Notícias Semanais Debian - 14 de Junho de 2005

Bem-vindo(a) a vigésima quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Semana passada, vimos muitas discussões sobre os objetivos e a equipe de lançamento para o etch. Várias pessoas já estão ansiosas para discutir a preparação e o prazo do próximo lançamento. Branden Robinson explicou para onde notícias sobre o Alioth devem ser enviadas, ao invés de usar mensagens privadas.

Alterações na Política de Lançamento. Andreas Barth propôs algumas alterações na política de lançamento para o futuro lançamento do etch. Quando bibliotecas forem fornecidas, outros programas devem ligar-se dinamicamente a elas ao invés de duplicar seu código fonte, dependências de construção devem ser estáticas. A parte sobre bibliotecas PIC provavelmente precisa de uma discussão técnica primeiro.

Alterações na ABI C++. Matthias Klose anunciou que a interface binária de aplicação (ABI, application binary interface) do C++ será alterada na instável. Todos os pacotes que contêm biblitoecas compartilhadas escritas em C++ terão que ser renomeados. Posteriormente, todos os pacotes que dependem destas terão que ser atualizados novamente. Portanto, a instável está congelada no que diz respeito a biblitoecas C++.

Planejando as Palestras da DebConf 5. Don Armstrong chamou para votos sobre as palestras que participantes gostariam de ouvir na Debian Conference em Helsinki, Finlândia. Para reduzir a proabilidade de duas palestras que os presentes realmente gostariam de participar sejam marcadas ao mesmo tempo, o planejador tentará minimizar os conflitos entre as palestras de acordo com a votação.

Sarge para AMD64 lançado. Jörg Jaspert anunciou que o repositório AMD64 também foi declarado estável. em geral, este lançamento é o mesmo que o dos portes oficiais do Debian, com apenas uns poucos pacotes modificados e vários removidos. Planeja-se que o suporte de segurança para este lançamento será fornecido pela Equipe de Segurança Debian através do security.debian.org.

Debian para os Geeks. Bruce Byfield ecreveu um review sobre o novo lançamento do Debian. Ele confirmou os benefícios trazidos pelo novo instalador e que este lançamento usa versões atuais de muitos pacotes. No entanto, o aptitude não parece ser um programa particularmente fácil e várias placas de vídeo não foram detectadas automaticamente.

Desenvolvimento do dpkg. Scott James Remnant relatou que o ramo de desenvolvimento 1.13 atual do dpkg foi enviado para a instável. A versão nova traz melhorias gerenciamento de arquiteturas, especialmente para a separação entre a arquitetura da CPU e o kernel do sistema operacional. Os valores de várias variáveis foram alterados para refletir melhor a realidade, mas tém potencial de quebrar scripts de construção atuais.

Nível de proeficiência para Pacotes Debian? Mark Edgington questionou se seria útil adicionar um campo à descrição do pacote fonte indicando um nível mínimo de proeficiência que um usuário deve ter para que um pacote seja útil. Enrico Zini também pensou sobre isto, mas admitiu que é difícil medir a "facilidade" universalmente.

Personalização de Pacotes Debian. Roberto Sanchez anunciou seu howto sobre a personalização de pacotes Debian. O documento começa com a configuração do pbuilder para construir pacotes personalizados e explica como criar uma nova versão de um pacote adicionando uma nova entrada no changelog.

Debian e SELinux. Luke Leighton questionou se houve algum progresso em transformar a biblioteca libselinux1 em um pacote obrigatório. Stephen Frost explicou estar trabalhando pelo outro lado e que, por exemplo, o coreutils precisa adicionar a dependência. Petter Reinholdtsen adicionou que usar a biblioteca não significa usar SELinux.

New or Noteworthy Packages. The following packages were added to the unstable Debian archive recently or contain important updates.

Want to continue reading DWN? Please help us create this newsletter. We still need more volunteer writers who watch the Debian community and report about what is going on. Please see the contributing page to find out how to help. We're looking forward to receiving your mail at dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.