Construções (builds) do Debian-Installer

Construções de CDs

Existem algumas construções (builds) diferentes das imagens de CD do Debian-Installer (Instalador do Debian) que possuem propósitos diferentes.

A construção mais importante é a versão oficial atual, atualmente incluída no Debian 6.0. Estas imagens são estáticas e imutáveis, e são as que têm a maior probabilidade de funcionar para a maioria das pessoas. Embora testar estas imagens seja útil, a maioria dos problemas com elas são bem conhecidos pelos(as) desenvolvedores(as) dentro de umas poucas semanas do seu lançamento. Veja a página de erratas para os piores problemas conhecidos.

As outras construções mais usadas geralmente são as construções diárias (daily builds). Estas são imagens mais novas que precisam de teste na esperança de tornarem-se uma versão oficial posteriormente. Elas são apenas um link para um dos dois tipos de imagem descritos abaixo; qual deles depende de onde estamos em nosso ciclo de lançamento. Os relatórios de instalação que utilizam estas imagens são muito valiosos para nós.

As imagens de CD sid_d-i são imagens novas produzidas diariamente. Estas imagens usam a versão do instalador da distribuição instável (unstable), embora ainda instalem a distribuição teste (testing). Os links de construções diárias de CD tipicamente apontam para estas imagens.

As imagens jessie_d-i também são produzidas diariamente. Elas usam a versão da teste (testing) do instalador, e instalam a teste (testing). Na época do lançamento, uma destas imagens se torna a imagem do lançamento oficial. Perto de um lançamento, os links para as construções diárias de CD são alterados para apontar para estas imagens para que elas possam ser testadas.

As construções dos CDs completos semanais e dos DVDs levam vários dias e portanto são regerados apenas uma vez por semana. A versão do instalador destas construções varia, mas geralmente é a versão que nós queremos que seja testada na época.

Construções de initrd

Todas as outras imagens do Debian-Installer, incluindo netboot, são conhecidas coletivamente como imagens initrd. Várias construções diferentes também são usadas.

Assim como as imagens de CD, a construção initrd mais importante é a versão oficial atual.

As outras construções initrd mais usadas normalmente são as construções diárias (daily builds). Estas imagens são construídas aproximadamente uma vez por dia por alguns(as) desenvolvedores(as) do Debian-Installer, normalmente em seus próprios computadores pessoais. Elas sempre incluem a última versão do instalador da distribuição instável (unstable).

De tempos em tempos, uma construção initrd oficial do Debian-Installer será feita como parte do lançamento do pacote debian-installer. Estas imagens são construídas na rede autoconstrutora (autobuilder network) do Debian como qualquer outro pacote, e são colocadas no subdiretório dists/unstable/main/binary-<arch>/current.

Quando o Debian-Installer é lançado, uma destas construções oficiais é copiada para o subdiretório dists/testing/main/binary-<arch>/current.

Página de estado das construções

O estado de todas as imagens construídas periodicamente é gerenciado e coletado na página de estado das construções. Esta página não diz se uma imagem funciona, apenas se ela foi construída com sucesso.