Notícias Semanais Debian - 1 de Outubro de 2002

Bem-vindo(a) a trigésima oitava edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian, que hoje inclui artigos de Ludovic Rousseau e Andrew Pollock. Depois de mais de quatro anos (1757 dias) de esforço de computação e milhões de horas de trabalho de CPU, a distributed.net conseguiu pelo método de força bruta descobrir a chave para o desafio Segurança de encriptação de 64 bits RSA, ganhando um premio de US$ 10,000.

Usos do Debian em missão crítica. Colin Walters anunciou que ele está juntando informações sobre o uso do Debian em sistemas de missão crítica. Bons exemplos disso incluem a sua distribuição como uma estação padrão numa universidade ou colégio, sendo um servidor para sites conhecidos tais como Sourceforge e Thawte.com, ou num contexto de alta confiabilidade/disponibilidade (como um sistema de suporte a vida num hospital).

Suporte para Smart Cards. Ludovic Rousseau empacotou a maioria dos utilitários MuscleCard fornecidos pelo Muscle (Movimento para o uso de Smart Card num ambiente Linux). Isso inclui bibliotecas de abstração de alto nível como libcflexplugin para um cartão Schlumberger Cryptoflex libmcardplugin para o cartão genérico JavaCard. No topo dessas a libmusclepkcs11 que fornece uma PKCS#11 API (Interface de aplicação de programa).

Usando Smart Cards. A API mencionada acima, é usada pelo mozilla para delegar funções criptográficas para um símbolo criptográfico (como um smart card). Então suas chaves de autenticação e assinatura usadas pelo mozilla nunca irão deixar seu smart card e não irão ser guardadas no computador (Os pares de chaves RSA são gerados no próprio smart card). Além disso xcardii fornece uma interface gráfica com o usuário e muscletools um frontend de linha de comando para manipular seu smart card.

Usando o CVS para tradução de Manpages. Julien Louis queria saber como coordenar a tradução de manpages específicas do Debian. Esse esforço pode ser mantido através do CVS, classificado por idioma e seção. Denis Barbier complementou que o diretório do cvs já existe e que ele pode usar as mesmas ferramentas que são usadas para manter a tradução do website.

Debiandoc versus Docbook. Susan Kleinman acredita que pode ser uma boa idéia revisar a política indicando que toda a documentação do Debian deve ser escrita no debiandoc. Susan propôs que o Debian adote uma linguagem baseada no XML. A discussão conseqüente lista muitos prós e contras de encontro a essa proposta.

O Debian está perdendo influência? Um comentário no Debian Planet discutiu a pequena atenção que o Debian tem recebido de sites GNU/Linux depois do lançamento da versão woody dois meses atrás em comparação com outras distribuições. Existem muito poucas revisões online do Debian 3.0, comparado com o Red Hat 7.3 por exemplo, que teve quatro revisões desde seu lançamento entre cinco meses atrás. Deve a comunidade debian estar envolvida com a falta de interesse popular em sua distribuição?.

Imagens ISO inicializáveis para SGI Indy. Florian Lohoff anunciou a primeira imagem ISO para Debian/mips que é inicializável em máquinas SGI I2 e SGI Indy. Tudo o que você precisa fazer é entrar o PROM e clicar na instalação do software do CD-ROM local. Então seguir os passos usuais para instalar o Debian na máquina. Isto foi desenvolvido durante o encontro de desenvolvedores deste ano.

Debian no Encontro Nacional de Hackers Espanhóis. Eric Van Buggenhaut relatou que o Encontro Nacional de Hackers Espanhóis será realizado em Madrid este ano, nos dias 04 à 06 de Outubro. É a maior concentração anual de geeks e de software livre da Espanha. Muitos desenvolvedores do Debian estarão presentes e rodando Debian, para demonstrar os benefícios de nosso sistema favorito para o público.

Habilitando Daemons. Noah Meyerhans notou que atualmente o Debian não suporta situações em que um pacote daemon é instalado e o daemon não é iniciado no boot. Noah queria saber porque o Debian não suporta o sistema BSDish /etc/rc.conf que contém uma variável para cada daemon.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 19 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 139 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores. Por favor, veja a página WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor nos ajude a criar essa newsletter. Atualmente, é mais o trabalho de um único homem, que pode falhar a longo prazo. Nós precisamos urgentemente de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando seu email de retorno em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.