Notícias Semanais Debian - 30 de Novembro de 2004

Bem-vindo(a) à quadragésia sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Flyers do Debian foram movidos para o Alioth para facilitar a manutenção e contribuição. Apesar da aproximação do lançamento do sarge, outra atualização para a versão estável atual está sendo preparada.

Feed RSS das Notícias Debian. Greg Stark questionou se a Debian Weekly News está disponível via RSS. Romain Francoise apontou que o GMANE fornece feeds RSS para muitas listas de Software Livre, incluindo RSS da lista Debian News e também em formato blog. Atualmente, não há feed RSS oficial fornecido pelo projeto Debian, mas voluntários são bem vindos a escreverem o código necessário.

Salvando Banda de Download. Goswin von Brederlow propôs a disponibilização de arquivos Packages ordenados para reduzir a quantidade de dados que precisam ser obtidos em cada atualização, já que o arquivo Packages para o sid já possue 13 MB (3.5 MB compactado). Adam Heath adicionou que a ordenação por nome de pacote não seria suficiente e Eduard Bloch mencionou o apt-dupdate como outro meio de acelerar o download. Vários desenvolvedores contribuiram idéias e códigos sobre o assunto ao Bug#128818.

O OS para Estações de Trabalho: Debian. Hindistan Kivilcim explicou as razões para tornar o Debian GNU/Linux o sistema operacional (OS) de sua estação de trabalho, motivos estes que são claros como cristais: "Instalar novas aplicações e configurar aplicações antigas no Debian GNU/Linux é uma brisa. Você não tem que se preocupar com dependências, problemas de bibliotecas, e nem mesmo com arquivos de configuração antigos." Ele também enfatizou dependências de pacotes contra dependências de arquivos.

OpenOffice.org 1.9 para o Debian. Chris Halls anunciou pacotes muito primitivos para o OpenOffice.org 1.9.62 como uma previsão para a versão 2.0. Ele alerta que estes pacotes não são da mesma qualidade ou calibre que usuários Debian geralmente esperariam ver. Eles não possuem a integração adequada com o Debian, e serão colocados em /opt/openoffice1.9.62/.

Colaboração Remota. Don Marti escreveu sobre disseminar as conversações que transformam um grupo em uma equipe. Ele mencionou que e-mails podem se transformar em acusações pessoais e desentendimentos rapidamente, portanto uma chamada telefônica rápida pode evitar problemas reais. Ele também enfatizou o valor de encontros online (IRC, IM) e recursos online cooperativos (sistema de gerenciamento de bugs, wikis) e mencionou quando eles não devem ser usados.

Instalando o Linux 2.6 no Debian. Falko Timme escreveu um tutorial sobre como rodar o Linux 2.6 junto com o Debian GNU/Linux 3.0 (woody). Para ter suporte à módulos, alguns backportes precisam ser instalados. Um dos passos finais é criar um ramdisk para que o kernel inicialize corretamente.

Festas de Caça aos Bugs no Último Fim de Semana. Durante as festas de caça aos bugs no último fim de semana, vários bugs críticos ao lançamento foram fechados. Adicionalmente, uma solução para o problema da remoção do KDE foi discutida e melhoramentos para os scripts da distribuição testing preparados. Há algumas fotos da festa em Frankfurt, Alemanha. Correções para os problemas restantes ainda são apreciadas.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.