Notícias Semanais Debian - 1 de Julho de 2003

Bem-vindo à vigésima sexta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O governo Australiano do Sul discutiu um projeto de lei requerendo que departamentos do governo usem Software Livre quando for possível. Cientistas britânicos descobriram que a busca por erros nos projetos de código aberto sempre são mais rápidas do que nos projetos com o código fechado. Eben Moglen, conselheiro legal da Fundação do Software Livre lançou um estudo no qual tenta corrigir a confusão no uso do termo "Linux".

Abuso de entradas no Changelog. Gerfried Fuchs explicou em detalhes como os mantenedores de pacotes não devem utilizar as entradas no changelog e como os erros devem ser fechados utilizando-se ele. A regra geral é que se nenhuma mudança foi feita para fechar um erro, você não deve fechá-lo com uma entrada no changelog. Se uma nova versão do original corrigir alguns erros, os detalhes devem ser escritos no changelog.

Melhorando o Debian Reference. Maximilian Attems procurou pessoas para ajudá-lo a melhorar a pequena seção sobre Perl no Debian Reference de Osamu Aoki (青木 修) e outros, que cobre muitos aspectos da administração do sistema através de exemplos de comandos em shell. Ele admitiu que a seção Bash é muito impressionante. Links para documentações livre sobre Perl devem, pelo menos, serem adicionados.

Debian num Dell Inspiron 8000. Nori Heikkinen anunciou um documento howto que descreve em detalhes como instalar o Debian num notebook Dell Inspiron 8000. Isso inclui configuração para placa de vídeo, um mouse externo e dicas para recuperar o sistema a partir do CD de boot. Ela apreciaria qualquer comentário, sugestões e melhorias de pessoas interessadas.

Começando a conhecer o Debian. O SitePoint possui um artigo chamado Começando a conhecer o Debian. Ele inicia com uma explicação do Debian GNU/Linux e como obter um CD de instalação. Então começa a descrever a inicialização e configuração do sistema, configuração de contas, e atualização com o apt-get. O artigo é adequado a iniciantes e inclui uma descrição sucinta da filosofia Debian, vantagens e instalação.

Primeiro Tocador de Vídeo wireless com qualidade de DVD funciona com o Debian. A PRISMIQ anunciou o lançamento do suporte a 802.11a/g Wi-Fi para seu Tocador de Mídia set-top (conecta a TV ou sistema estéreo a um PC). A PRISMIQ diz que a largura de banda de 54 Mbps 802.11g trará vídeo de qualidade, do PC para a TV, tornando o Tocador de Mídia "o primeiro conjunto set-top a fornecer vídeo com qualidade de DVD sobre um wireless 802.11g". O Tocador de Mídia funciona com o Debian GNU/Linux, que foi escolhido por suas "qualidades e características" e foi "portado" em casa por Brad LaRonde.

Debian num Servidor de Distribuição/Ultra 10. Guillaume Tamboise escreveu um documento sobre como configurar um Debian 3.0 como um servidor de distribuição numa Sun Ultra 10. O documento foi escrito para um SANS Instituto de Certificação de Segurança (SANS GCUX). Ele é mais específico para Sparc 64 do que para Sun Ultra 10, mas em sua maioria é aplicável ao Debian em geral. Ele inclui um capítulo sobre avaliação de risco, um passo a passo de instalação e manutenção progressiva.

Verificando pacotes com o APT. Isaac Jones anunciou o APT Secure, que é o nome de trabalho de um projeto para adicionar ao APT a habilidade de verificar a autenticidade dos pacotes Debian. Ele fará isso via um conjunto de confiança que é iniciado pelo mantenedor do pacote e termina na máquina que será instalado. Issac pediu para que o ajudassem a testar e auditar essa correção para o APT, e eventualmente participar na discussão da política sobre ela.

Libtool requer atualização. Scott James Remnant anunciou que vários pacotes do Debian precisam ser atualizados para usar a última versão da libtool (1.4.3-10), devido a antigas versões usarem o utilitário file e expressões regulares para determinar se algo é uma biblioteca compartilhada, mas o formato da linha de saída do file para bibliotecas MIPS compartilhadas mudou. Novas versões da libtool usam um método melhor de checagem, entretanto vários pacotes fonte não foram atualizados e Scott pode precisar efetuar sua primeira protocolação em massa de erros.

Debian e o crescimento do Linux. O Slashdot hospedou uma discussão sobre um artigo, contribuição de Jonathan Oxer, na LinMagAu desse mês que perguntava sobre como o crescimento do Linux afeta o Debian e o que isso poderia representar. Ela dizia que do meio de 2004 até o final o Linux será um sério contendor na disputa pelo desktop e que começará a ocupar um sério pedaço do mercado.

Pacotes do Perl no Sarge não instaláveis. Mark Hedges indiretamente relatou que vários pacotes do Perl no sarge não são mais instaláveis, pois eles dependem indiretamente da perlapi-5.6.1 que não está mais disponível. Adam Heath mostrou que esses pacotes precisam ser atualizados para a versão recente do Perl e já houve bastante tempo para isso.

Introdução ao Debian. O SitePoint possui um artigo de Jono Bacon que apresenta o Debian e contém tutoriais para instalá-lo. Isso deve ser útil para gerenciadores, novos usuários e outras pessoas que podem estar interessadas em usar o Debian. O artigo diz que além dos benefícios a longo prazo, existem também um número distinto de vantagens técnicas para usar o Debian, a primeira delas é sua ampla disponibilidade.

Mais sobre as Patentes de Software na Europa. Um artigo na ZDNet do RU diz que os burocratas europeus não estão considerando as numerosas opiniões contra as patentes de software fora dali. De acordo com um grupo intermediário conhecido, eles determinaram que existirão as patentes, e que a única questão é qual será o tipo delas.

Instalador do Debian num PowerPC. Gaudenz Steinlin escreveu um pequeno howto que contém dicas e truques para usar o instalador do debian numa máquina PowerPC. Ele inclui links para pacotes que estão faltando e descreve como inicializar um sistema PowerPC novo a partir da rede e instalar o Debian nele.

Versões GNU de Programas. Don Jacobson queria instalar somente versões GNU de programas, como o gawk ao invés do mawk, e perguntou se existe algum comando simples para fazer isso. Sam Hocevar propôs uma linha de comando que procura todas as versões GNU disponíveis. Roland Mas sugeriu manter um novo conjunto (task) chamado task-gnu-only.

Identificando pacotes com descrição transitional e dummy. Bernd Eckenfels notou a presença de alguns pacotes com a descrição transitional e dummy em seu sistema, mas nenhum jeito comum de identificá-los. Aaron Ucko apontou para o deborphan --guess-dummy --guess-only que tenta encontrar pacotes com a descrição dummy.

Incorporando um fork temporário do Date::Manip? Kenneth Pronovici queria saber como ele deveria manusear um fork temporário do Date::Manip feito pelo desenvolvedor original de um de seus pacotes, pois a nova versão é de certa forma requerida pelo pacote. As opções incluem adicionar correções também ao pacote Debian, criar um novo pacote que inclua o fork ou ignorá-lo.

O PHPNuke é ou não livre? Várias novas discussões falam sobre os problemas de licença no PHPNuke, se são reais e tornam o pacote não-livre. Uma notícia tentou fazer os usuários acreditarem que o pacote ainda é livre, mas Steve Langasek concluiu que a adição de licença realmente torna o pacote não-livre. O mantenedor concordou que ele deveria colocar o pacote na não-livre, coisa que ainda não aconteceu.

Recursos para o Debian Beowulf. Adam Powell anunciou que ele colocou algumas entradas dentro do Debian Wiki relacionadas ao Beowulf. Ele moveu todo o conteúdo de seus antigos "Debian Beowulf Howtos" para esse site para melhor visualização e manutenção.

Nova imagem de CD do Skolelinux. Petter Reinholdtsen anunciou que ele criou uma nova imagem de CD com o Skolelinux, prerelease 39. Agora o autopartkit possui suporte completo a LVM que também está sendo usado em partições do sistema. Várias outras melhorias estão incluídas, mas ainda existem alguns problemas que necessitam ser corrigidos.

Compilação customizada em um Laptop? Johannes Graumann queria saber se para máquinas com recursos limitados como um laptop, pacotes compilados de maneira customizada seriam mais adequados. Russell Coker explicou que os recursos para compilar um pacote são muito maiores que os necessários para simplesmente instalar o pacote binário do Debian.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 190 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para obter a lista completa e, por favor, adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Por favor, veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.