Notícias Semanais Debian - 7 de Março de 2006

Bem-vindo(a) à décima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Caso esteja em dúvida sobre a distribuição ideal para você, tente o Escolhedor de distribuição Linux. Manoj Srivastava chamou para votos a respeito da Resolução Geral que diz respeito à posição do projeto Debian em relação à Licença de Documentação Livre GNU pela segunda vez. Cédulas podem ser enviadas até 11 de março.

Requisitos e Direitos dos Sub-Projetos. Martin Michlmayr começou uma discussão sobre os requisitos e direitos dos sub-projetos oficiais do Debian. Ele perguntou, particularmente, se os sub-projetos podem lidar com suas próprias finanças e pedir doações caso tenham necessidades especiais, como o Debonaras.

Debian/kFreeBSD para AMD64. Robert Millan anunciou a disponibilização de um sistema Debian GNU/kFreeBSD básico experimental para a arquitetura amd64. Ele usa a biblioteca C GNU portada por Petr Salinger e exige uma versão em execução do FreeBSD 6.0 no amd64, funcionando apenas como ambiente chroot. Aurelien Jarno adicionou uma nota sobre a configuração de um daemon de construção para este sistema.

Inscrevendo-se para novos Pacotes CDD? Enrico Zini relatou sobre uma idéia para criar um mecanismo que permitirá aos usuários receberem novos pacotes para suas Distribuições Debian Personalizadas (CDD - Custom Debian Distribution) caso estiverem adequadamente marcados para tal. No entanto, ainda é necessário encontrar uma solução para marcar os pacotes para instalação.

Debate IRC para as Eleições do Líder do Projeto. Thaddeus Black anunciou o debate ao vivo dos candidatos a líder do projeto deste ano no IRC. O debate será moderado por Don Armstrong e ocorrerá quinta-feira, 16 de março de 2006 das 22:30 UTC às 01:00 UTC no #debian-dpl-debate em irc.debian.org. Ele pediu voluntários para o painel e questões para serem perguntadas aos candidatos.

Suportando Backports Oficialmente. Joseph Smidt questionou se os backports serão suportados oficialmente pelo Debian. Norbert Tretkowski explicou que pode ser possível fornecer alguns backports oficiais no futuro mas é muito improvável tornar todos os pacotes de backports.org oficiais.

Lista de Atividades de QA. Lars Wirzenius perguntou se há uma lista de quais atividades de QA estão sendo feitas, já que ele está pensando em ajudar, porém não duplicar, o esforço de todos. Tal lista é composta dentro do Wiki para facilitar a manutenção. Jeroen van Wolffelaar adicionalmente pediu ajuda para manter o website qa.debian.org.

Sumários das Campanhas para DPL. David Schmitt anunciou estar produzindo um sumário das questões feitas e respostas dadas pelos candidatos a líder do projeto durante a campanha eleitoral. O sumário será atualizado conforme as questões forem feitas e respondidas publicamente.

Novo Host para packages.debian.org. O projeto Debian anunciou a re-disponibilzação do serviço packages.debian.org em um novo computador. O sistema foi doado por Schlund + Partner, onde ele também é hospedado. Ele é um Opteron Dual-Core e este é o único serviço que ele executa para os usuários e desenvolvedores Debian.

Verificando Logs de Construção. Samuel Thibault demonstrou que declarações de funções ausentes podem causar problemas em sistemas em execução e propôs a adição de flags de compilação que farão a construção falhar quando uma função não é declarada. Kurt Roeckx adicionou mais erros de programação problemáticos que deveriam ser eliminados. Steve Greenland afirmou que não há desculpas para estes bugs já que é fácil corrigí-los.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 234 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

A DWN Precisa de Contribuições. Caso deseje continuar lendo a DWN, por favor ajude a produzí-la. Nós precisamos de escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo, de preferência através de items prontos para serem adicionados. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Thomas Bliesener e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Augusto Cezar Amaral e Felipe Augusto van de Wiel.