Notícias Semanais Debian - 27 de Junho de 2006

Bem-vindo(a) à vigésima sexta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Alan Baghumian anunciou uma nova versão do Parsix, um "live CD", de instalação especial baseado no Debian com suporte a Persa. Joey Schulze relatou que um RSS feed das notícias semanais será gerado automaticamente, incluindo as traduções, para a edição atual.

Linguagem Debian para Consultas. Berke Durak, do Instituto Nacional Francês para Pesquisas no Controle e Ciência da Computação gostaria de receber opiniões e idéias para a definição de uma linguagem que seria útil para mantenedores, usuários técnicos e pesquisadores. Eles já desenvolveram um verificador de dependências baseado na forma booleana. Ferramentas para lidar com os meta-dados Debian conforme sua evolução no tempo também estão sendo implementadas.

Data da última Modificação. Kai Hendry notou que o campo date da política está mal implementado em /var/lib/dpkg/available. No entanto, confiar na data do changelog para atividades com o pacote pode ser incorreto algumas vezes, já que alguns desenvolvedores podem não atualizar a data adequadamente em sua última alteração. Joey Hess recomendou o uso de dch -r para atualizar a data e hora do changelog durante o trabalho em pacotes.

Prioridades das Alternativas. Wouter Verhelst questionou por que os mantenedores podem escolher a prioridade para alternativas. Elas são naturalmente partidárias, como demonstrado quando o mcedit tornou-se o padrão para /usr/bin/editor. Usar a competição de popularidade garantiria que os aplicativos preferidos pela maioria das pessoas seria o padrão.

Melhorando a Publicidade do Debian. Raphaël Hertzog anunciou a criação da lista de discussão debian-publicity. Seu objetivo é auxiliar a equipe de imprensa a preparar e sugerir anúncios e reviver a seção de menções na imprensa do site do projeto. Ele também pode ser um lugar para ajudar desenvolvedores Debian a rascunharem anúncios para a lista de discussão debian-news. Esta iniciativa é uma das conclusões do encontro Representando o Debian, que ocorreu na conferência Debian deste ano. A assistência de pessoas não-técnicas seria muito apreciada.

Acompanhando os Bugs Críticos. Andreas Barth anunciou alguns melhoramentos em sua interface bts2ldap para acompanhar questões críticas em pacotes Debian. A interface agora leva em consideração a versão do pacote na qual um bug surgiu ou foi resolvido. Steinar H. Gunderson fez várias sugestões para melhorar o acompanhamento do estado de resolução dos bugs no Sistema de Acompanhamento de Bugs do Debian, como fazer o gráfico oficial de bugs críticos ao lançamento usar as informações de versão.

Separando Bibliotecas Compartilhadas e Executáveis. Goswin von Brederlow notou que a política demanda que programas de suporte em tempo de execução que usam uma biblioteca compartilhada não podem ser colocados no pacote da biblioteca compartilhada. Isto previniria a instalação de mais de uma versão da biblioteca compartilhada. Goswin adicionou que isto também complicaria a conversão para multiarch.

Debian em Cuba. David Moreno Garza relatou ter sido convidado para ir a Cuba ajudar algumas iniciativas de Software Livre Cubanas, algumas das quais baseadas no Debian. Walter Landry explicou que sob as leis dos EUA geralmente é ilegal exportar criptografia para qualquer país, o que tem sido relaxado, mas isso não inclui Cuba. Segundo Walter, alguns tipos de comunicação são permitidos, mas alguns não são e até mesmo usar a infra-estrutura das listas de discussão pode ser um problema para o Debian.

Carregamento Automático de Módulos do Kernel. Jim Popovitch notou que a instalação padrão do Debian carrega muito mais módulos do kernel do que ele precisa e questionou como isso pode ser evitado. Robert Sanchez explicou que o sistema provavelmente tem alguma auto-detecção rodando e carregando automaticamente módulos para o hardware descoberto.

Parando Daemons durante a Remoção. Michael Prokop questionou sobre scripts de mantenedor que falham quando tentam parar um processo daemon e não conseguem. Henrique de Moraes Holschuh adicionou que os alvos "stop" devem terminar com um código de saída 0, caso o serviço já esteja parado. Bert Schubert explicou que a solução adequada para ambientes chroot seria adicionar um script policy-rc.d e deu um exemplo.

Mensagens da Lista Privada Enviadas para o Google Mail. Ian Jackson notou que as políticas atuais de privacidade e processamento do Google Mail não são compatíveis com a política Debian para sua lista privada. Em sua opinião, o Google não deveria ter uma cópia da debian-private, mesmo que a saída atual seja apenas relatórios agregados de palavras-chave.

Licenciamento do TrueCrypt. Karl Goetz questionou se a licença do popular software de criptografia de disco multi-plataforma TrueCrypt é suficientemente livre para permitir sua distribuição com o Debian. Michael Poole respondeu que a licença não é livre, pois há vários parágrafos imprecisos e não-claros, que tornam impossível distribuir o TrueCrypt dentro do Debian.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 311 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Kai Hendry, Mohammed Adnène Trojette, Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino, Augusto Cezar Amaral e Felipe Augusto van de Wiel.