Notícias Semanais Debian - 25 de Setembro de 2001

KDE 2.2.1 e Xinerama. Os pacotes do KDE 2.2.1 do Ivan Moore foram compilados sem suporte a Xinerama por razões demais para serem colocadas aqui. Apesar disso, se você quiser pacotes com Xinerama compilados, o David Bishop colocou alguns aqui

Usando HFS+ com Linux. Houve uma discussão sobre usar partições HFS+ com Linux. Elas são usadas no Mac OS X para partições grandes. Um driver existente para Linux é, no entanto, instável e abandonado. Várias pessoas experimentaram kernel panics enquando acessavam partições HFS. A única maneira de acessar esse sistema de arquivos com o Linux é usar ferramentas de espaço de usuário para HFS+ que vêm no pacote hfsplus. Alternativamente, pode-se usar partições UFS, que o Mac OS X suporta e para as quais está disponível um driver experimental para Linux.

Usando o Mosix no Debian GNU/Linux. Viral Shah escreveu um HOWTO sobre como usar o Mosix em um sistema Debian GNU/Linux. O Mosix é uma ferramenta de balanceamento de carga transparente escalável e multi-so que infelizmente só funciona na arquitetura x86. O HOWTO fornece uma introdução passo a passo para o uso do Mosix, que já está disponível como pacote Debian.

Novo Tesoureiro para a SPI. O encontro geral da Software in the Public Interest, Inc., designou Branden Robinson, o cara fabuloso do X, como novo tesoureiro para a corporação em 17 de setembro de 2001. A SPI forma um aparato legal sobre o Projeto Debian.

Secretaria de Segurança. Problemas atuais com a Segurança do Debian levaram o Joey a reconsiderar a situação. A segurança do Debian é muito crucial para nossos usuários e deve, portanto, ser gerenciada apropriadamente. Para ajudar a melhorar a situação, o Joey pediu uma Secretaria de Segurança, que irá ajudar o Time de Segurança do Debian a fazer seu trabalho.

Inglês, Inglês Britânico ou Inglês Americano? Houve uma discussão na Debian-Devel inspirada por Marcelo E. Magallon e pelo Bug#111465 que levantou um problema sobre criar um apelido "English" para en_US ou en_GB. Houve muitas vozes a favor de nomear o en_GB.ISO-8859-1 como "English" já que o idioma vem da Grã-Bretanha e é falado fora dela também, similar ao "French" que é fr_FR e "Spanish" que é es_ES, mesmo sendo esses idiomas falados fora da França e Espanha em uma versão local.

A Malvadeza Acabou? Semana passada, nós reportamos as malvadezas do /usr/share/java/repository. O Ola Lundqvist sumarizou os resultados da discussão até então. Seguidores do Java podem querer fazer uso desse sumário e se juntar à discussão. A prevenção de mais malvadezas depende disso!

Força Tarefa Apache. Ardo van Rangelrooij propôs a formação de uma Força Tarefa Apache que irá manter os pacotes do Apache. O estado atual do Apache e a necessidade recente de consertar pelo menos alguns dos bugs presentes nele levaram-no à conclusão de que uma manutenção mais ativa desses pacotes é necessária. Isso inclui uma Página Web da Força Tarefa Apache definindo seus objetivos, escrever linhas guia para o empacotamento de módulos Apache, a configuração de um repositório CVS e a migração dos pacotes do apache do Debian para o Apache 2, que já estão preparados por Thom May and Daniel Stone. Várias pessoas já se voluntariaram a ajudar. Parece que haverá novos pacotes do Apache logo - melhores do que nunca. Uma lista de emails preliminar já foi criada.

Preview dos novos pacotes do Ghostscript. Torsten Landschoff anunciou novos pacotes Ghostscript que já estão prontos para serem testados. Eles incluem tanto o gs 6.51 quanto o gs-aladdin 7.00. Torsten vai jogar fora os scripts originais e substituí-los com os que ele mesmo fez.

Nova saída do udpate_excuses. Anthony Towns anunciou que haverá um novo conjunto de linhas na saída do update_excuses. Seu anúncio contém uma explicação.

Pacotes não instaláveis na Debian/testing. Andrew M. Bishop postou um sumário de pacotes na testing que não estão instaláveis. A lista está deprimívelmente longa. O Anthony Towns concordou que há alguns pacotes não instaláeis no Woody. Um número de pacotes fora de sincronia ou mesmo que tem erros críticos para o lançamento. Há também uma lista mais detalhada de pacotes não instaláveis.

Aptitude atualizado. Reportarmos um problema com o aptitude na nossa última edição. O Daniel Burrows nos escreveu: "Eu acabei de perceber, quando vi isso na DWN, que eu nunca enviei resposta para isso. A versão do aptitude no sid agora está livre desse bug (e de alguns segfaults estúpidos que de alguma forma apareceram no mesmo momento). Instale o 0.2.6.4 e se ainda não funcionar, reporte os erros."

Começando no SuperH. Yutaka Niibe postou um manual passo a passo para iniciar a distribuição Debian GNU/Linux no SuperH. Atualmente, o Debian GNU/Linux no i386 é necessário, incluindo o ambiente de desenvolvimento e o binutils-multiarch. Parabéns!

Colocando as Listas do Debian em Gráficos. Joey aparentemente andou brincando com o RRD. Ele criou alguns gráficos das listas de email que o Debian serve em lists.debian.org. Eles mostram tanto o total de assinantes das listas como a frequência de postagem por lista. Isso resulta em gráficos interessantes, como a Debian-Announce cujo número de assinantes cresce rapidamente sem que haja postagens ou a Debian-Alpha com postagens frequentes mas com quase o mesmo número de assinantes.

Novo lintian para testes. Em nossa última edição, nós relatamos que o Shaleh anunciou que havia reiniciado o trabalho no lintian. Ele já colocou .debs preliminares. Pegue-os enquanto estão quentes.

Rascunho de Políticas Python. Neil Schemenauer postou um rascunho de Políticas Python para o Debian. Todas as partes interessadas devem dar uma olhada nela e enviar comentários para a lista debian-python.

Coexistência 32/64-Bits. Há muita discussão na lista LSB-Spec sobre uma proposta para compatibilidade 32-bits e 64-bits em sistemas 64-bits. Poucos de nós temos sistemas de 64 bits em casa, mas esse tópico vai se tornar mais e mais importante no futuro. (Note, se você tem um sistema de 64 bits em casa, que não há necessidade de enviar um email para nós nos dizendo isso. Obrigado.)

Correção. Semana passada nós incuimos um item sobre alternativas nas Dependências de Compilação e o nome do Bdale Garbee foi incorretamente escrito como Bdale Garbie. Desculpe-nos Bdale!

Fontes faltando depois de um upgrade. Várias pessoas relataram problemas com fontes depois de um upgrade do X. Caracteres apareciam como quadrados no Gnumeric, GIMP, XMMS ou outros programas. Isto é causado pela presença do fontes codificadas com ISO10646-3 ("Unicode") nos novos pacotes de fontes do X 4.1.0. Muitas aplicações e toolkits não especificam que codificação de caracteres eles querem quando requisitam uma fonte e não estão equipadas para lidar com o retorno de uma fonte de 16 bits. Usar o Servidor de Fontes do X (xfs) do XFree86 4.x irá consertar esse problema. As pessoas também relataram que mudar a ordem das fontes no /etc/X11/XF86Config-4 irá funcionar também, apesar de isso poder ser apenas uma coincidência sortuda.

Novos Pacotes. Aqui vai uma lista dos novos e notáveis dessa semana

Avisos de Segurança Recentes. Alguns avisos de segurança novos para se tomar conhecimento se você usa esses pacotes.

Tem comentários, perguntas, comprimentos ou dicas de notícias? Envie-os a nós por dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier e Martin 'Joey' Schulze.