Notícias Semanais Debian - 1 de Janeiro de 2002

Feliz Ano Novo! Bem-vindo(a) ao novo ano 2002 e à primeira edição do ano da Debian Weekly News. Esperamos que você tenha sobrevivido a todas as festas de Fim de Ano e esteja se sentindo bem de novo. Vamos começar o ano novo com desenvolvimento responsável e melhoras no Software e na Documentação Livres. Uma nota: a DWN poderia usar uma ou duas pessoas mais que enviassem itens enteiros, então voluntários são bem vindos.

Instalação Via Rede para o Woody. Ian Eure desenvolveu algumas imagens de CD especiais para uma instalação via rede do woody para i386 e powerpc. As imagens não contém 650MB de pacotes (que você nem mesmo usa inteiramente), mas contém um sistema Debian básico, que é bootável. Uma vez que a imagem dá boot ela guia o usuário através do procedimento de instalação do Debian até o passo em que ele tem de configurar o APT. A partir desse passo a instalação continua usando a rede como é o esperado. Use essas imagens por seu próprio risco. Se você enviar uma mensagem educada para ieure@debian.org ele irá tentar ajudar com quaisquer problemas que você possa ter.

GRSecurity e Debian. Jonathan McDowell pegou o patch de kernel GRSecurity do Russell Coker. O GRSecurity é um patch para kernels 2.4.x para aumentar a segurança. Ele adiciona a habilidade de evitar muitos tipos de port scans e filtrar certas informações de transferências de rede. Ele limita o acesso aos dados no /proc de forma que um usuário normal pode ver apenas seus próprios processos e não pode ver informações importantes de rede (a saída do ifconfig é truncada) ou a saída do dmesg. Ele também limita severamente as operações em jaulas chroot para evitar que os programas escapem e inclui um port do código do OpenWall. Pacotes preliminares estão aqui.

Pinando a Unstable. Você já ouviu falar da capacidade "pinning" das versões recentes do apt-get? Para todos aqueles que usam o woody (aka testing) mas gostariam de usar alguns pacotes do unstable, essa característia irá ajudar. Tome o evolution como um exemplo, já que ele está disponível somente na unstable atualmente. O Grant Bowman nos enviou uma descrição para essa característica.

Contando as Batatas. Jesus Gonzalez-Barahona é parte de um grupo interessado em medir alguns aspectos do software mantido pelo Projeto Debian. Eles estiveram contando o número de linhas de código físicas (SLOC) em várias distribuições Debian. Um documento cobrindo isso foi publicado na Upgrade Magazine. Aqui está uma citação interessante da introdução: "Mostra-se também que se o Debian fosse desenvolvido usando os métodos proprietários tradicionais, o modelo COCOMO estima que custaria perto de $1.9 bilhões de dólares americanos para desenvolver o Debian 2.2."

Adicionar Mais Três Arquiteturas SuperH? Takeshi Yaegashi (八重樫剛史) discutiu arquiteturas adicionais baseadas nas variantes do processador SuperH. Para suportá-las todas, pode ser requerido fornecer binários para quatro arquiteturas SuperH no unstable: sh3, sh4 e as suas versões big endian. É questionável se a base de usuários será grande o bastante para justificar mais três arquiteturas, no entanto. Yutaka Niibe explicou em detalhes quais as diferenças e o histórico desses processadores.

Retrospecto do DDTP. No fim do ano passado o Michael Bramer postou uma revisão do Projeto de Tradução de Descrições Debian (DDTP) que ele fundou. Seu relatório não contém apenas um relatório do estado atual mas também fala de seus planos para o futuro. Dois mirrors do Debian já suportam descrições de pacotes traduzidas, então os esforços de tradução já estão em uso por alguns usuários.

Precisa-se de Voluntários para Portar. Phil Blundell recentemente pediu por mais voluntários para ajudar com o port ARM do Debian. Esse port precisa de mais voluntários para examinar erros de construção, consertar e enviar relatos de bugs onde apropriado. Já que o lançamento do Woody está chegando mais perto e há vários pacotes que não compilam em todas as arquiteturas, ajuda é realmente necessária. Esse também é o problema de que sofre o port M68k. Podemos perder esse port um dia, não por causa de falta de máquinas que mantém atualizados os pacotes, mas porque não há pessoas o suficiente consertando e portando.

Imagens Múltiplas de Boot no CD do Woody. Jim Westveer anunciou a habilidade de colocar 5 imagens de boot no primeiro CDROM do woody-i386. Com um CD#1 i386-woody, e uma BIOS mais nova no seu computador, o CD irá dar boot e apresentar um menu para escolha do 'sabor' do kernel que você quer iniciar. Em BIOS mais velhas, o CD#1 irá simplesmente iniciar o kernel 'default'.

Relatórios de Bugs em Softwares NÃo Comerciaise. Seth LaForge escreveu um artigo para a Linux Weekly News (LWN) sobre como usar o Sistema de Busca de Erros do Debian (BTS), enfatizando quão fácil é usá-lo. Olhando os números atuais de erros relatados no BTS, nossos usuários e desenvolvedores estão usando o BTS completamente para relatar erros no software ajudando, assim, a melhorá-lo, tanto no Debian quanto no geral.

Três Desenvoledores Necessários para Um Pacote? Janos Lenart preparou uma proposta modificando a política de uploads de novos pacotes. Ele está preocupado com o inchaço do Debian, já que ele acredita que há muitos pacotes desnecessários, sem manutenção e sem usuários. Ele gostaria de tornar mais complicado o upload de pacotes novos. Já que ele não deixou as pessoas muito contentes, o Raphaël Hertzog melhorou a proposta.

Debian GNU/Linux ou Debian GNU ou Debian? Jeroen Dekkers reclamou dos desenvoledores que escrevem Debian GNU/Linux quando estão falando de um sistema Debian. Esse é um erro comum, que fere o pouco conhecido port Hurd. O pessoal do Hurd vai provavelmente enviarmuitos relatos de bug sobre isso.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes novos ou atualizados a seguir foram atualizados ou adicionados ao repositório do Debian recentemente.

Atualizações de Segurança. Você conhece o procedimento, assegure-se de atualizar seus sistemas se você tem um desses pacotes instalado.

Tem notícias? Conte-as, por favor. Estamos procurando mais itens interessantes escritos por voluntários.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier e Martin 'Joey' Schulze.