Notícias Semanais Debian - 25 de Junho de 2002

Bem-vindo à vigésima quarta edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Para melhorar a qualidade da DWN e permitir que os novos contribuidores saibam como nós criamos cada edição, nós atualizamos a página de contribuição. Aqui está uma citação de Jérôme Marant: O bom trabalho feito pelas pessoas do Debian é o verdadeiro secrego da mágica do APT.

Pacotes Preliminares do XFree86 4.2.0. Branden Robinson finalmente anunciou pacotes preliminares para o XFree86 4.2.0. Obrigado ao Branden e a Ishikawa Mutsumi (石川むつみ) pelo grande trabalho. Como Branden disse antes, o Debian é a área de testes cross-plataforma do XFree86. Os desenvolvedores do XFree86.org developers só o compilam para i386. Além disso, Werner Heuser criou um Mini HOWTO sobre o Debian-XFree86 v4.2, e Adam Heath e Tollef Fog Heen criaram uma lista de mirrors.

Debian usado em Escolas Francesas. O sistema Debian é usado como base para uma distribuição do GNU/Linux usado em escolas da França. Ele usa um instalador customizado. O sistema instala em um único disco, vazio ou com uma partição vfat única. Para instalá-lo, o usuário só precisa dar boot no CD. O processo de instalação está em francês e instala um sistema Debian em menos de 20 minutos. Mais informações com links para documentos em francês.

Developer's Reference Atualizado. Raphaël Hertzog anunciou que uma nova versão do Developer's Reference foi instalada no repositório. O número de mudanças é impressionante e inclui: documentação da testing, o Package Tracking System, o novo sistema de incoming, canais de IRC, a madison, sponsoring de novos mantenedores e um capítulo totalmente novo cobrindo Melhores Práticas de Empacotamento.

Comentários do Rascunho da GNU FDL 1.2 Publicados. A Free Software Foundation finalmente lançou os comentários que receberam depois da publicação do rascunho para a Licença de Documentação Livre GNU (FDL), que foi requisitada por Branden Robinson bastante tempo atrás. No entanto, o Branden não está feliz com a situação atual, ele pretende desenvolver a Debian Free Content License (DFCL) que não será ambígua quanto à compatibilidade com a DFSG. Portanto, a APS Free Game License e a Design Science License foram mencionadaas.

Restrições Adicionais à GPL? Uma pergunta veio à tona na lista debian-legal sobre se o autor pode adicionar algum tipo de cláusula de aviso à licença de um pacote que é licenciado com a Licença de Documentação Livre GNU. Branden Robinson explica em detalhes por que esse pacote não parece compatível com as Debian Free Software Guidelines.

Imprimindo Código Java? Muitas vezes, os programadores querem imprimir seu código em papel, para revisão ou arquivamento. No entanto, código simplesmente é cansativo. Poranto, é sempre uma boa idéia usar um embelezador antes de realmente imprimir o código, para que palavras-chave sejam impressas em negrito, etc. Para e-mail há o mp e o muttprint, para C, C++, Java, Shell, Perl e Verilog há o trueprint. Para Java você pode também usar o tinyc2l.

Pôsters Debian Gerais Multi-idioma. Várias pessoas trabalharam recentemente em um pôster geral atualizado que tem informações sobre o Projeto Debian e a distribuição Debian. Ele deve ser usado em exibições internacionais sempre que o Projeto Debian for convidado. Ele usa software livre (LaTeX) e está organizado como um pôster bilíngüe quando impresso em ambos os lados de uma folha de papel. O copyright foi dado à Software in the Public Interest, Inc. e o fonte do pôster está disponível em Alemão, Inglês, Francês, Italiano, Holandês, Português e Sueco.

Instalador Woody baseado no PGI. Branden Robinson anunciou que na luz do lançamento iminente da Debian 3.0, também conhecida como Woody, a Progeny Linux Systems está publicando uma versão beta de um instalador Woody que é baseado no seu Progeny Graphical Installer (PGI). Imagens ISO desse instalador estão disponíveis em archive.progeny.com.

Reorganizando a Documentação Debian. Osamu Aoki (青木 修) propôs organizar a documentação que o Debian isntala no sistema do usuário no /usr/share/doc, de modo similar aos RFCs e HOWTOs. Isso forneceria uma maneira mais consistente de localização de arquivos e outros benefícios como integração em CDs, documentação que é mais fácil de encontrar e consistência.

Tradução mais Fácil das Páginas Web do Debian. Denis Barbier postou um pedido para comentários para a debian-www sobre uma nova maneira de fazer traduções. Antes, houve muitos problemas com os chamados slices, em que muitos idiomas estão em um mesmo arquivo. Isso causa problemas para alguns encodings multi-byte, como o Japonês. O Denis achou uma solução que usa o método familiar do gettext e arquivos .po.

Debian é o 35 no Ranking de Supercomputadores. A última International Supercomputing Conference aconteceu recentemente em Heidelberg, Alemanha. A Universidade de Heidelberg não apenas é a anfitriã da conferência desse ano, mas também construiu seu próprio cluster no Interdisciplinary Center for Scientific Computing (IWR), que usa o Debian como sistema operacional básico. Esse cluster é o cluster de computadores rodando GNU/Linux mais rápido do mundo e ganhou o número 35 do ranking.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume. Assegure-se de atualizar seus sistemas se tiver quaisquer desses pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. Dois pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 79 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Nós não vemos tudo, infelizmente e esse mês será um mês ocupado para nós. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.