Notícias Semanais Debian - 31 de Julho de 2001

Bugs na base e o freeze. Anthony Towns postou mais um relatório sobre bugs na base. Ele diz que nós temos a maioria dos bugs na base consertados. As arquiteturas que serão lançadas parecem ser ARM, i386, m68k, PowerPC, Sparc, HPPA e IA-64. O Alpha não tem os discos de boot prontos ainda, enquanto a mips e a mipsel estão sendo consideradas. Também precisamos decidir sobre a criptografia na ``main''. O processo, no que diz respeito a isso, tem prazo até 4 de agosto. Se tudo correr conforme o planejado, então teremos o woody lançado antes do Natal.

Mips e mipsel para o woody? Ouvimos notícias interessantes e promissoras de nossas versões mips. Henning Heinold contou uma história de sucesso parcial dos discos de boot em uma máquina MIPS (big endian, binary-mips). O instalador é carregado via NFS-Root. Karsten Merker e Martin 'Joey' Schulze conseguiram fazer uma DECstation (little endian, binary-mipsel) dar boot no instalador do Debian através de um kernel com um ramdisk incluso, que é carregado via TFTP. Os portadores esperam que esses passos se clarifiquem para uma inclusão no woody. Aqui está o relato de Karsten.

Programas úteis na debian-devel. Scripts pequenos continuam a aparecer na debian-devel. Você provavelmente já entrou como root para rodar um programa do X e então descobriu que você somente conseguiu uma mensagem como xterm Xt error: Can't open display: 0:0. Então você resolveu isso de alguma maneira, ou rodando xhost ou ssh -X -l root localhost. Agora, Francois Gouget fez uma ferramenta que resolve o problema. É chamado sux (su-with-x). Aqui está seu anúncio.

Problemas de Apadrinhamento. Para pessoas que estão na fila de New Maintainers, há uma maneira de ter os pacotes no Debian. Isso é conseguir um padrinho, que confere o pacote e o envia pela pessoa sendo apadrinhada. Ultimamente, tem havido alguns problemas com os desenvolvedores não checando os pacotes bem o suficiente. Como de costume, isso gerou uma grande discussão na debian-devel e Anthony Towns propôs uma maneira do padrinho se envolver mais com os pacotes que está apadrinhando.

Diga xis. Ou APT. O Debian tem o melhor sistema de empacotamento que existe, mas nem todo mundo sabe qual programa usar e quando. Seria dpkg --reconfigure ou dpkg-reconfigure? (É o último, mas não confunda com dpkg --configure.) Joe Wreschnig escreveu um pequeno front-end para o apt, chamado FETA (Front End To Apt), que parece legal.

Qualidade dos relatos de bugs. Anthony Towns postou uma pequena reclamação sobre a qualidade dos relatos de bugs. "Se nós tivermos mais e mais usuários, ou mais e mais usuários novatos, ou mais e mais usuários que querem um instrumento de informações ao invés de um computador, eu só posso imaginar isso ficando pior." Isso parece ser um resultado da popularidade aumentada do Debian GNU e nosso encorajamento para enviar relatos de bugs enquanto ferramentas como o bug(1) e reportbug(1) facilitam muito relatar novos relatos de bugs, mesmo assim o problema é PEBKAC. A discussão rapidamente levou a propostas técnicas para lidar com o número de relatos de bugs e sua classificação. Matt Zimmerman veio com uma proposta parecida com o bugzilla (até com um gráfico), enquanto Anthony introduziu novas tags.

O Tamanho do Repositório Debian. Marcelo Magallon estudou o tamanho do repositório Debian por mais de um mês e sumarizou o estudo em um gráfico. Ele mostra um crescimento sólido no tamanho do repositório Debian. Novas arquiteturas que estão pegando o ritmo rapidamente, como S/390, HP PA-RISC e ambas as arquiteturas MIPS, que fazem o repositório crescer rapidamente.

Novos pacotes dessa semana


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier, Jean-Christophe Helary e Tollef Fog Heen.