmente poder dizer quem é o nome do Líder do Projeto.

Arquivos init.d Locais. Karsten Self propôs que o uso do sistema local de scripts init.d seja adicionado à política Debian. Os scripts com nomes local-foo devem ser considerados locais e sacro-santos pelo sistema, onde -foo poderia ter qualquer valor, inclusive nada (para o caso de um script local).A versão pequena do pedido dele seria de que um pacote Debian nunca deve usar um script init com local como prefixo.

Boot-Floppies 3.0.22 versão Final para o Woody. David Kimdon anunciou que ele finalizou os novos boot-floppies e pacotes uploadeados para a arquitetura i386. Adam Di Carlo depois avisou aos portadores para se apressarem, ou algumas arquiteturas terão de ficar com uma versão mais velha. Apesar de erros desmancha-prazeres, essa será a versão dos boot-floppies com a qual o Woody será lançado. Todas as arquiteturas que serão lançadas com o Woody estão finalmente sincronizadas com essa versão.

Cyrus IMAPd 2.1.3 no Unstable. Henrique de Moraes Holschuh informou a nós sobre os novos pacotes do Cyrus, que foram uploadeados para o unstable. O Henrique sente que eles não são maduros o suficiente para a próxima release stable do Debian. Portanto, ele está tentando mantê-los fora da testing para que eles não entrem na próxima distribuição instável.

Emails Irritantes de Ack do BTS. Daniel Jacobowitz recentemente reclamou da tempestade de emails de confirmação de "Information received" enviados pelo Sistema de Acompanhamento de Erros (ou BTS). Por exemplo, isso pode causar circusntâncias irritantes para usuários e sistemas de acompanhamento de bugs de terceiros. Isso foi colocado pelo sistema GCC GNATS, que tem vários relatórios criados por esses ACKs. Os mantenedores do BTS estão atualmente trabalhando em uma solução.

Problemas com ioctls Afetam o XFree86. Jack Howarth apontou que a versão atual do XFree86 não compila em todas as arquiteturas. Isso é por causa de um problema ou desentendimento entre os headers do kernel, headers da glibc e do fonte do XFree86, como Branden Robinson explicou, e parece não-trivial de ser "remendado".

Agenda para a Conferência Debian 2. Joe Drew lançou uma agenda preliminar para a vindoura Conferência Debian 2, que acontecerá em 5 a 7 de julho na Universidade de York em Toronto, Canada. Uma página de registro está online, ironicamente, ele roda em um proprietário Microsoft-IIS/4.0 como Joey mostrou.

Lançamento do Woody em Primeiro de Maio. Anthony Towns está ficando cada vez mais confiante no lançamento do woody e portanto o agendou para primeiro de maio. No entanto, como sempre, ele será lançado quando estiver pronto: se nós acharmos que o software não está pronto por 30 de abril, ele não será lançado. Junto com esse anúncio, ele mencionou outro conjunto de 53 pacotes, que foram removidos da distribuição testing por causa de erros e outros problemas.

Notas de Lançamento do Woody. Com o lançamento do Woody mais próximo do que nunca, há necessidade urgente de notas de lançamento atualizadas. Rob Bradford ainda tem de endereçar vários problemas na versão atual e está procurando sua ajuda. Por favor entre em contato com ele em rob@debianplanet.org se você pode ajudá-lo com as notas de lançamento.

A GNU FDL é uma licença não-livre? Várias pessoas estão discutindo se a Licença de Documentação Livre GNU (GFDL) é uma licença livre ou não. Se a GFDL for realmente considerada uma licença não-livre, isso fará com que quase todo o KDE e muitos outros pacotes conhecidos sejam considerados não-livres, já que usam a GNU FDL para a documentação. Além disso, aqui está uma discussão antiga da debian-legal, que pode colocar alguma luz nesse assunto.

Novo Developers Reference Uploadeado. Adam Di Carlo uploadeou um developers-reference atualizado, versão 2.11. Ele contém atualizações importantes para a crypto-in-main e fecha vários erros. Ele também disse publicamente que qualquer um que deseje se juntar à manutenção do developers-reference pode e devem fazê-lo. Basta entrar em contato com ele.

Debian rules! A técnica Sucks-Rules-O-Meter tenta fazer uma avaliação de testemunhos sobre a popularidade do software. A frequencia dos termos combinados na WWW como "foo sucks" e "foo rules" é analizada a partir de resultados de uma ferramenta de busca. As estatísticas dos sistemas operacionais mostra, como esperado, uma defleção muito positiva de sistemas como GNU/Linux e FreeBSD. A investigação sobre a popularidade das distribuições GNU/Linux até mesmo aponta a alta simpatia pelo Debian com uma grande distância das outras.

Removendo Pacotes Órfãos. Martin Michlmayr notou que há alguns pacotes órfãos da testing que nunca foram parte de uma release estável. Já que esses pacotes estão atualmente sem manutenção, a pergunta é se eles devem ir para o Woody ou não. Alguns deles são necessários, já que outros pacotes dependem deles. No entanto, alguns podem facilmente ser removidos da testing. O email dele, é claro, inclui essa lista.

Módulo Python para o Debconf. Josselin Mouette estava cansado de programar em shell e criou um módulo Python para o debconf. Aqueles que se interessam podem pegá-lo aqui. No entanto, já que o Python não é essencial, as pessoas terão de instalar o Python antes, para poder instalar os outros pacotes. O módulo pode ser incluído no pacote normal do debconf depois que o Woody for lançado.

Pacote do FAI Atualizado Disponível. Thomas Lange recentemente lançou uma nova versão do FAI (que significa Fully Automatic Installation -- Instalação Completamente Automatica). O FAI 2.3 está testado com Debian 3.0, apelido Woody. Muitas melhoras foram incluídas nessa versão. No entanto, a documentação não está atualizada ainda. Se você está usando esse pacote e tem alguns ciclos para doar, o Thomas iria gostar de ajuda, provavelmente.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente.

Pacotes Órfãos. 6 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 120 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.