Notícias Semanais Debian - 17 de Setembro de 2002

Bem-vindo(a) a trigésima sexta edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Nós estamos felizes de incluir dois itens de Richard Wale desta vez. Foi recentemente relatado (Somente em Alemão) que o Escritório Federal do Cartel usará uma versão modificada do sistema Debian em seuscomputadores desktop, (Somente em Alemão) sistemas e servidores.

Debian irá suportar o Sincere Choice? Gustavo Noronha Silva perguntou se o projeto Debian irá suportar o Sincere Choice, que foi recentemente fundado pelo antigo líder do projeto Debian Bruce Perens. Sincere Choice é uma plataforma política para projetos e indivíduos que acreditam que deve haver um justo mercado competitivo para softwares de computador, ambos proprietário e código livre. Ele foi fundado em resposta para uma fraude inteligente.

XFree86 4.2.x. Branden e seus colegas da força-tarefa do X continuam trabalhando para a liberação do 4.2.x no Debian, com os novos pacotes (experimentais) pré-lançados. Ele também respondeu ao recente anúncio do furo de segurança na Xlib; O Debian não é afetado pois o "XFree86 4.2.0 não foi lançado ainda". Desde então ele tem lançado pacotes para o XFree86 4.2.1-0pre1v1, que contêm a correção.

Debian no RS/6000. Depois de recentes atividades relacionadas aos pSeries na lista de e-mail do PowerPC propondo um repositório do kernel com kernels "funcionais" para máquinas RS/6000, a discussão pulou de debian-powerpc para debian-boot sugerindo que kernels CHRP/PReP sejam revisados para trabalhar com um conjunto de disquetes de instalação funcionais. Enquanto nenhuma escala de tempo é mencionada, o consenso parece ser de que o atual kernel CHRP/PReP está quebrado (onde RS6000's são concernidos) e precisam de investigação e reformulação. Espero que com o tempo, o Debian torne-se mais viável na plataforma dos pSeries.

Status da atualização do Perl 5.8.0. Brendan O'Dea relatou que a transição para o Perl 5.8.0 na distribuição instável (sid) está quase completa. Três arquiteturas não recompilaram os pacotes, mas para aquelas que foram liberadas com o woody, isso deve provavelmente ser corrigido pelo pacote fonte mais recente. Brendan listou cinco pacotes restantes que ainda sofrem de problemas de dependência. No geral a transição foi o mais suave possível.

Como posso ajudar? Muitas pessoas tem mostrado que não sabem como ajudar a melhorar o Debian. Nem todas as pessoas levantam suas vozes quando estão com dúvidas e precisam de ajuda. Para ajudar, nós fornecemos alguns links para recursos comuns. Para melhorar a qualidade do Debian, veja este pequeno HOWTO. Se você gostaria de gastar algum tempo empacotando, a lista wnpp (Trabalho-Necessário e pacotes de prospecção) se refere aos pacotes que necessitam de trabalho. Como uma tarefa principal, o debian-installer necessita de assistência com arquiteturas não-i386. Para aqueles que gostariam de trabalhar com serviços de web, esta lista contém tarefas para o website. Finalmente, aqui está uma lista de todas as tarefas que necessitam de ajuda.

Transição do GNOME estagnada. A um tempo atrás nós relatamos sobre crescentes discussões que negociam o processo de adição do GNOME 2 ao arquivo do Debian. Finalmente, uma discussão teve lugar no IRC envolvendo o comitê técnico (ctte) e o gerente de lançamento do GNOME. Parece que as pessoas concordam em manter as bibliotecas do GNOME 1 o maior tempo possível e que o GNOME 2 deve substituir o GNOME 1 em algum estágio no futuro. Entretanto, não parece estar decidido ainda onde desenvolver os pacotes do GNOME 2. Raphaël gostaria mais de ver uma decisão tomada pelo comitê técnico do que a implementação de mais uma área de aperfeiçoamento.

Discutindo o Sistema de Pacotes Task. Eduard Bloch iniciou uma discussão sobre o sistema de pacotes task e propôs adicionar mais desses pacotes para os usuários. Isso inclui uma divisão entre GNOME, KDE, X11 limpo e clientes básicos de internet para X11 ou console. Acabou que o escopo do sistema de pacotes task não está claramente definido. Algumas pessoas acreditam que isso deve ajudar novos usuários a instalarem software sem conhecimento de detalhes, enquanto outros acreditam que pacotes task existem para instalar uma quantidade grande de software com apenas um comando.

Base de Dados de Trabalhos para Debian. Andreas Müller relatou que ele terminou de implementar uma Base de dados de trabalhos para o Debian e pediu por um público beta tester. Isso é uma base de dados para o Debian de trabalhos relacionados, baseado num sistema Debian-LAMP. A base de dados visa tanto companhias que procuram novos empregados bem como pessoas que procuram novos empregos.

O Blender é Software Livre. Depois que a companhia por trás do Blender, um rápido e versátil modelador e renderizador 3D, foi à bancarrota, a Fundação Blender foi criada. O propósito foi de segurar e manter o fonte do Blender. 100,000 Euros foram necessários para comprar o fonte da companhia, esse dinheiro foi doado por vários voluntários de todo o mundo. Para celebrar isso, uma conferência será realizada em Outubro, concomitando com a festa na qual o Blender 2.26 será lançado como software livre.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Por favor tenha certeza de que atualizou o seu sistema se possui algum destes pacotes instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 111 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor nos ajude a criar essa newsletter. Atualmente, é mais o trabalho de um único homem, que pode falhar a longo prazo. Nós precisamos urgentemente de escritores voluntários que preparem items. Por favor veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando seu email de retorno em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.