Notícias Semanais Debian - 3 de Abril de 2002

Bem-vindo(a) à décima quarta edição da DWN desse ano, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Já que a segunda feira foi dia primeiro de abril, aqui está a mentirinha de primeiro de abril do Debian desse ano, que foi muito mais engraçada que a do ano passado. Por falar nisso, aqui estão as da linux-kernel, Slashdot e fanáticos por Qt holandeses. CPAN anunciou sua mudança para Java e o freshmeat.net mudou verde/branco para preto.

Problemas do Debian, Futuro do Debian. Eduard Bloch enviou um relatório listando alguns dos problemas do Debian. O Eduard acredita que é hora de apontar algumas das coisas ruins do Debian, que tem de ser exterminadas ou o sistema inteiro irá entrar em colapso, mais cedo ou mais tarde. Algumas pessoas concordaram em adiar as discussão para depois do lançamento do Woody.

Debian Apache 2.0.34. Thom May anunciou a disponibilidade dos pacotes Debian para o Apache 2.0.32, que já foram substituídos por pacotes da versão 2.0.34. Já que esse é o Apache2, eles ainda não foram incluídos no repositório do Debian. Você pode, no entanto, baixar os pacotes da página do Thom. Por favor não use o Bug Tracking System mas envie comentários para a lista debian-apache@lists.debian.org .

Backend LDAP para o Debconf. Matthew Palmer fez um lançamento inicial do debconf-ldap, um backend LDAP para o debconf. Ele permite que você guarde configuração de todo um cluster em um repositório central e até mesmo que você guarde configurações específicas de máquinas em um repositório separado. Você pode baixar os pacotes do Mathew aqui. Ele está procurando comentários, por favor os envie para mjp16@ieee.uow.edu.au.

Guia Rápido Debian Jr. Derek Neighbors e Ben Armstrong escreveram o Guia Rápido Debian Jr. que serve para aqueles que querem guiar crianças a usarem o Debian Jr., particularmente aqueles que ainda não o conhecem e estão planejando instalá-lo. Partes do documento são úteis para o administrador do sistema também. Por favor envie comentários para Ben Armstrong.

Documentos Acadêmicos no Debian. C.M. Connelly fez um pesquisa sobre pacotes que contém documentos acadêmicos como parte de sua documentação. O sentimento dela é de que não se deve dar importância a documentos históricos e congelados descrevendo um estágio antigo ou aprofundado do software que não sejam documentação do dia-a-dia. Ela levanta a questão de se a inclusão deles no pacote fonte é suficiente para assumir que a sua distribuição é legal sob os termos do copyright do pacote como um todo.

Debian Entra no OASIS. Mark Johnson iniciou um esforço para que o Projeto Debian entrasse na OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards - Organização para o Avanço de Padrões de Informação Estruturada). Rapidamente ele conseguiu levantar fundos suficientes para que o Debian fosse a primeira distribuição GNU/Linux a se juntar ao grupo. A OASIS é um consórcio internacional para criar especificações de indústria inter-operáveis baseada nos padrões públicos como o XML, SGML e DocBook, que são partes integrantes da Infraestrutura Debian SGML.

Retirar o SSH não-livre. Aaron Ucko acredita que não há uma boa razão para manter o ssh-nonfree. Por um tempo, a vantagem sobre o OpenSSH foi o suporte a Kerberos, que já está incluso no OpenSSH também. Já que ninguém foi contra, o Aaron depois lançou uma proposta de transição para implementar uma transição tranquila para nossos usuários.

Pesquisa sobre e Licença teTeX. A C.M. Connelly esteve conferindo a licença de em torno de trezentos arquivos de documentação inclusos com os pacotes teTex do Debian para verificar se esses arquivos podem ser distribuídos com o Debian. Ela encontrou em torno de trinta arquivos que, ou não podem ser distribuídos de maneira alguma ou não são livres. Em muitos casos, os arquivos de documentação não continham informação específica sobre a licença, então a informação de licença do pacotes inteiro ou do fonte se aplica para a documentação também. O autor informou que esses problemas podem ser resolvidos mais cedo ou mais tarde.

Atualização sobre a Eleição de Líder do Projeto. É incrível que o sistema de votações seja reescrito durante a mesma, mas as coisas parecem estar funcionando bem. Manoj Srivasta relata que os scripts que são necessários para processar os votos estão quase prontos, e que as confirmações e negativas automatizadas já estão sendo enviadas. Ele também lançou uma declaração que cobre a contabilização dos votos da votação secreta. Cada votante receberá um token secreto, que foi introduzido por Anthony Towns. Com esse método o voto secreto pode ser verificado a partir dos resultados públicos da votação. Aqui estão as estatísticas.

Cache de Compiladores para os Buildds? Paul Russell pensou se seria uma boa idéia instalar o Cache de Compilador do Andrew Tridgell nas máquinas buildd. Teoricamente, isso parece uma boa idéia. No entanto, o cache teria de ter vários Gigabytes, já que há 5.000 pacotes fonte. Mesmo se o pacote binário tem apenas alguns poucos MBs, o fonte do glibc toma em torno de 600 MB e o do XFree86 toma 1.6 GB. Um cache deveria cobrir, pelo menos, esses pacotes grandes e que tomam tempo, que têm de ser reconstruídos regularmente.

Um Novo Instalador para o Debian? A Linux User Magazine da Alemanha iniciou um esforço para criar um novo instalador para o Debian. Eles acreditam que o instalador atual é o mais complicado de todas as distribuições GNU/Linux mas que o sistema de empacotamento é ótimo. Portanto, eles gostariam de criar um sistema de instalação mais fácil, com os usuários novatos como público alvo. Aqueles que se interessarem devem enviar comentários e conferir o novo instalador que foi adiado para depois que o Woody for lançado.

Nova Revisão do Stable Lançada.. Joey finalmente lançou outra revisão (r6) do Debian GNU/Linux 2.2 (nome código `potato'). Essa revisão adiciona nada além de 23 atualizações de segurança à distribuição estável do Debian, cobrindo pacotes como analog, glibc, gnujsp, gzip, listar, mod_ssl, ncurses, php, sudo, uucp e xchat. Algumas correções importantes foram adicionadas também, o que cobre pacotes como dump, man2html, nfs, samba e squid. Veja a página de preparação para detalhes.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume. Assegure-se de atualizar seus sistemas se tiver quaisquer desses pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente.

Pacotes Órfãos. 6 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 115 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.