Notícias Semanais Debian - 5 de Julho de 2005

Bem-vindo(a) a vigésima sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. David Nusinow anunciou pacotes Debian do X.Org, que ele pretende enviar para a instável. Norbert Tretkowski construiu backportes para o sarge. Rajiv Battula publicou um pequeno review do Debian GNU/Linux 3.1, no qual ele demonstrou o quão simples se tornou instalar o Debian.

Encontro da Equipe de Lançamento. Andreas Barth enviou a ata do encontro da equipe de lançamento semana passada. Durante o encontro, eles discutiram questões aprendidas do lançamento do sarge, a lista de objetivos de lançamento para o etch e propuseram uma linha do tempo. Bloqueadores em potencial do lançamento são a transição da toolchain, a introdução do X.Org, a liberação da documentação, a divisão do repositório, a adição do amd64 e o aumento de segurança do apt.

Desenvolvimento em Curso do Instalador. Joey Hess relatou sobre seus esforços atuais para manter o debian-installer funcional após o lançamento. A pior quebra até agora foi no debootstrap, e a transição Slang 2 também parece causar novos problemas. Ele também referiou-se às primeiras imagens de CD para o etch, que não funcionam.

Requisição de Empacotamento? Lars Wirzenius questionou se bugs RFP (Request for Packaging - Requisição de Empacotamento) ainda são úteis, já que há cerca de mil deles. Ele mencionou freshmeat e gnomefiles como sites nos quais procurar coisas novas para empacotar. Já que a idade média de tais pedidos é de cerca de 200 dias, Lars propôs uma idade máxima de 365 dias para bugs RFP.

Saída Estruturada de Programas. Olaf van der Spek questionou se há planos de adicionar meios de emitir saída estruturada em vários utilitários de linha de comando. Ele notou que alguns campos da saída ficam truncadas se os valores correspondentes forem muito grandes. Gabor Gombas explicou que estes programas são feitos para serem analisados por humanos, e que certamente há outros modos pelos quais programas podem obter informações compreensíveis.

Problemas de Trademark do Firefox em Andamento. Eric Dorland relatou sobre a política de trademark que não é compatível com a adição de patches randômicos aos pacotes Debian Firefox e Thunderbird sem infringir suas marcas registradas. Na longa discussão, Florian Weimer adicionou que o Debian simplesmente ignorou as políticas de trademark de PHP e Apache e considerou o software suficientemente livre.

Transição GLADE. Martin Michlmayr propôs a migração da libglade1 para a libglade2, já que ela está órfã a dois anos. Matthew Garrett adicionou que para tanto seria necessário transicionar todos os pacotes afetados de GTK1 para GTK2. Steve Langasek explicou que vários pacotes que usam a biblioteca antiga representam bibliotecas para GNOME 1 que não tem uma equivalente para GNOME 2.

Lidando com material ofensivo. Ralf Hildebrandt questionou como lidar com conteúdo potencialmente ofensivo em um protetor de tela. Lars Wirzenius sugetiu não instalar um protetor de tela que faça mais do que "branquear" a tela. Alexander Schmehl contribuiu uma parte do patch do Fedora que remove palavras potencialmente ofensivas.

Til em Versões de Pacotes. Paul Hampson perguntou se o símbolo til já pode ser usado em versões de pacotes agora que o sarge foi lançado. Steve Langasek explicou que as alterações necessárias ainda não foram feitas na suite do repositório (DAK) para tornar isto possível no etch. Adam Heath explicou que o DAK usa o símbolo como separador internamente.

Sexta conferência Debian Anual. O projeto Debian anunciou a sexta conferência Debian anual, que ocorrerá no Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Tecnologia de Helsinki em Espoo, Finlândia, de 9 a 17 de julho de 2005. No primeiro dia, vários desenvolvedores irão palestrar com o público geral em mente.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 7 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 222 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 29 pacotes foram removidos do repositório Debian durante as últimas semanas:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.