Notícias Semanais Debian - 29 de Outubro de 2002

Bem-vindo(a) a quadragésima segunda edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Esta semana estamos satisfeitos de incluir artigos de Matt Black e Andre Lehovich. A IndustryWeek relatou que mais e mais companhias estão adotando o Linux. Como se nós já não soubéssemos disso! Depois de ler muitas mensagens com relação à revisão do Debian, Clinton De Young aproveitou a oportunidade e escreveu um passo a passo de instalação bem explicativo. A comissão dinamarquesa de tecnologia sugeriu o uso de um formato livre de documentos texto para troca com a administração pública, facilitando assim, o caminho para o software livre.

Iniciado o Desktop, um sub-projeto do Debian. Colin Walters iniciou o sub-projeto Debian desktop que pretende trazer o Debian, GNU, e Linux para o mundo atual. O Objetivo é criar a melhor opção de sistema operacional para uso doméstico e em estações de trabalho, resumindo, este sub-projeto pretende garantir que a instalação, configuração e o uso do Debian sejam da forma mais fácil e a prova de falhas possível. O Slashdot noticiou que o projeto Debian está agora oficialmente dirigindo sua usabilidade para o desktop.

Novas imagens do novo Instalador Gráfico Progeny. John Daily escreveu que, na luz das recentes revisões negativas da atual distribuição Debian na qual o instalador foi inteiramente criticado, pode ser interessante para os usuários saberem sobre o PGI. A Progeny fez e disponibilizou uma imagem baseada no PGI, o Instalador Gráfico Progeny para a arquitetura i386, tendo como alvo o Debian 3.0 (woody).

Congresso de forças do ativismo Geek para reconsideração do Código Livre. Robin Miller escreveu no Newsforge sobre como os advogados do Código Livre estão intercedendo no congresso dos EUA enquanto os membros decidem que licenças de software são e não são permitidas para a liberação de softwares patrocinados pelo governo. A carta original não tem texto anti-GPL, mas o texto foi adicionado por um representante do estado de Washington cuja maior fonte de doação para campanha é uma bem-conhecida corporação.

Debian na Linux Expo 2002 no RU. Wookey escreveu um relatório sobre o Debian na Linux Expo 2002 no RU. Phil Hands deu uma palestra sobre Debian e Software Livre. A tendência dos anos recentes continuou com um vasto contingente de Debian/ARM que apresentou dispositivos interessantes e entreteu os visitantes. O Debian/NetBSD também foi demonstrado no estande.

Inscrição da LWN para Desenvolvedores Debian. Bdale Garbee anunciou que ele conseguiu acesso de grupo para desenvolvedores Debian à Notícias Semanais do Linux (LWN). Eles se ofereceram para tratar os desenvolvedores Debian como um grupo, e a HP ofereceu-se para financiar a taxa de inscrição para o Debian. Seus agradecimentos vão para as duas partes por seu suporte à comunidade de desenvolvedores do Debian. Se você é um desenvolvedor Debian e quer ter acesso total à LWN, você deve criar uma conta normal primeiro e contatar-nos depois.

Removendo pacotes da instável. Anthony Towns relatou que ele planeja remover um grande conjunto de pacotes da instável que parecem não serem mais mantidos. Estes pacotes são listados em uma página e estão denominados com a string [REMOVE]. Isso deve remover pacotes como emacs20, kaffe, kpackage e pacotes RFC.

Transição do GNOME 2. Colin Walters finalmente anunciou que o Desktop GNOME 2 será colocado na instável neste domingo (27 de Outubro), e irá substituir o Desktop GNOME 1.4. Entretanto devido a um atraso de tempo a atualização não ocorreu de acordo com a programação; o progresso de atualização da entrada para a instável deve ser completado nos próximos dias. Parece que o plano para manter o GNOME 1 enquanto se trabalha no GNOME 2 foi revertido. Apesar disso aplicações de terceiros como o Evolution e outros devem continuar funcionando. Colin e Christian Marillat escreveram scripts de transição para diretórios .gnome.

Auditando a distribuição Debian. Foi relatado que Steve Kemp iniciou um projeto no qual ele tenta localizar softwares que são suscetíveis a ataques de buffer overflow, etc. Drew Scott Daniels iniciou um projeto relacionado que é uma auditoria mais geral, mas somente uma pesada auditoria automatizada que pode tornar o trabalho dos desenvolvedores e auditores de código mais fácil. Ambos os projetos podem usar mais força de trabalho.

Incluindo o VESA Framebuffer? Existe uma disputada discussão na lista para o Comitê Técnico referente ao VESA framebuffer. Eduard Bloch gostaria de ver esse framebuffer incluído no pacote de imagem do kernel do Debian, entretanto, Herbert Xu argumentou contra isso, e ele é o mantenedor. De qualquer forma o autor notou que este framebuffer não é usado por padrão.

O MPlayer será adicionado ao Debian? A última versão do MPlayer anunciou que o código do DivX4 está finalmente liberado sob a GNU Licença Pública Geral (GPL). Aparentemente, este era o único código fonte que não era GPL, então isso pode facilitar o próximo trabalho de colocar o MPlayer dentro do repositório do Debian.

Debian: O Passado, O Presente e o Futuro. Christoph Lameter deu uma palestra terça-feiran no Simpósio de Software Livre em Tokyo. Nesta palestra ele deu uma visão geral do Debian e discutiu empacotamento e elementos pricipais. Embora Christoph chamou-a de "material muito superficial; não para pessoas exigentes", existem muitos gráficos bons das estatísticas de mantenedores, pacotes e arquiteturas sobre o tempo e uma tentativa de extrapolar o futuro desenvolvimento delas.

Caso da licença do Cdrdao resolvido. No começo desse mês houve um debate sobre a biblioteca não livre libedc_ecc que é usada no pacote cdrdao. Andreas Metzler informou agora que o caso já foi resolvido e a biblioteca libedc_ecc está finalmente liberada sob a GNU GPL.

Desktop Linux Summit. As principais companhias de tecnologia e o DesktopLinux.com anunciaram seu patrocínio para o inaugural Desktop Linux Summit. O Summit será dedicado ao GNU/Linux no Desktop e as companhias envolvidas estão tentando fazer de 2003 o 'Ano do Desktop Linux'. O summit será realizado em San Diego em Fevereiro 20-21 de 2003.

Debian e o LSB. Jason Lim iniciou uma discussão sobre a distribuição Debian não ser certificada pela Base Padrão do Linux (LSB), enquanto outras distribuições foram certificadas. Entretanto, mesmo depois de uma dica sobre o pacotelsb as pessoas continuaram a trocar suas experiências em usar o Debian como uma plataforma de software comercial.

Debian/OpenBSD cessado. Andreas Schuldei anunciou que ele está descontinuando o esforço para combinar OpenBSD e Debian. Ele descobriu que existem muitas indicações de que a segurança no OpenBSD é na maioria das vezes no mesmo nível do Debian. A razão para trabalhar nessa portação era primeiramente fornecer um ambiente de mais segurança para usuários Debian, como a segurança é a mesma, usar essa portação não parece valer mais a pena.

Certificação de Licenças para Debian/NetBSD. Joel Baker enviou uma requisição de esclarecimento para Richard Stallman. Arquivos na árvore fonte do NetBSD usam uma ampla variedade de licenças. Enquanto o código fonte mantido pela Universidade da Califórnia, Berkeley (UCB) não é problemático, a Fundação NetBSD previamente expressou uma resistência às requisições para mover a antiga licença BSD para a nova e revisada, sem a cláusula de propaganda. Tal código não é compatível com a GNU GPL.

Notícias do Debian/EDU. Raphaël Hertzog anunciou que os meta-pacotes do debian-edu foram adicionados ao repositório do Debian. Ele está procurando por voluntários para várias tarefas como editores wiki, editores de web para o www.debian.org, escritores de documentação e pessoas que mantêm pacotes com aspectos educacionais.

Criado o Instituto Global de Política Tecnológica. Bruce Perens, antigo desenvolvedor Debian e líder do projeto, enviou-nos um pedido de doação para configurar o Instituto Global de Política Tecnológica (GTPI), uma nova organização sem fins lucrativos focada em assuntos do Software Livre. GTPI operará sob a seção 501(c)6 do código de taxas dos EUA, permitindo que ela se engaje em ativismo político. Outra organização sem fins lucrativos como a Software no Interesse Público, SA. usa a seção 501(c)3 do código de taxas o que limita sua atividade política, mas permite que ela receba doações para dedução de taxas. Entre outros casos, o GTPI irá itermediar para proteger pesquisas financiadas pelo público para liberar seus códigos sob a GNU GPL.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 12 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 143 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Atualmente, é praticamente o trabalho de um homem só, que pode falhar a longo prazo. Nós precisamos urgentemente de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.