Notícias Semanais Debian - 3 de Dezembro de 2002

Bem-vindo(a) a quadragésima sétima edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Durante a segunda Festa de Finalização de Bugs para a sarge na última semana vários bugs críticos foram corrigidos. Se você quer substituir mais um pouco de software proprietário em seu computador dê uma olhada em LinuxBIOS. Thomas Bushnell apontou que Matt Pavlovich ganhou no caso do Pavlovich vs. DVD-CCA.

Tradução de Templates do Debconf Coordenada. Michael Bramer anunciou que o Projeto de Tradução de Descrição do Debian (DDTP) também suporta coordenação e tradução de templates do debconf. Aqui está uma lista de todos os pacotes para qual o DDTP contém templates do debconf traduzidos que não estão ainda no pacote original. Outra página contendo links para templates do debconf de pacotes particulares para todos os idiomas.

Debian como um Grupo Social. Andreas Schuldei configurou a estrutura do Projeto Debian com relação a experiências que ele reuniu da leitura de livros sobre desenvolvimento de grupos. Ele enfatiza que o Debian parece ter elegido pessoas mais técnicas como seus lideres e como o trabalho no Debian é dividido entre um grande número de pessoas e alguns grupos para tarefas chave.

Nova Versão do GFDL lançada. A Fundação do Software Livre publicou uma nova revisão da Licença de Documentação Livre GNU (GFDL). Branden Robinson examinou as mudanças e apontou que a GFDL pode não concordar com a DFSG se Seções Invariantes e Cover Texts forem reclamados, como anteriormente. Walter Landry adicionou também que as seções Historia, Reconhecimento e Dedicação ou formatos "opacos" podem vir a ser problemáticos. Na opinião de Walters a cláusula que proibe meios técnicos para obstruir ou controlar a leitura ou cópia resulta na licença não-livre.

Melhorando o Acesso a Imagens dos CD's Debian. Richard Atterer escreveu que muito pouco sites espelho oferecem as imagens dos CD's do Debian 3.0 e que muitos deles somente oferecem arquivos jigdo ou imagens para a 2.2r6. Ele propõe que o Debian ofereça acesso rsync (e talvez HTTP) para as imagens de CD novamente, iniciando com a primeira atualização da 3.0. Joey Hess escreveu um script que produz uma lista dos espelhos e uma tabela que mostra quais deles estão fora do ar ou quebrados, tem arquivos jigdo, e imagens iso atuais. Ele queria saber porque o cdimage.debian.org não esta direcionado para um dos espelhos que já possuem tudo.

KDE3 e Debian. O projeto Debian está esperando a transição para o GCC 3.2 estar completa antes dos pacotes do KDE3 entrarem para o repositório oficial do Debian. Michael Meskes queria saber porque essa decisão foi tomada. Ele também considera a explanação "nós não temos o KDE3 desde que nós ainda usamos o GCC 2.95" artificial pois não parece existir uma razão técnica para ligar um com o outro. Colin Watson apontou que todos os arquivos de biblioteca KDE tem que ser mudados quando trocarmos para o GCC 3.2 e os desenvolvedores do KDE desejam evitar essa divisão. Eduard Bloch achou isso não convincente e acredita que os pacotes do KDE3 existentes devem entrar no repositório da sid (instável) agora.

Corrigindo dependências dos pacotes lib*-java. Stephen Zander informou que ele estará arquivando erros contra pacotes Java que somente dependem do java-common. Esses pacotes lib*-java devem depender ou do java1-runtime ou java2-runtime conforme as circunstâncias. Stephen pretende arquivar 'importantes' bugs severos como o fato desses pacotes atualmente terem informações de dependência incompleta.

Nova lista não oficial do Repositório do APT. DebianPlanet informou que o site apt-get.org já está funcionando. Ele carrega um lista de repositórios do APT não oficiais e permite que usuários submetam novos repositórios em adição a antiga e não mantida lista. O site indica que repositórios foram testados e seu funcionamento aprovado. A lista inclui atualmente linhas sources.list para baixar a última versão dos pacotes KDE para a sid, pacotes mais novos do Joey Hess, pacotes Glark e vários outros.

Mudanças para o DebianHelp. Na primeira parte das muitas mudanças planejadas, o DebianHelp implementou um série de forums. Isso substitui o antigo formato onde todas as questões eram postadas em um página só. ODebianHelp planeja também desenvolver e incluir revisões dos mini-HOWTO's específicos do Debian, FAQs e uma pequena quantidade de tipos README.

Repositório Non-EU para Debian? Nathanael Nerode sugeriu que pode ser útil para o Debian criar e manter um repositório non-EU. Uma razão para isso é a 'Diretiva de Base de Dados' européia que fornece proteção legal em coisas como lista de palavras. Brian Nelson queria saber se isto foi uma boa idéia. Ele apontou que o repositório non-US contém pacotes que não podem ser exportados dos EUA mas seu uso é legal em todo lugar, pelo menos para uso privado. Por outro lado, o conteúdo de um repositório non-EU pode não ser de uso legal em várias partes da Europa.

Novo Sistema de Construção para o Debian. Colin Walters não quer esperar que os mantenedores do dpkg revisem o código v2 do dpkg-source e decidam endereçar a excessiva complexidade e redundância na debian/rules. Esse sistema foi fortemente influênciado pelo pacote gerenciador de formato de código de Christoph Lameter u-os e a idéia básica é tornar simples coisas simples, e coisas complicadas possíveis. O código para o novo formato já está online.

PostgreSQL 7.3 para Debian. Oliver Elphick anunciou novos pacotes para a ferramenta de base de dados PostgreSQL 7.3 que foi atualizada na experimental. Numerosas mudanças incluem suporte para a especificação de schema SQL 92 e melhoramento do registro de dependências para bases de dados complexas bem como vários aprimoramentos de performance.

Alioth para Debian. Roland Mas pediu aos desenvolvedores para escolherem um nome para o site sourceforge do Debian. Ele consistirá de uma pequena versão 2.6 do ramo do pacote sourceforge do Debian, com alguns scripts para ajudar a integração com a infra-estrutura existente. O nome final parece ser alioth que é o sistema principal do vídeo game Aliança de Sistemas Independentes no Primeiro Encontro.

Drives SCSI versus IDE. Scott St. John perguntou se drives SCSI são ainda superiores a drives IDE tão rápidos como o são hoje. Emilio Brambilla apontou que drives IDE são desprovidos de bons enfileiramentos de comandos e Donovan Baarda notou que operações IDE devoram mais ciclos de CPU do que operações SCSI. Entretanto, alguns drives IDE novos tambémsuportam enfileiramento de comandos.

Tradução de arquivos POD. Martin Quinson anunciou uma nova ferramenta po-pod, um novo membro da familia po-para-tudo (po4a). O objetivo do po-pod é permitir que tradutores possam trabalhar somente com arquivos po conhecidos quando estão traduzindo documentação pod. O objetivo do po4a é facilitar traduções (e o mais interessante, a manutenção das traduções) usando ferramentas gettext em áreas onde elas ainda não foram usadas.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 125 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Várias pessoas estão submetendo artigos já, mas nós ainda estamos precisando de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Thomas Bliesener, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.