Notícias Semanais Debian - 14 de Outubro de 2003

Bem-vindo(a) à quadragésima primeira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Um site novo, o Russian Debian, abriu suas portas para a comunidade Debian russa. Do mesmo modo que o Debian Planet, eles usam o Drupal para rodar o site. Lá também há uma revisão do Libranet 2.8.1, que é baseado no Debian.

Comitê de Trademark SPI/Debian. Martin Michlmayr relatou a formação de um comitê de trademark baseado em uma resolução de Mako Hill e Gregory Pomerantz que passaram ao comando da SPI em junho. O objetivo é rascunhar uma nova política sobre o uso da marca Debian. O comitê tentará balancear os elementos restritivos da lei e a necessidade de alguns tipos de uso aberto que são importantes para projetos de software livre dirigidos por comunidades como o Debian.

A Distribuição Debian GNU/Linux é a Preferida. O projeto Debian anunciou que o Debian GNU/Linux ganhou o Nono Prêmio Anual Escolha do Usuário, promovido pelo Linux Journal, na categoria de distribuição preferida com a participação de mais de 7.500 leitores na votação. "Eu gostaria de agradecer aos leitores do Linux Journal em nome da comunidade Debian, por declararem suas preferências e por escolherem o Debian", disse Martin Michlmayr quando recebeu o prêmio.

Cédula para a Emenda Constitucional. Manoj Srivastava propôs um rascunho de cédula para a resolução geral em discussão atualmente. Três variantes foram propostas, assim sendo a cédula cobre todas elas bem como nenhuma ação e mais discussão. A primeira chamada para votos irá ser feita na terça feira quando a DWN for lançada.

Relatório da Linux Expo UK 2003. Steve McIntyre escreveu um relatório curto sobre a presença do Debian na Linux Expo UK 2003 durante a última semana. Foi um show com muito sucesso no geral que manteve o pessoal Debian ocupado por dois dias. Eles conversaram com muitas pessoas e venderam muitas camisas e camisetas, além de CDs e DVDs. A maioria dos visitantes eram usuários GNU/Linux e Debian que foram conversar ou perguntar questões particulares.

Sufixos de Linguagem nos Programas. Marco Paganini questionou se programas em /usr/bin podem ter um sufixo de linguagem como .pl ou .py. Marcelo Magallon opôs-se fortemente à idéia e Daniel Burrows explicou que adicionar .py em programas em /usr/bin pode causar problemas com a importação de módulos Python.

A Distribuição Debian GNU/Linux é a Melhor para Empresas. A revista alemã Linux Enterprise magazin conduziu uma pesquisa "Escolha do Leitor". Entre várias outras questões os leitores tinham que votar na melhor distribuição empresarial. O vencedor foi o Debian GNU/Linux que recebeu 33% dos votos, seguido pelo SuSE Linux Enterprise Server com 32% e pelo Red Hat Advanced Server com 22%.

Destruindo Spams e Vírus com o Debian GNU/Linux. Ugo Bellavance descobriu recentemente o MailScanner, que é um poderoso filtro de segurança/spam/vírus para servidores de e-mail. Ele escreveu uma introdução rápida sobre a instalação e o uso. O MailScanner também pode ser usado em conjunto com um anti-vírus. O comportamento para pegar spam e vírus é altamente personalizável usando várias configurações, e os padrões fazem sentido nas versões recentes.

A Construção de Pacotes Consome Muita Memória. Sam Hocevar notou que a construção do openvrml em arm, mips e mipsel consome tanta memória que a construção automática é terminada. Ele admitiu que o g++ usa cerca de 200 MB de memória em seu sistema. Adam Majer sugeriu-o a não usar a opção -O2 para otimização com o objetivo de poupar memória nestas arquiteturas.

SysFS - Gerenciando Nodos de Dispositivos. Martin Pitt leu sobre a nova arquitetura para nodos de dispositivo do kernel Linux e questionou como empacotar sua biblioteca. Um daemon de espaço do usuário irá prover uma interface consistente para o sistema de arquivos de informação de dispositivos do kernel sysfs e substituirá o devfs. Marco d'Itri contribuiu pacotes preliminares para o udev.

Iniciando um Sistema Debian Mais Rapidamente. Andrea Mennucc perguntou se já houve alguma tentativa de aumentar a velocidade da seqüência de inicialização implementando a inicialização paralela dos daemons, minit ou os scripts de inicialização de Richard Gooch. Henrique de Moraes Holschuh esteve trabalhando no sistema de inicialização. Joe Drew adicionou que ele converteu uma máquina embarcada de busybox init para simpleinit mais ferramentas que suportam dependências e ganhou algum tempo durante a inicialização. Gerrit Pape implementou o runit, mas ele não é um substituto drop-in para o sistema de inicialização SysV.

Ajudando Mantenedores Ocupados. Martin Michlmayr pediu para que um grupo de pessoas interessadas em ajudarem desenvolvedores ocupados co-mantenham seus pacotes por um tempo, Pessoas interessadas não precisam estar registradas como desenvolvedores Debian, mas devem contatá-lo.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 17 pacotes se tornaram órfãos nesta semana e precisam de um novo mantenedor. Isto perfaz um total de 180 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do software livre. Veja as páginas WNPP para obter a lista completa; adicione uma nota ao relatório de bug e renomeie-o para ITA: caso pretenda pegar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Michael Schaefer e Martin 'Joey' Schulze.