Notícias Semanais Debian - 23 de Novembro de 2004

Bem-vindo(a) à quadragésima sexta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Em uma entrevista, Richard Stallman explicou porque é importante ter escolas usando Softwre Livre em termos de liberdade e cooperação. A VA Linux Systems Japan anunciou recentemente o lançamento do VA Balance, um sistema de balanceamento de carga, baseado no UltraMonkey e no Debian GNU/Linux.

Festas de Caça aos Bugs. Várias festas de caça aos bugs (BSP, Bug Squashing Parties) ocorrerão durante a última semana deste mês, em 27 e 28 de novembro. Alexander Schmehl anunciou a BSP em Frankfurt/Main (Alemanha). Anand Kumria anunciou a BSP em Sydney (Austrália). David Moreno Garza anunciou a BSP virtual na América Latina. Finalmente, Steve McIntyre anunciou a BSP em Cambridge (UK). O planejamento geral é feito pelo Debian wiki. Como sempre, #debian-bugs em irc.debian.org será a contra-parte virtual para as festas na vida real.

Envio em Massa de Bugs de Documentação? Brian M. Carlson propôs o envio de bugs sérios contra os pacotes que contêm documentação licenciada sob a GNU FDL, já que esta não é livre segundo a Definição Debian de Software Livre. No entanto, Colin Watson recomendou que bugs de documentação não sejam enviados antes do lançamento do sarge, já que o projeto concordou por votação que isto não deveria ser considerado crítico para o lançamento do sarge.

Debian e LCC? Laszlo Boszormenyi questionou se o projeto Debian iria se juntar ao Linux Core Consortium (LCC, FAQ) ou implementá-lo. Implementação refere-se à compatibilidade com a LSB 2.0. Ian Murdock tentou explicar que isto pode requerer um conjunto de pacotes básicos diferente do fornecido pelo Debian, mesmo para uma distribuição baseada em Debian.

Acelerando o Processo de Boot. Jochen Voss foi inspirado por Ziga Mahkovec e inspecionou o processo de boot de alguns sistemas Debian. No entanto, O resultado não é tão bonito quanto o de Ziga. Adrian von Bidder adicionou que ele moveu tudo que é necessário para usuários interativos para o começo do processo de boot, enquanto deixou coisas como postfix, Apache, PostgreSQL, ... no final. Assim, ele pôde entrar enquanto o sistema ainda estava iniciando.

Atualização do Alioth em Progresso. Wichert Akkerman relatou que ele têm trabalhado em um novo computador com o qual pretende substituir o haydn como host do Alioth no futuro. O computador e software novos estão se aproximando de um estado razoavelmente estável no qual experiências de usuários são desejadas. Wichert copiou todos os repositórios Subversion do Alioth, portanto o novo gateway WebSVN pode ser testado.

Primeiro Encontro IRC do Debian Women. Erinn Clark convidou os interessados a participarem do primeiro encontro do sub-projeto Debian women. Helen Faulkner fez uma ata do encontro no qual participaram pessoas envolvidas com e que usam o Debian de vários modos. Os participantes discutiram o sucesso do sub-projeto Debian women até agora, e planejaram atividades futuras que irão ajudar a aumentar a participação das mulheres no Debian.

Debian Installer Candidato a Lançamento 2. Joey Hess anunciou o segundo candidato a lançamento do Debian-Installer, que também deve ser o lançamento final do instalador para o Debian 3.1 (sarge). Apenas umas poucas alterações foram feitas no instalador após o lançamento pré-rc2 mês passado. No entanto, entre muitos melhoramentos foi adicionado suporte para volumes LVM em RAID por software.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 16 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 231 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Christoph Berg e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.