Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 26 de Novembro de 2002

Bem-vindo(a) a quadragésima sexta edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. O Software Livre está adaptado para uso governamental? Ele pode substituir os atuais sistemas em uso? Para verificar isso, O Japão irá estudar a possibilidade de usar software de código livre, como o Linux, em nível governamental.

Mapa-mundi de Usuários do Debian. Gürkan Sengün iniciou a criação de um mapa mundi de usuários do Debian, similar ao dos desenvolvedores. Com apenas dois dias ele recebeu em torno de 150 coordenadas e deve receber em torno de 1000 devido ao lançamento desse artigo na DWN. O Mapa mundi está disponível em três tamanhos, 768x384, 2000x1000 e 4000x1000. Se você quer ser adicionado, por favor envie suas coordenadas para gurkan@linuks.mine.nu.

Servidor Debian Queimado. Wichert Akkerman relatou que ocorreu um incêndio nos aparelhos de computação da Universidade Twente. De acordo com os bombeiros, tudo dentro do prédio e o prédio todo foi queimado e desabou. O Servidor Debian "satie" que hospedava os repositórios do security e non-US estava lá. Dois dias depois, o Time de Segurança relatou que o serviço de segurança foi reinstalado com sucesso em outro servidor. Os servidores nm e o qa tinham seu home hospedado na satie também e foram reinstalados no klecker. Foi finalmente confirmado que o incêndio foi proposital.

O Debian está perdendo Usuários para o Gentoo? Andrew Lau está preocupado com o crescente interesse no Gentoo Linux e perguntou o que o Debian pode aprender do Gentoo. Branden Robinson mostrou que o Debian já tem aprendido com ele e mencionou o apt-src. Roberto Suarez Soto, entretanto, adicionou que vários usuários não estão considerando somente fatores técnicos quando escolhem seu sistema operacional.

Atualização do Status do Instalador do Debian. Tollef Fog Heen forneceu uma atualização do novo instalador para a sarge. Michael Cardenas também anunciou uma nova homepage para ele. As portações para x86 e S/390 bem como sua internacionalização estão progredindo bem. O trabalho de portação para a plataforma IA64 já começou, enquanto as portações para as plataformas Alpha-Axp e PowerPC estão estagnadas. Uma grande quantidade de trabalho ainda precisa ser feita para ter uma versão beta até o ano novo. Se você gostaria de ajudar por favor veja as notas de como começar e a lista de coisas para fazer.

Debian na LWE em Frankfurt. Michael Banck escreveu um relatório sobre a presença do Debian na Conferência Linux World Expo em Frankfurt, Alemanha, realizada em Outubro de 2002. O projeto Debian conseguiu um estande no pavilhão .org do lado oposto da entrada. O pessoal do Debian da alemanha conseguiu usar um projetor de vídeo no estande para demonstrações em tempo real.

Aplicações e Nomeações para o quadro do SPI. Bdale Garbee avisou que aSoftware no Interesse Público, SA. (SPI) gostaria de expandir seu quadro de diretores. A SPI é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada para ajudar outras organizações a desenvolverem e distribuirem software e hardware livre. Ela fornece uma existência legal e financeira para o Debian e outros projetos. O vice-presidente do SPI Martin "Joey" Schulze está procurando aplicações e nomeações para o quadro de membros e para uma posição especial de "Assistente" que deverá ajudar na manutenção da corporação, administrando encontros e tudo mais. Embora tenha sido no Domingo que ele assumiu o cargo.

Cessando Dependências para xlib6g*. Daniel Schepler anunciou que ele gostaria de arquivar bugs contra qualquer fonte ou pacote binário que ainda dependa dos pacotes da obsoleta xlib6g*. A severidade desses bugs inicialmente será normal, mas será mudada para severidade séria (para pacotes fonte) e para severidade grave (para pacotes binários) uma vez que Branden Robinson puxou o gatilho para finalmente remover os pacotes xlib6g*.

Manpages do APT. Susan Kleinmann descreveu como aspectos da atual (0.5.4) manpage do apt_preferences são díficeis de entender. Susan forneceu um comentário no primeiro parágrafo da página do manual mostrando como a documentação pode ser melhorada. Ela mostrou que desde que o APT é vital para o uso efetivo do Debian, então os manuais relativos a ele devem ser fáceis de entender. Ela gostaria de submeter uma revisão das manpages do APT Preferences mas está esperando que aqueles que tem mais familiaridade com seu funcionamento possam ajudá-la.

Sincronizando apt-get update e dselect update. Um relatório de erro contra o APT foi aberto sugerindo que o comando 'apt-get update' deve também atualizar a base de dados do dselect (se ela existe). Isso acaba com a necessidade de ter de rodar um 'update' separado dentro do dselect. Joey Hess pensa que a melhor implementação deve ser um gancho Pós-Update no apt.conf, que também pode, provavelmente, ter outros usos.

Mudança de Licença do Defsystem3. No começo deste ano, Kevin Rosenberg anunciou sua intenção de empacotar o defsystem3 separadamente do pacoteCommon Lisp Controller. Isso trás a tona certos aspectos da licença do defsystem3 que abre uma brecha na Definição Debian de Software Livre (DFSG). Depois de uma discussão com o autor do defsystem3, Kevin avisou que a licença será corrigida. Branden Robinson concorda que a nova licença está de acordo com a DFSG.

Entrevista com Klaus Knopper. Ladislav Bodnar entrevistou Klaus Knopper sobre seu projeto de um CD bootável chamado Knoppix. Klaus sugeriu usar o CD do Knoppix para testar a compatibilidade de hardware na próxima vez que você for comprar um computador e explicou como a detecção de hardware é implementada no Knoppix. Alguns grupos de usuários e instituições tem criado edições específicas para o idioma (Japonês, Espanhol) ou estão simplesmente usando a detecção de hardware como uma plataforma para seus próprios projetos.

Dependência para a nova GNU LibC. Mike Fedyk queria saber porque novos pacotes na sid dependem da nova libc6 da instável. Ele notou que para instalar um pacote de atualização da instável um novo pacote libc6 vem junto. Jason Gunthorpe investigou a atual situação e encontrou pacotes que dependem de várias versões da libc6. Adam Heath adicionou que os mantenedores da glibc rotineiramente empurram código do CVS.

Arquivos de Versão no Repositório dos Pacotes. Karl Hegbloom pediu que repositório de pacotes customizados incluam um arquivo de Versão, especialmente se eles estão localizados em people.debian.org. Isso permite aos usuários fazerem uso das preferências do APT para fixarem certos pacotes em certas versões.

Licenças do Kernel do Linux. Giacomo Catenazzi fez uma checagem completa das licenças do kernel do Linux. Ele colocou o resultado num documento do tipo FAQ e encontrou um total de 18 licenças diferentes (incluindo "none"). A maioria delas eram livres e de acordo tanto com a DFSG e a Licença Pública Geral GNU.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 135 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Atualmente, é praticamente o trabalho de um homem só, que pode falhar a longo prazo. Nós precisamos urgentemente de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Thomas Bliesener, Andre Lehovich, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.