Novo serviço disponível de arquivo snapshot

12 de Abril de 2010

O projecto Debian orgulha-se de anunciar um novo serviço, disponível em http://snapshot.debian.org/, uma máquina do tempo que permite o acesso a pacotes antigos baseado em datas e números de versão.

A capacidade de instalar pacotes e ver o código-fonte de qualquer data pode ser útil para desenvolvedores e também para utilizadores. Disponibiliza um recurso valioso para descobrir quando foram introduzidas regressões, ou para disponibilizar um ambiente específico que uma determinada aplicação possa necessitar para correr. O arquivo snapshot está acessível como qualquer normal repositório apt, permitindo ser facilmente utilizado por todos.

O serviço snapshot também permite aos administradores instalar um conjunto previsível e testado de pacotes utilizando uma vista do arquivo numa determinada data. Esta funcionalidade permite aos administradores testar um percurso de actualização num ambiente de teste e repetir o procedimento no seu ambiente de produção assegurando-se que está a executar exactamente a actualização testada. Como o snapshot cobre o arquivo inteiro e todos os conjuntos isto pode ser aplicado a ambientes que desejem seguir a 'testing' de forma controlada assim como aqueles com um sistema de controlo de versões mais rigoroso que queiram auditar totalmente todos as actualizações à 'stable' antes de as aplicar.

O arquivo actualmente mantém quase todos [1] os pacotes do arquivos main e security desde Março de 2005, assim como uma selecção de arquivos adicionais como debian-volatile, debian-ports e backports.org. Este arquivo mantém cerca de 6.5 terabytes de dados e irá crescer constantemente.

O alojamento do serviço snapshot é disponibilizado pelo Departamento de Engenharia Eléctrica e de Computadores da Universidade de British Columbia e pelo Wellcome Trust Sanger Institute. Hardware adicional necessário foi disponibilizado pela Nordic Gaming. Os dados iniciais foram disponibilizados pela equipa ftp-master Debian e por Fumitoshi Ukai.

Acerca de Debian

Debian GNU/Linux é um sistema operativo livre, desenvolvido por mais de um milhar de voluntários espalhados por todo o mundo que colaboram através da Internet. A dedicação de Debian ao Software Livre, a sua natureza não-lucrativa, e o seu modelo de desenvolvimento aberto fazem-no único entre as distribuições de GNU/Linux.

As forças chave do Projecto Debian são a sua base de voluntários, a sua dedicação ao Debian Social Contract, e a dedicação em disponibilizar o melhor sistema operativo possível.

Informação de Contacto: Para mais informações, por favor visite as páginas web em https://www.debian.org/ ou envie um email para <press@debian.org>.

[1] Alguns pacotes foram removidos devido a problemas de licenciamento desde que foram inicialmente lançados.