Notícias Semanais Debian - 6 de Agosto de 2002

Bem-vindo à trigésima edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. O antigo desenvolvedor do debian zhaoway (赵蔚) escreveu um artigo em Chinês sobre o Jigdo para o IBM developerWorks/China. É bom ver a palavra se dissiminando. Essa parece ter sido uma semana fácil, muitos desenvolvedores provavelmente estão aproveitando suas férias, mas o Time de Segurança se tornou hiper ativo. Isso também se aplica ao Branden Robinson, aparentemente, desde que ele anúnciou os pacotes Debian do XFree86 4.2.

O fim da segurança com o DMCA? A CNET News.com reportou algo sobre um incidente envolvendo o controverso Digital Millennium Copyright Act (DMCA). A Hewlett Packard ameaçou processar um time de investigadores que publicou uma vulnerabilidade no Unix Tru64. Uma vez que a HP distribui o Debian e dois membros do time de Segurança da Debian são cidadãos americanos, eles estão em pergigo de uma ameaça similar? Uma semana depois, a HP liberou um comunicado à imprensa dizendo que eles não iriam usar o DMCA para sufocar pesquisas ou impedir o fluxo de informações que podem beneficiar seus clientes e melhorar seus sistemas de segurança.

Fazendo backup de um Sistema Debian. Drew Daniels escreveu um artigo que descreve metodos de se fazer backups em um Sistema Debian. Isto inclui o uso do programa cruft para procurar arquivos que não são protegidos por pacotes corretamente instalados. O guia do sysadmin também inclui um capitulo sobre: Fazendo Backups.

Não há nada como uma Fonte livre? Ben Armstrong fez algumas pesquisas em fontes truetype incluidas na distribuição Debian. Alarmado por encontrar fontes não livres nos pacotes que ele mantém, Ben iniciou uma procura por substitutos apropriados para as mesmas, sobre a licença livre DFSG. Entretanto, ele ficou desapontado ao constatar que toda font encontrada então chamada 'livre' não satisfazia a DFSG.

Festa de lançamento do Debian na Alemanha. Foi anunciado recentemente que alguns desenvolvedores da Alemanha planejaram uma Festa de lançamento do Debian na próxima semana. Acima de tudo a festa tem a intenção de ser divertida, apesar das discussões interessantes e provavel programação, somente um churrasco e um café da manhã foram planejados. A festa será em Minden, Alemanha e as pessoas devem se inscrever em tempo.

Empacotando aplicações Dock. Josselin Mouette iniciou uma discussão sobre empacotamento das aplicações dock do WindowMaker. Existem atualmente 28 das tais aplicações empacotadas para Debian e o sitedockapps.org lista em torno de 90 delas. Todas essas aplicações dock devem acabar sendo empacotadas mais cedo ou mais tarde por mantenedores que as usem. No entanto, empacotar cada aplicação dock como um pacote simples ou empacotando todas dentro de um único pacote parece não ser a melhor maneira.

Novos pacotes ping e inetd. Marco d'Itri anunciou que ele planeja substituir a versão do ping e inetd com programas do OpenBSD. O novo inetd já está disponivel para o público testar. Eles suportam IPv6, suporte nativo a libwrap, ligação a endereços específicos e ajuste de buffer de socket.

Instalando o Debian em uma estação IBM RS/6000. Rolf Brudeseth liberou um howto descrevendo como instalar o Debian GNU/Linux 3.0 em uma estação IBM RS/6000 44P-170. Ele deve funcionar para outros sistemas de baixo porte, tais como a 260, 270 e B80, mesmo que isso não tenha sido exatamente testado. Rolf também espera que a instalação funcione similarmente nos sitemas POWER3 de médio e grande porte.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Por favor tenha certeza de que você atualizou seu sistema se você possui algum destes pacotes instalados.

Pacotes novos ou dignos de nota. Os seguintes pacotes foram adicionados ao arquivo do Debian recentemente ou contém atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes foram abandonados essa semana e necessitam de um novo mantenedor. Isto perfaz um total de 97 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuiram pra a comunidade do Software Livre. Por Favor, veja aspáginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu algo interessante? Por favor, envie-nos uma nota com o assunto que você acredita que seja apropriado para inclusão na DWN. Nós não noticiamos tudo, infelizmente. Obviamente, nós também ficamos agradecidos por itens completamente escritos por voluntários. Por favor, veja a página de contribuição. Nós esperamos seu e-mail emdwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.