Notícias Semanais Debian - 26 de Agosto de 2003

Bem-vindo(a) à trigésima quarta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O editorial da última edição pareceu implicar que o LinEx não continha nenhum software não-livre, o que está obviamente errado. O evento mais importante para esta semana é provavelmente a decisão no Parlamento Europeu a respeito da legalização das patentes de software na Europa. A EuroLinux e a FFII chamam para uma demonstração offline em Bruxelas e uma demonstração online contra patentes de software.

A próxima versão do Debian. Anthony Towns propôs o dia primeiro de dezembro como data de lançamento do sarge. Ele também explicou porque o projeto Debian mantém versões estáveis, e que esta versão vai ter um gerenciamento distribuído de lançamento, consistindo de pelo menos quatro pessoas. O uso da distribuição experimental foi recomendado para snapshots cvs e similares. Anthony também adicionou uma linha do tempo para o lançamento do sarge. Você é encorajado a fazer seu próprio calendário para os pacotes nos quais você trabalha.

Popularidade do Debian como Servidor Web. Gerrit Griebel nos informou sobre um relatório da netcraft, que mostra esta popularidade. Apesar da falta de fundos e de ser um esforço amador, a distribuição Debian GNU/Linux é a segunda mais popular que segundo o que eles encontraram em sites web. O sucesso do Debian é uma prova de como é pequena a diferença que o dinheiro faz algumas vezes. O Debian GNU/Linux é o mais cosmopolitano de todas as distribuições. De acordo com a distribuição geográfica, França e Alemanha possuem mais da metade de todos as instalações de servidores web Debian.

Libranet: GNU/Linux com TCO amigável. Timothy R. Butler, o Chefe de edição do Open for Business (aberto para negócios), escreveu uma revisão do Libranet. Ele diz que "a distribuição Debian GNU/Linux é construída inteiramente por voluntários. Por causa disso, e por causa da ampla base voluntária, o Debian tem um futuro muito limpo e forte. Ele é também conhecido por seus padrões meticulosos de pacotes e versões, fazendo-o extremamente estável e seguro." Depois ele escreveu que é prazeroso lidar com o Libranet e que ele é um sonho para administradores.

Retrospectiva Debian por Ian Murdock. Ian Murdock, o fundador do projeto Debian, escreveu uma retrospectiva no LinuxPlanet. Ele escreveu que em 1993, o que ele viu acontecendo parecia completamente ilógico e ele perguntava-se como pessoas sem nenhum plano mestre, de diferentes partes do mundo, falando idiomas diferentes e sem remuneração poderiam juntar-se para construir algo com a complexidade de um sistema operacional. Naqueles dias as pessoas geralmente criavam seus próprios sistemas GNU/Linux do começo e o termo "distribuição" ainda não era muito utilizado.

Conseqüências das festas de aniversário do Debian. O primeiro conjunto de galerias de foto foi lançado por festas em Liege, Bélgica; Wallenrod, Alemanha e Cambridge (aqui, aqui e aqui também), Reino Unido. As pessoas em Liege também estavam orgulhosas do bolo. Adicionalmente, Axel Beckert escreveu um relatório sobre a festa alemã e János Holányi relatou sobre a festa na Hungria.

Ferramenta do Mês: apt-iselect. Joe 'Zonker' Brockmeier selecionou apt-iselect, escrito por Dobrica Pavlinusic, como sua ferramenta do mês. Esta ferramenta usa o apt-cache para procurar pacotes combinando um ou mais termos através de um menu em modo texto e torna instalar pacotes em sistemas Debian GNU/Linux ainda mais fácil que antes. A ferramenta adiciona interatividade ao apt-cache e o torna mais amigável ao usuário.

Chaveiro Debian com chaves de não-desenvolvedores? Martin Quinson questionou se seria possível para contribuídores do Debian que não chegaram ao status de desenvolvedor terem suas chaves GnuPG no chaveiro Debian. Ele disse que o relacionamento de confiança seria facilitado se ele pudesse assinar seus e-mails e contribuições com uma chave facilmente disponível. No entanto, colocar a chave em um servidor de chaves público a torna facilmente disponível.

Rascunho da Política Ruby. Fumitoshi Ukai (鵜飼 文敏) anunciou que ele irá fazer upload do ruby-defaults em breve e irá renomear o pacote ruby atual como ruby1.6. Ele também escreveu um rascunho inicial da Política Debian Ruby que também cobre a transição do Ruby 1.6 para o 1.8. Comentários são bem vindos, inclusive sobre o empacotamento do Ruby 1.8.

Proteção de pilha no Debian? Russel Coker gostaria de saber quem está interessado em proteção de pilha. Ele acredita que seria bom fazer alguns experimentos sobre pacotes com proteção de pilha no Debian. Provavelmente o melhor jeito de fazê-lo seria iniciar com ssh-stack e sysklogd-stack sendo colocados em experimental. Uma imagem do kernel com PaX poderia ser interessante também.

Monitorando bugs críticos. Colin Watson anunciou uma nova lista de discussão para bugs críticos ao lançamento. Toda a correspondência enviada para bugs com severidades críticas, incluindo reconhecimentos de mensagens de controle, será copiada para a nova lista: debian-bugs-rc@lists.debian.org. Pessoas interessadas em manter a contagem de bugs RC sobre controle são encorajadas a assinar a lista do modo usual e ajudar.

Pesquisa sobre a liberdade da FDL. Branden Robinson começou uma pesquisa para medir o nível de consenso se a Licensa de Documentação Livre GNU (FDL, Free Documentation License) é considerada livre de acordo com a Definição Debian de Software Livre (DFSG, Debian Free Software Guidelines) ou não. O propósito desta pesquisa é para que os participantes da lista de discussão debian-legal possam fazer uma recomendação informada para o resto do projeto Debian.

Sarge e documentação não-livre. Adam Warner apontou como o lançamento do sarge está tratando a documentação. A política do gerenciador de lançamentos diz que a documentação nas seções principal e contrib devem ser livremente distribuíveis e sempre que possível deve ser sobre uma licença livre segundo a DFSG. Isto deve se tornar um requerimento após o lançamento do sarge. Membros da FSF nos pediram para dar mais algum tempo para que eles possam chegar a uma GNU FDL que seja livre segundo a DFSG antes que movamos os pacotes em questão para a seção não-livre e experimentemos controvérsias maiores.

Gerenciando /etc/shells. Karl Ramm anunciou que ele fez o upload de uma versão do pacote shadow que provê scripts para a manutenção de /etc/shells. Ele decidiu rapidamente quando se tornou o mantenedor do shadow que ele não queria ser um árbitro dos shells aceitáveis. Este arquivo não é mais um arquivo de configuração, sendo mantido pelos programas add-shella e remove-shell.

Revisão pública da LSB v1.9. Martin Michalmayr sugeriu as pessoas revisarem a Base Padrão Linux (LSB, Linux Standard Base) v1.9 para certificarem-se que o Debian concorda com o seu conteúdo. Portadores também deveriam checar os documentos específicos as arquiteturas. Estas prévias de especificação são documentos não aprovados somente com propósito de receber comentários, em preparação para a LSB v2.0 que será lançada no final do ano. A LSB deve ser discutida na lista de discussões debian-lsb. Comentários para a LSB se encerram dia 30 de setembro.

Trabalho em uma nova revisão estável para o woody. Bernd Eckenfels perguntou se há planos para uma revisão 3.0r2. A última atualização foi lançada em 22 de dezembro de 2002 e muitas atualizações de segurança já forma feitas desde então. Martin Schulze, o Gerenciador de Lançamento Estável, respondeu que ele está tentando voltar ao seu plano original, bimensal. Ele também mencionou esta página que contem seu plano atual para esta atualização.

Onde colocar módulos do kernel? Martin F. Krafft questionou onde devem ser instalados módulos adicionais para o kernel. Alguns pacotes usam diretórios próprios no diretório de módulos, enquanto outros parecem preferir um subdiretório. Christoph Hellwig explicou que uma das razões para a mudança do layout do diretório de módulos com o Linux 2.4 é que cada pacote tenha seu próprio diretório.

Informação vazada em pacotes Debian. Joey Hess notou que informações sobre o sistema de alguns mantenedores Debian estava vazando em seus pacotes binários. Ele disse que diretórios home são apenas uma coisa que pode ficar marcada em um binário. Outros prováveis candidatos incluem o hostname do sistema. Slrn costumava usar o hostname do construtor em tempo de execução quando enviava artigos, por exemplo.

Fechando bugs do Snort. Sander Sneenk anunciou que ele pretende fechar 35 relatórios de bug contra a versão estável do snort. Ele escreveu uma mensagem amigável avisando aos relatantes que os bugs foram relatados contra uma versão antiga, incluindo uma URL para uma versão atualizada do pacote, onde esses bugs provavelmente foram corrigidos. Em uma resposta Noah Meyerhans explicou que o snort deveria ser completamente removido das versões estáveis, uma vez que ele não é útil sem modos de atualizar seus dados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 25 pacotes tornaram-se órfãos essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 214 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para obter a lista completa e, por favor, adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Por favor, veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Dan Hunt, Matt Black, Frédéric Bothamy e Martin 'Joey' Schulze.