Notícias Semanais Debian - 15 de Abril de 2003

Bem-vindo à décima quinta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Cuidado com suas máquinas pessoal, porque se não tomarem, coisas ruins podem acontecer. Se você notar um cheiro de queimado, verifique se não existe um broche em formato de libélula ocioso, como aconteceu com Hugh Saunders.

Dividindo a Libcupsys2. Jeff Licquia anunciou que, seguindo um grave erro protocolado frente a libcupsys2, ele compilou as bibliotecas libcupsimage e os arquivos de cabeçalhos como pacotes "libcupsimage2{-dev}" separados (como os da versão 1.1.18-3). Embora tenha sido tecnicamente possível endereçar o erro dividindo somente os pacotes -dev, Jeff teve outras boas razões , e geralmente também prefere não ter pacotes foo-dev sem o pacote foo correspondente.

Páginas web do Concurso de Popularidade dos Pacotes. Bill Allombert pensa que o Concurso de Popularidade dos Pacotes do Debian foi uma boa idéia, mas queria saber se ela pode ser melhorada. O resultado do concurso usa dados anônimos obtidos de usuários que instalaram o pacote popularity-contest para descobrirem quais pacotes são mais populares. Igor Genibel alertou que ele está integrando as informações desses resultados da Visão Geral de Pacotes Debian dos Desenvolvedores. O mantenedor do concurso, Avery Pennarun, disse que a cada semana o número de submissões dos usuários aumenta, mas ele não tem tempo para melhora-lo.

Proposto um novo Sistema de Menus do Debian. Enrico Zini pensa que o atual sistema de menus desktop do Debian precisa ser redesenhado para manter-se integrado com outros sistemas existentes. Ele propôs que o Debian mude para o formato da Especificação de Menus Desktop para entradas de Desktop, e que o Debian continue fornecendo informações de menus para todas as aplicações que não tem seu próprio. Colin Walters, que mantem o sub-projeto Debian Desktop, apoiou a proposta.

Treinamento em Leis da Informação para desenvolvedores do Debian. James Miller está realizando um curso online em leis da informação na Universidade Southeastern. Ele está considerando oferecer o curso para desenvolvedores do Debian que estiverem interessados. O curso é exigente mas dá àqueles em campos como ciência da computação e tecnologia da informação um entendimento das origens da lei nos E.U.A, as principais e substantivas áreas da lei, e casos de propriedade intelectual. Os estudantes podem aplicar seus conhecimentos para reformar infra-estruturas e a internet, privacidade e segurança. James pretende contemplar entre 10 e 15 estudantes com o curso, entretanto, existe atualmente a necessidade de comprar um livro texto muito caro.

Remoção de Pacotes órfãos. Martin Michlmayr anunciou que ele pretende requerer a remoção de vários pacotes em duas semanas, pois eles estão na lista de Trabalho Necessário e Pacotes Prospectivos por um longo tempo. Esses pacotes não mais são mantidos no Debian e contêm erros do tipo crítico para lançamento. Se ninguém quer manter um desses pacotes eles devem assegurar que seguem os passos que Martin esquematizou. Esse caso está sendo discutido na debian-devel.

Qual o estado do transporte da m68k?. Marco d'Itri perguntou se a arquitetura m68k atualmente está pronta para uma liberação, depois que ele gastou um tempo tentando descobrir porque o Mutt não mais compila nessa arquitetura. Wouter Verhelst explicou que algumas compilações falharam recentemente e existem vários problemas com o conjunto de ferramentas, que foram corrigidos recentemente, com o kudos de Matthias Klose.

Categorias ou Seções? Erich Schubert anunciou uma nova versão de seu Navegador de Pacotes que pretende ajudar pacotes categorizados do Debian. Isso deve melhorar a navegação de pacotes através de categorias hierárquicas ao invés de seções como ele propôs anteriormente. Mark Howard considerou o estilo de categorização do freshmeat uma idéia bem interessante. Entretanto ele pode ser problemático para as ferramentas existentes.

Análise de Usuários Debian. Enrico Zini postou um documento sobre uma análise de usuários como parte de melhorias de usabilidade. Ele já viu várias propostas práticas sobre melhorias no Debian, mas raramente as viu baseadas em análises identificando a necessidade e os objetivos para as quais elas foram endereçadas. Ele identificou quatro tipos de informações interessantes para reunir. Entender as expectativas dos usuários deverá nos ajudar a entender os problemas de usabilidade.

Debian para x86-64? Daniel Whelan está interessado no transporte para o processador Opteron (x86-64) da AMD e queria saber sobre o estado desse transporte. Michael Banck disse que nós temos que assinar um acordo de não-exposição para obter acesso ao hardware, e Adam Conrad relatou que a SuSE já terminou a base com o kernel e a glibc. Masanori Goto (後藤 正徳) adicionou que essa arquitetura é capaz de rodar programas de 64- e 32-bits, e isso requer considerações especiais.

Debian NetBSD para Sparc. Matthew Garrett demonstrou seu sucesso em construir um sistema Debian numa arquitetura Sparc em cima do kernel NetBSD. Além disso Joel Baker relatou sobre o significante trabalho de transporte do NetBSD/x86, tais como o dpkg e APT, que irão trabalhar sem correções adicionais.

Colaboração de Debian-Gentoo no Hurd? Robert Millan sugeriu que os transportadores do Debian e do Gentoo para o Hurd trabalhem quase juntos. Ambos compartilham o mesmo objetivo, transportar um monte de software livre. Várias correções para aplicativos foram relatadas através do Sistema de controle de erros do Debian e aplicadas também através do pacote Debian ou do original.

Alioth Atualizado. Wichert Akkerman relatou que o alioth foi mudado para o GForge, parcialmente devido a uma requisição da VA Software para não usar seu logo e nome. Essa mudança já tinha sido planejada para uma data anterior, entretanto o trabalho causou alguns problemas inesperados que estão sendo resolvidos. Se você descobrir qualquer outro problema, por favor, não hesite em protocolar uma requisição de suporte usando o registro de requisição de suporte do projeto siteadmin.

Eleitos novos membros para o quadro do SPI. Branden Robinson anunciou que Bruce Perens, John Goerzen, e Benjamin "Mako" Hill foram nomeados para o Quadro de Diretores da Software no Interesse Público, SA. (SPI), como de 11 de Março de 2003. Essa ação reconhece e efetua o resultado da recente eleição. O quadro agora consiste de 10 pessoas, e deve estar novamente apropriado para assembléias.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 12 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 200 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor ajude-nos a criar essa newsletter! Várias pessoas já estão submetendo artigos, mas ainda necessitamos de escritores voluntários que os preparem. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como ajudar-nos. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.