Notícias Semanais Debian - 23 de Janeiro de 2002

Bem-vindo(a) à DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Depois da última edição ter sido lançada, vários novos serviços, como Pro-Linux, BSD Today, Linux Today e Slashdot noticiaram o sistema Debian (GNU/)NetBSD. Por sorte ele ganhou atenção o suficiente para ajudar seu desenvolvimento.

Sabor Novo Powermac dos Boot-Floppies. Colin Walters completou, recentemente, o trabalho em um sabor para o novo powermac para os boot-floppies do woody e o instalador precisa de mais testes. O sabor para antigos powermacs não suportava hardwares mais novos, então o Powerbook G4, iBook2 e o iBook Dual USB não eram suportados apropriadamente em kernels 2.2 e um kernel 2.4 era necessário. Ele será lançado com o 3.0.19, teste ele por favor e relate problemas para debian-boot@lists.debian.org.

Mini Conferência Debian. Haverá uma Mini Conferência Debian antes da próxima Linux.conf.au em Brisbane, Australia, que acontece de 6 a 9 de fevereiro. James Bromberger e outros a estão organizando e serão palestrantes Anthony Towns, Russel Coker, Bdale Garbee, Brendan O'Dea, Jason Andrade e outros. Aqueles que estão na região estão convidados a aparecer e dividir uma cerveja, etc.

Novos Sabores de Instalação 2.4? Eduard Bloch discutiu como os boot-floppies Debian poderiam suportar um kernel Linux 2.4.x. Sua solução proposta inclui um pacote kernel-image especial para os boot-floppies e um novo sabor (em adição ao plain, safe, idepci e compact). Isso adicionará hardware mais recente à lista de hardware suportado e os sabores já existentes continuarão a funcionar.

Apadrinhando pacotes non-free? Jérôme Marant propôs que nós não apadrinhemos pessoas que querem fazer upload de pacotes non-free. Sua preocupação principal é que aqueles que estão apenas querendo fazer upload de pacotes non-free para o repositório do Debian não entendem não entendem a filosofia do Debian e a dedicação ao Software Livre. No entanto, nosso contrato social fala sobre suportar nossos usuários que desenvolvem e rodam software non-free no Debian. Além disso, os sponsors são livres para decidir a quem e a que apadrinham.

Falta de Progresso no Freeze? Adrian Bunk está frustrado porque sente que não há progresso sendo feito no freeze do woody. O Woody não vai entrar no próximo estágio da freeze até que os pacotes base e standard estejam lançáveis. A situação atual proíbe isso: o número de bugs release critical (RC) nesses pacotes está crescendo.

O Gerente de Lançamentos, Anthony Towns, explicou: O objetivo que devia ser atingido era "não ter bugs RC na base". No entanto, coisas como os erros de segurança da glibc por em torno de um mês, além de alguns outros problemas RC que estão no Sistema de Busca de Erros (BTS), ele não vê porquê se preocupar com as outras coisas que precisam ser feitas. O Anthony ainda faz o seguinte pedido: Conserte os bugs RC agora e os outros assim que puder.

Internacionalizando o APT. Michael Piefel anunciou que está trabalhando em uma versão internacionalizada do APT e ferramentas relacionadas do mesmo pacote. Atualmente Português do Brasil, Alemão, Holandês, Italiano e Espanhol são suportados. Se você quiser ajudar, por favor configura a página de estado. Michael fez upload de um pacote preliminar.

Um novo esquema de Release? Adrian Bunk propôs um esquema de lançamento diferente ao gerente de lançamentos, que ele acha que resultará em um lançamento em junho desse ano. Anthony Towns propôs consertar um bug RC com cada email para a thread ao invés de gastar tempo e batendo nos argumentos um do outro ao chão. Adam Heath adicionou que a proposta não resolve os problemas de os pacotes base terem bugs RC.

Port VAX do Debian? Greg Ingram tem uma máquina VAX velha rodando GNU/Linux e gostaria de iniciar um port do Debian para essa arquitetura. A única resposta para seu pedido de instruções veio de Marcus Brinkmann, que respondeu com uma lista detalhada que começa com "Livre-se do seu trabalho, dos seus hobbies e de todos os seus amigos". Vinda da pessoa que iniciou nosso port do Hurd, essa opinião pessimista não é encorajadora, definitivamente. Uma coisa é certa, o Greg tem muito por fazer antes de conseguir algo.

Misturando Releases do Debian Facilmente. Robert McQueen nos enviou uma nota sobre como misturar várias releases diferentes do Debian com a mesma configuração. Você ainda poderá usar a distribuição testing para atualizações, mas poderá também instalar pacotes (e suas dependências) da distribuição unstable se quiser.

Mirrors de Imagens de CD. Josip Rodin postou a lista de atualmente 66 sites que fazem mirror das imagens de CD do Debian que estão cadastrados no banco de dados central de mirrors Debian. Esses sites distribuem imagens de CD por FTP, HTTP ou rsync. Alguns mais foram adicionados desde então. Várias pessoas estão perguntando sobre as imagens do 2.2r5, que não foram adicionadas à página principal de CDs mas foram agora.

Debian Móvel? Josh Hansen questionou se há um plano para uma edição móvel da distribuição Debian, para uso em handhelds como o iPAQ. Shaleh explicou que o Debian tem sido usada como base para a distribuição do iPAQ. No entanto, ele não é feito para handhelds então elas mudaram muito. Usam até mesmo um formato de pacotes diferente (mas muito, muito similar). Além disso, há o Projeto Intimate que é uma distribuição baseada no Debian GNU/Linux para o iPAQ da Compaq, e o Projeto Familiar que funciona criando um OS de próxima geração para PDAs e que recentemente publicou o candidato a lançamento para a v0.5.1.

Ajuda para Empacotar o GRASS. Uma pergunta apareceu sobre o estado de empacotamento do GRASS. Federico Di Gregorio respondeu que ele tem pacotes preliminares prontos que estão cheios de erros de empacotamento e geram um único pacote de 25MB. Ele pediu ajuda em seu esforço; então se alguém quer ajudar, por favor entre em contato com o Federico.

SPAM Causa Problema nas Listas de Email do Debian. O Projeto Debian tem várias listas de email. Essas listas são afligididas com muitos email de SPAM (como esse). Enquanto algumas pessoas desassinam essas listas, outras sugerem soluções para evitar esses emails de serem entregues: regras de procmail, spamassassin, spamfilter, etc. No entanto, tais regras precisam ser atualizadas regularmente e filtrar determinados charsets podem desencorajar os desenvolvedores dos países que os usam de contribuir com o projeto. Nota dos nossos listmaster: As listas já estão usando spamfilter, mas infelizmente ele não evita todos os emails de spam.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes novos ou atualizados a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume, por favor atualize seus sistemas se você tem esse pacote instalado.

Pacotes Órfãos. 13 pacotes foram abandonados essa semana. Isso faz um total de 108 pacotes abandonados. Por favor veja as páginas WNPP para uma lista completa.

Tem Notícias? Por favor nos informa sobre tudo que se passa na comunidade Debian. Estamos sempre procurando por mais histórias interessantes para adicionar, especialmente itens novos, escritos por voluntários. Esperamos por seu email em dwn@debian.org.

Últimas Notícias: The Tunney Act. Jeremy White do projeto WINE lançou uma confissão de vergonha, e uma chamada para ação. Aqueles que se importam com WINE, Software Livre e Microsoft devem lê-la e pensar em enviar um email se forem cidadãos americanos.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.