Notícias Semanais Debian - 30 de Maio de 2006

Bem-vindo(a) à vigésima segunda edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Joey Hess produziu uma explicação detalhada e um HOWTO sobre apt seguro no Debian. Martin Michlmayr relatou sobre e evento FOSDEM deste ano e notou que parece haver um atraso de seis meses antes que um novo aplicante seja atribuído a um Gerente de Aplicação (AM), o que está atrapalhando o porte ARM big-endian.

Criando um Layout Debian para Desktops. Luis Matos pediu um layout de tema Debian para melhorar a experiência do usuário do desktop Debian. O tema deve incluir uma imagem de fundo, telas "splash" e ícones. Ele também propôs a organização de um concurso.

IRC Debian mudando para a OFTC. Steve McIntyre anunciou que o projeto Debian irá mudar o "Alias" irc.debian.org para a rede Open and Free Technology Community (OFTC; Comunidade de Tecnologia Livre e Aberta) no dia 4 de junho, já que várias discussões já mudaram para a OFTC. A OFTC também é uma organização irmã do Debian, já que ambos são suportados e representados pela Software in the Public Interest, Inc. O projeto Debian vem usando a rede IRC Freenode há vários anos.

Projetos do Debian aceitos no Summer of Code. Baruch Even relatou que nove projetos relacionados ao Debian foram aceitos no Summer of Code do Google. O plano é adicionar os estudantes que tem um blog ou configurarem um para o Summer of Code ao Planet Debian para que todos possam seguir seu progresso em sua missão para ajudar a melhorar o Debian.

Otimizando o tempo de inicialização. Margarita Manterola deu uma palestra na DebConf6 sobre possíveis melhorias na inicialização (boot) de sistemas Debian. A partir de suas conclusões e comentários da audiência, ela questionou se os scripts de inicialização poderiam usar o dash ao invés do bash (ele economiza cerca de 10 % em tempo de inicialização) e perguntou sobre a necessidade de rodar depmod durante a inicialização. Como resultado, Marco d'Itri propôs a remoção do depmod do script de inicialização do module-init-tools.

Suportando Solaris/i386. Erast Benson forneceu um patch para o dpkg para suportar um sistema baseado em Solaris, já que a Sun Microsystems Inc. abriu seu kernel. Em resposta, Josselin Mouette questionou se a situação legal de ligar o dpkg à uma biblioteca C incompatível com a GPL foi corrigida. Russ Allbery explicou que a exceção especial da GNU GPL que permite ligação e distribuição contra uma biblioteca incompatível com a GPL se aplica somente se binários não forem acompanhados com o próprio sistema operacional.

Projeto Debian na FrOSCon. Martin Zobel-Helas relatou que o projeto Debian irá participar da Free and Open Source Conference (FrOSCon), que ocorrerá 24 e 25 de junho em Sankt Augustin (Alemanha). No dia 24 haverá uma sub-conferência Debian. Martin está procurando palestrantes que queiram palestrar sobre o próprio Debian e sobre as tecnologias Debian em particular.

Rascunho da Suíte de Licenças Creative Commons 3.0. Evan Prodromou anunciou um rascunho público da suíte de licenças Creative Commons 3.0. Evan afirmou que as principais alterações nestas licenças foram para alinhá-las com a DFSG e tornar pelo menos as licenças Attribution e Attribution-ShareAlike 3.0 compatíveis com a DFSG e aceitáveis para o Debian.

Maratona de Caça aos Bugs. Martin Zoble-Helas anunciou três grandes festas de caça aos bugs com temas particulares que serão organizadas nesta primavera para ajudar o lançamento do etch. Em agosto, o debian-installer deve ser testado e bugs no processo de instalação devem ser corrigidos. Em setembro, atualizações de pré-lançamentos etch e do sarge devem ser revistas e os bugs restantes devem ser corrigidos. Em outubro os bugs restantes em pacotes importantes devem ser corrigidos. Ele está procurando hospedagem para pelo menos duas destas festas.

Objetivos de Lançamento para o Etch. Andreas Barth anunciou alterações no plano de lançamento para o etch. Objetivos de lançamento aprovados são o uso do GCC 4.1, compatibilidade com a LSB 3.1, suporte SELinux, disseminação do IPv6, suporte a arquivos grandes e um novo framework Python. 15 de junho é a última chance para mudar para GCC 4.1 e Python 2.4, e em 30 de julho a cadeia de ferramentas básicas e o kernel serão congelados para fazer o lançamento em Dezembro.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 10 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 297 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Luis Matos, Mohammed Adnène Trojette, Sebastian Feltel, Frederick Noronha e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Felipe Augusto van de Wiel.