Notícias Semanais Debian - 19 de Agosto de 2003

Bem-vindo(a) à trigésima terceira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Aryan Ameri escreveu uma revisão de usuário do Libranet 2.8, que é baseado em Debian. Richard Stallman disse que atualmente ele prefere a distribuição GNU/LinEx sobre o Debian por causa dos softwares não-livres em nossos servidores FTP. Está havendo muita discussão na lista debian-legal sobre a definição da palavra "software", gerando muito calor.

Presente de Aniversário: CD de resgate. Como um presente especial pelo décimo aniversário do projeto Debian, Jörg Jaspert criou um CD de resgate do tamanho de um cartão comercial. Embora tenha apenas 50 MB, ele contêm a maioria das ferramentas necessárias para resgatar um sistema GNU/Linux, além de algumas ferramentas úteis para resgatar outros sistemas. O CD pode ser comprado na LinuxLand.

Origens da DFSG. Bruce Perens explicou que quando ele projetou a Definição Debian de Software Livre (DFSG, Debian Free Software Guidelines), sua intenção era que todo o conteúdo dos CDs estaria sobre os direitos citados na DFSG, fosse ele software, documentação ou dados. Seu ponto de vista é que seções invariantes na documentação, como as permitidas pela Licensa de Documentação Livre GNU são ok somente para atribuições, o aviso de copyright e licença, e não para outras partes do documento.

Lançamento público do xml-core. Ardo van Rangelrooij anunciou a primeira versão pública, altamente experimental do pacote xml-core. Ele contêm a ferramenta update-xmlcatalog para gerenciar arquivos de catálogo XML. Para mais detalhes veja o rascunho da Política Debian XML. Note que a próxima versão da política irá requerer um catálogo local para arquivos de estilo freqüentemente usados, o que já está implementado em update-xmlcatalog. Duvidas ou erros devem ser relatados para a lista de discussão debian-sgml.

Código aberto é uma boa escolha para empresas. Em uma história rápida por Jan Stafford, o editor do SearchEnterpriseLinux.com e desenvolvedor Debian Tony Macill disse que "Porque a maioria dos softwares de código aberto são baseados em padrões abertos e escritos para preencher falhas de funcionalidade deixadas por ofertas proprietárias, conversões de Proprietário A para Código Aberto pode ser mais fácil que a conversão para outro produto proprietário." Tony Moancill fala sobre dois exemplos de como a tecnologia de código aberto ajudou duas firmas com as quais ele trabalhou.

Continuando a transição para C++ 3.x. Matthew Wilcox notou que o trabalho neste plano de transição diminuiu. Ele revelou que há mais de 120 pacotes que ainda dependem da libstdc++2.10. Ainda há 145 pacotes fonte compilados com g++2.95 no arquivo. Se o Debian pretende atingir este objetivo para a próxima versão, está na hora de trabalhar nestes pacotes.

Instalando Debian em um Indy. Jan Ivar Pladsen escreveu um documento que descreve como instalar o Debian GNU/Linux no Indy. Ele descreve em detalhes como pegar e configurar o endereço MAC para iniciar o computador pela rede. Ele continua com um cálculo detalhado para particionar o disco rígido. Muito destas informações já deveriam fazer parte do manual de instalação Debian, mas aparentemente não o fazem.

Momento de Fundação do Debian. Com o décimo aniversário do Debian, Ben Finney questionou se houve um e-mail inaugural ou algum outro documento que marcou o início do projeto Debian. Esta notícia de Ian Murdock foi apontada. Matt Zimmerman afirmou que os objetivos de um "procedimento de instalação que não precisa de uma babysister" e "um procedimento de configuração de sistema que irá tentar configurar tudo desde fstab até Xconfig" ainda precisam de trabalho. Mas Peter Makholm notou que pelo menos a mensagem "Esteja avisado que ele será bem grande :)" foi precisa.

Montando o sistema de arquivos raíz somente para leitura. Thomas Hood notou que um dos obstáculos restantes para rodar tranqüilamente com um sistema de arquivos raíz montado como somente-leitura é o programa mount, que pode escrever o arquivo mtab somente em /etc. Se este arquivo for um link simbólico, então o mount não irá escrever nele. Várias pessoas vêm desejando que o mount siga um link que possa apontar para algum lugar como /run/mtab. Thomas desenvolveu um patch para isto, bem como o fez Goswin von Brederlow.

Quando uma construção requer os cabeçalhos do kernel. Jörg Wendland experimentou problemas com a inclusão de cabeçalhos do kernel em um pacote regular. Ben Collins explicou que aplicações de espaço do usuário não devem requerer os cabeçalhos do kernel para construção. Herbert Xu adicionou que a solução neste caso é incluir uma cópia do cabeçalho em questão no próprio pacote.

Suporte para partições swap e de dados criptografadas. Vincent Dernat questionou se o Debian gostaria de suportar partições swap e de dados criptografadas. Ele modificou mountall.sh para permitir partições criptografadas. Essas partições precisam da interação do usuário para serem montadas, uma vez que a senha não é gerada automaticamente (como para swap), assim isso só é usável em laptops e talvez em alguns sistemas residenciais.

Protesto contra patentes de software Felix Klee informou-nos que em 1o de setembro o parlamento europeu irá votar uma diretiva que legaliza patentes de software na Europa. Se esta diretiva passar nós iremos ficar presos com patentes de software no futuro. As chances de alterar a lei de patentes de volta estão perto de zero. A FFII está organizando uma conferência em Bruxelas em 27 de agosto como um protesto de último minuto para chamar a atenção dos membros do parlamento que ainda não estão decididos e pediu aos webmasters para fecharem seus sites em 27 de agosto.

Introduzindo o Mepis Linux O Mepis Linux deriva da base de códigos do Debian GNU/Linux. O LinuxOnline está hospedando uma série de artigos neste LiveCD. O primeiro é uma visão geral do CD, que revela que não há muitos truques como no Knoppix. Ele é seguido por uma revisão completa. Finalmente Warren Woodford, o criador do Mepis, é entrevistado e diz que o Mepis não seria possível sem o trabalho feito com grande qualidade pela comunidade Debian.

Atualizações de segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 15 pacotes tornaram-se órfãos essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 195 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para obter a lista completa e, por favor, adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Por favor, veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Alexander Schmehl, Matt Black, Dan Hunt e Martin 'Joey' Schulze.