Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 21 de Outubro de 2003

Bem-vindo(a) à quadragésima segunda edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. De acordo com a natural computing a corte de auditoria da província alemã Mecklenburg-Vorpommern está migrando seus 100 sistemas para o Debian GNU/Linux. O time de robôs jogadores de futebol alemão Mission Impossible Twente usa o Debian woody como sistema operacional e está muito contente com ele.

O Debian e o LPI. Martin Michlmayr relatou um encontro com representantes do Linux Professional Institute (LPI). Os candidatos podem escolher entre questões baseadas em rpm ou dpkg e cerca de 25 % deles escolhem o dpkg no laboratório de Sidney. Além disso, o LPI está trabalhando no desenvolvimento de uma "Certificação Desktop". Envolvidos no Debian com relação ao desktop são encorajados a entrar em contato com o Martin. O LPI estará presente no World Summit on the Information Society (WSIS) dando CDs Debian bootáveis (Morphix).

Retrospectiva do Líder do Projeto. Martin Michlmayr listou tarefas nas quais ele trabalhou nos últimos seis meses que não justificaram um relatório próprio, para manter a transparência; incluindo várias atividadas internas do Debian, questões financeiras e legais, publicidade e desenvolvimento.

O Debian nas Notícias. O LinuxForce notou que 2003 já se tornou um banner para o Debian GNU/Linux. Eles montaram uma lista das notícias mais significantes sobre o Debian até agora neste ano; incluindo os prêmios mais recentes, uma pesquisa da Netcraft, o estudo de caso em melhor prática para gerenciamento de sistemas operacionais e outras.

Verificadores de Política para Pacotes. Magosányi Arpád perguntou qual verificador de política deve ser usado, sendo que as versões na testing não implementam a política mais recente. Steve Kowalik explicou que o linda o faz, mas ainda não foi instalado na testing.

Uploads Apenas do Código Fonte. Wolfgang Borgert experimentou problemas com um upload somente com o código fonte recentemente. Daniel Jacobowitz explicou que eles não são permitidos porque encorajariam a falta de cuidado do mantenedor, uma vez que estes pacotes não teriam nem mesmo que ser construídos por ele. Além disso, pacotes binários para todas as arquiteturas não seriam construídos pelos buildds.

O Debian na Wikipedia. Wikipedia, a enciclopédia gratuita, contem uma entrada longa sobre o projeto Debian e sua distribuição. Entre outros tópicos ela menciona o recrutamento de desenvolvedores, motivação, resignação e o ciclo de vida dos pacotes. A Wikipedia é uma enciclopédia escrita e editada pela comunidade e publicada usando a Licença de Documentação Livre GNU. Mais de uma dúzia de pessoas contribuíram com o artigo desde que sua versão original foi escrita em dezembro de 2001.

Mini-Congelamento Para Alguns Pacotes. Steve Langasek encorajou os mantenedores de krb4, PostgreSQL, Heimdal, cyrus-sasl2 e coreutils a não modificarem estes pacotes até que eles tenham entrado na testing. Várias dependências entre os pacotes e problemas sérios os previne de entrar na testing neste momento. O PostgreSQL está atrasado por causa de uma quebra não esperada em conexão com o Perl 5.8.1, o heimdal conflita com o PostgreSQL e o coreutils necessita de uma nova versão do krb4.

Cédula da Emenda Constitucional. Manoj Srivastava lançou a primeira chamada por votos para a resolução geral da emenda constitucional para clarificar a seção 4.1.5 da constituição. Votos precisam ser recebidos até quarta feira, 29 de outubro, 23:59:59 UTC. Ele incluiu mais informações, uma lista de impressões digitais, estatísticas sobre esta votação e mencionou o repositório com o código fonte do sistema de votação.

Testando Pacotes na Construção. Bill Allombert sugeriu a revisão da política e pediu aos mantenedores para colocarem testes automáticos para seus pacotes nos scripts de construção, uma vez que o tempo dos autoconstrutores parece ser um recurso menos escasso do que o tempo dos portadores. Mantenedores podem testar somente os pacotes binários dos quais eles irão fazer upload. Eles só podem testar um pacote autoconstruído depois que ele fizer parte da distribuição instável, onde ele já pode estar causando problemas. Uma proibição similar não é mais parte da política.

Empacotando imagens do debian-installer. Goswin von Brederlow questionou onde deve ser feito o upload das imagens do novo instalador. Elas são imagens de disquetes, CDROM, netboot e instalação por hd variando entre disquetes de 1.4 MB, imagens de instalação por hd/netboot com 5-20 MB e imagens ISO de CDROM com 5/20/50 MB, totalizando entre 100 e 150 MB por arquitetura.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar os seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 16 pacotes se tornaram órfãos nesta semana e precisam de um novo mantenedor. Isto perfaz um total de 181 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do software livre. Veja as páginas WNPP para obter a lista completa; adicione uma nota ao relatório de bug e renomeie-o para ITA: caso pretenda pegar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.