Notícias Semanais Debian - 28 de Setembro de 2004

Bem-vindo(a) à trigésima oitava edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Bard Fitzpatrick do LiveJournal/Danga interactive palestrou sobre o uso do Software Livre em uma aplicação web de grande escala que é baseada no sistema operacional Debian na OSCON deste ano. Slashdot relatou sobre o esforço de enrijecimento do Debian, que foi iniciado recentemente por Lorenzo Hernandez Garcia-Hierro.

Informações do Lançamento do Sarge. Steve Langasek enviou informações atualizadas sobre o lançamento do sarge e explicou quais pacotes estão bloqueando a transição de outros para a testing. O maior bloqueio parece ser a falta de infraestrutura buildd para testing-security. Uma nova versão candidata ao lançamento do instalador é esperada em breve e o número de bugs críticos ao lançamento está caindo, mas não tão rápido quando planejado.

Robô de Vigilância operado por Debian. Um artigo fala sobre um robô de vigilância que foi recentemente migrado para usar o Debian como sistema operacional. O engenheiro Dave Northrup disse que o Debian se destacou pela seu esforço para fornecer conjuntos de pacotes muito estáveis e testados. Seus sistemas comerciais são versões bem selecionadas do Debian GNU/Linux, e seus sistemas de pesquisa serão transicionados para versões completas do Debian até o final do ano.

Suporte para Pacotes removidos? Andreas Krüger questionou como os pacotes que fizeram parte do sarge em algum momento mas foram removidos posteriormente no ciclo vital da testing serão suportados. Ele mencionou um relatório de bug wishlist (desejo) para implementar funcionalidade de downgrade. Frank Lichtenheld adicionou que o aptitude tem uma categoria especial para pacotes obsoletos para que eles possam ser removidos facilmente.

Gráfico da Organização Debian. Martin F. Krafft preparou um organograma da organização Debian, principalmente para o seu futuro livro. Ele lançou-o sob a Licença Artística e concede que não há uma maneira de encapsular a organização Debian corretamente em um gráfico, mas acredita-se que esta representação está boa. Ele agradece críticas e sugestões construtivas.

Bugs via LDAP atualizados. Andreas Barth anunciou que a interface LDAP para o sistema de gerenciamento de bugs agora fornece acesso para os bugs fechados também. O sistema também foi movido para uma instalação OpenLDAP padrão do woody usando a porta padrão. O novo slapd usa um dn base diferente: dc=bugs,dc=debian,dc=org; e as instâncias antigas no master e no spohr estão depreciadas.

Migração de Correções de Erros no Sarge. Jeroen van Wolffelaar relembrou aos desenvolvedores que a equipe de lançamento precisa de ajuda para certificar que as correções de bugs importantes migrem para o sarge. Ele adicionou uma lista de pacotes para os quais ele não tem informações atualizadas. Se você mantém um ou mais pacotes cuja versão no sid é maior que no sarge, visite o banco de dados de administração de atualizações e atualize a informação.

Documentação das Sub-Seções. Gustavo Franco questionou se documentação nova e mais precisa para as subseções seria necessária. Ele "bateu" em um pacote que aparentemente se encaixaria em diversas seções. Enrico Zini adicionou que deveria haver mais suporte para tags de pacotes.

Comparação dos Gerenciadores de Display X. Osamu Aoki comparou os quatro gerenciadores de display que o Debian distribui: XDM, GDM, KDM e WDM. O GDM parece ser o mais adequado. Ele também notou que não há um modo padrão de configurar um script de inicialização ao escolher um gerenciador de janelas via menu. Isto é um grande problema para usuários CJK (Chinese/Japanese/Korean) que precisam configurar a entrada do teclado, que é geralmente um programa daemon.

Modificações na Licença de Documentação Livre GNU? Roger Leigh questionou se seria possível adicionar um documento de clarificação na licença para evitar os principais problemas que afetariam um manual licenciado sob a GNU FDL. O trabalho em si é escrito em Docbook/SGML, e nãn contêm seções invariantes. As respostas sugerem que isto funcionaria, porém tal documento ainda não seria compatível com a GNU GPL.

Calendário do Debian-Installer. Joey Hess enviou planos para o encontro do debian-installer em Oldenburg, que falou sobre planos de lançamento e trabalho pós-sarge. Uma linha do tempo está incluída na ata. Isto inclui uma versão candidata a lançamento ser lançada em 30 de setembro, incluindo um lançamento de strings.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 9 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 169 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Adrian von Bidder, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.