Notícias Semanais Debian - 2 de Março de 2004

Bem-vindo(a) à nona edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Em 13 de março haverá uma festa de caça aos bugs na Universidade de Sidney, organizada pelo grupo de usuários local. Isaac Jones descreveu que relatar e corrigir bugs em softwares usados é uma das formas mais fáceis de se envolver com o Software Livre. Brandley Kuhn lembrou-nos da patente GIF que a IBM possui até 2006, embora a patente da Unisys vá expirar em breve.

Eleição do Líder do Projeto Debian. Manoj Srivastava relatou que o período de candidaturas está no final. Há três candidatos: Martin Michlmayr, Gergely Nagy e Branden Robinson. As plataformas destes candidatos devem ser publicadas durante o fim de semana. O período de três semanas de campanha começou.

Novo Tipo de Distribuição GNU/Linux? A LinuxWorld relatou sobre a discussão de weblog de Ian Murdock, na qual ele propôs um novo tipo de "distribuição orientada a componentes". Ele explicou que a Progeny está construindo tal tipo de distribuição na qual os usuários podem construir plataformas desde a base, incluindo somente os recursos e tecnologias que os seus produtos precisam. o Linux orientado a componentes da Progeny está sendo construído abertamente como um projeto comunitário, com componentes atualmente baseados no Debian sarge. O núcleo de tempo de execução certificado pela LSB 1.3 já está disponível, com mais componentes e um mecanismo de instalação com suporte a componentes, baseado no Anaconda que será adicionado nas próximas semanas.

Raiz em LVM em RAID com o Debian. Charles Steinkuehler explicou como, usando o Howto de Massimiliano Ferrero, ele fez o Debian rodar com a raiz em LVM em RAID. Ele fez o script mkinitrd trabalhar com a raiz em LVM em RAID usando os ganchos disponibilizados para suportar LVM (RAID já é suportado). Isto permite o uso do apt-get para instalar atualizações do kernel dos repositórios do Debian. Charles detalhou as configurações que ele usou para a arquitetura i386, que também devem funcionar para outras arquiteturas usando os mesmos scripts iniciais do ramdisk do Debian.

Nova Proposta Multi-Arquitetura. Tollef Fog Heen relatou sobre a nova proposta multi-arquitetura com o objetivo de suportar a arquitetura AMD64. Obviamente, ela causou muito debate no canal #debian-devel, mas isto já era esperado. Comentários são bem-vindos.

Proposta de Resolução Geral não-livre. Manoj Srivastava enviou um rascunho proposto de cédula para a votação que cobre o gerenciamento futuro da seção não-livre. O período de votação para esta questão é de 7 a 21 de março. Cada desenvolvedor Debian registrado pode pontuar duas escolhas e "mais discussões". Manoj solicitou comentários.

Problema de Trademark do Firefox. Eric Dorland relatou sobre problemas de trademark com a inclusão do ícone oficial e o nome Firefox. André Dahlqvist informou-lhe que isto não parece ser permitido pelo autor. Nathanael Nerode aconselhou-o a pedir para a Fundação Mozilla permitir explicitamente que construções não-oficias sejam nomeadas "Mozilla" e "Firefox" desde que elas estejam claramente identificadas como não-oficiais, ou alternativamente prover nomes alternativos para construções não-oficias.

Incluindo arquivos PPD de Fabricantes. Roger Leigh foi contactado pela Seiko-Epson para incluir seus arquivos PPD livres de impressoras laser no Debian. Bernd Eckenfels preferiria vê-los incluídos também no pacote original. Siggy Brentroup explicou por quê é improvável que isto aconteça e Francesco Lovergine adicionou uma lista de pacotes para arquivos PPD providos por fabricantes.

Problemas de Licença do Apache? Chris Waters discutiu a nova Licença Fonte Apache 2.0, que a Free Software Foundation clama ser incompatível com a Licença Pública Geral GNU, contradizendo a Apache Software Foundation. Chris está preocupado com pessoas que podem gastar seu tempo começando projetos que podem se mostrar indistributíveis.

Licença de Publicação Aberta. Oleksandr Moskalenko questionou se a Licença de Publicação Aberta é compatível com a Definição Debian de Software Livre. Henning Makholm e Nathanael Nerode consideram uma cláusula não-livre, como uma cláusula similar na Licença de Documentação Livre GNU.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.