Ampere doa hardware de servidor Arm64 para o Debian para fortificar o ecossistema Arm

16 de Junho de 2020

A Ampere® se juntou ao Debian para suportar nossa infraestrutura de hardware através da doação de três de seus servidores Arm64 de alta performance. Esses servidores Lenovo ThinkSystem HR330A possuem CPU eMAG da Ampere, com um processador Arm®v8 64-bit especificamente desenhado para servidores em nuvem, equipado com 256GB de RAM, dois SSDs de 960GB e duas portas de rede 25GbE.

Os servidores doados foram instalados na University of British Columbia, nosso parceiro de hospedagem em Vancouver, Canadá Os(As) administradores(as) de sistema Debian (DSA) configuraram os servidores para rodar daemons de compilação arm64/armhf/armel, substituindo os daemons de compilação rodando em máquinas de desenvolvimento menos poderosas. Em máquinas virtuais com metade do número de vCPUs alocadas, o resultado é que o tempo de compilação de pacotes Arm* foi reduzido pela metade com o sistema eMAG Ampere. Outro benefício deste generoso presente é que ele permitirá que DSA migre alguns serviços gerais do Debian que estão operando em nossa infraestrutura atual, e provisionem máquinas virtuais para outras equipes do Debian (por exemplo: Integração Contínua, Controle de Qualidade, etc.) que requerem acesso à arquitetura Arm64.

Nossa parceria com o Debian apoia a estratégia dos(as) nossos(as) desenvolvedores(as) para expandir as comunidades de código aberto que rodam em servidores Ampere, para desenvolver ainda mais o ecossistema Arm64 e viabilizar a criação de novas aplicações, disse Mauri Whalen, vice-presidente de engenharia de software na Ampere. O Debian é uma comunidade bem dirigida e respeitada, e temos orgulho de trabalhar com eles(as).

Os(As) administradores(as) de sistemas Debian são gratos(as) à Ampere pela doação de servidores Arm64 de nível de operadoras. Ter servidores com interfaces de gerenciamento padrão integradas como Interface Inteligente de Gerenciamento de Plataformas (IPMI - Intelligent Platform Management), e com as garantias e suporte de hardware da organização Lenovo por trás delas, é precisamente o que a equipe DSA vem esperando para a arquitetura Arm64. Esses servidores são muito poderosos e muito bem equipados: antecipamos usá-los para serviços gerais além de daemons de construção Arm64. Eu acho que eles demonstrarão ser bem atrativos para operadores(as) de nuvem e estou emocionado que a Ampere Computing tenha feito essa parceria com o Debian. - Luca Filipozzi, administrador de sistemas Debian.

É somente através da doação de esforço voluntário, equipamentos e serviços em espécie, e financiamento que o Debian é capaz de cumprir nosso compromisso de um sistema operacional livre. Agradecemos muito a generosidade da Ampere.

Sobre a Ampere Computing

A Ampere está projetando o futuro da nuvem em hiperescala e da computação de ponta com o primeiro processador nativo em nuvem do mundo. Construído para a nuvem com uma arquitetura moderna baseada em servidor Arm de 64 bits, a Ampere oferece aos(às) clientes a liberdade de acelerar a entrega de todos os aplicativos de computação em nuvem. Com desempenho de nuvem líder do setor, eficiência de energia e escalabilidade líderes do setor, os processadores Ampere são personalizados para o crescimento contínuo da nuvem e da computação de ponta.

Sobre o Debian

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um verdadeiro projeto de comunidade livre. Desde então, o projeto cresceu para ser um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto. Milhares de voluntários(as) de todo o mundo trabalham juntos(as) para criar e manter o software do Debian. Disponível em 70 idiomas, e suportando uma grande variedade de tipos de computador, o Debian se autodenomina o sistema operacional universal.

Informações de contato

Para mais informações, por favor visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/, ou envie um e-mail (em inglês) para <press@debian.org>.