Notícias Semanais Debian - 9 de Agosto de 2005

Bem-vindo(a) à trigésima segunda edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Andreas Barth relatou que o etch tem quase 800 bugs críticos ao lançamento por problemas pequenos relacionados ao novo compilador, e pediu aos mantenedores que corrijam seus bugs logo.

Riscos do Upload de um Pacote. Loïc Minier requisitou uma ferramenta capaz de exibir os riscos de um upload em tempo de compilação. Isso ajudaria quando ocorrem transições ou quando muitos outros pacotes estão esperando por todas as suas dependências para entrar na testing, onde um novo upload faria que a quarentena fosse reiniciada e poderia causar mais problemas do que os resolvidos.

GNUstep, FHS e Debian. Eric Heintzmann questionou como continuar mantendo o GNUstep no Debian, já que seu layout de diretórios não é compatível com a Hierarquia Padrão do Sistema de Arquivos (FHS, Filesystem Hierarchy Standard), e os desenvolvedores originais não querem alterar o layout. Ele teve que admitir que não é capaz de tornar o GNUstep compatível com a FHS sem quebrá-lo.

Debian Core Consortium. Florian Weimer questionou qual a relação do Debian Core Consortium (Consórcio do Núcleo Debian) com o projeto Debian. Ian Murdock explicou que ele não será chamado desta forma, e que refere-se a um grupo de companhias e organizações sem fins lucrativos que constroem derivações do Debian. O objetivo é construir um núcleo comum, 100 % Debian.

Plano de Transição MySQL. Christian Hammers propôs o uso da versão 4.1 como padrão e o descarte da versão 4.0, já que a versão 5.0 foi enviada para a experimental. Para tal, 75 pacotes precisam ser reconstruídos, já que a libmysqlclient12 desapareceria do repositório. Andreas Barth apreciou a redução do número de pacotes do MySQL no Debian, mas adicionar mais transições atualmente seria pedir por problemas.

Transição do GNOME. Andreas Barth relatou que uma parte razoável do repositório Debian precisa do GNOME 2.10 no etch antes de fazer a mesma migração. Mantenedores não devem fazer upload de versões novas de tais pacotes, para evitar o reinício da quarentena. Nathanael Nerode, no entanto, afirmou que o GNOME não o fará por algum tempo, já que ele precisa esperar a transição do X.Org.

Grupo Debian Science. Helen Faulkner anunciou a criação da lista de discussão debian-science. Ela tem como objetivo encorajar a discussão sobre qual a melhor forma de usar o Debian como sistema operacional para pesquisas científicas e como melhorar o Debian, tornando-o mais útil para cientistas e trabalhadores de áreas relacionadas. Ela também deve fornecer um endereço onde cientistas possam fazer perguntas sobre o Debian ou o software incluído e obter respostas úteis.

X Strike Force Avançando. David Nusinow relatou sobre o lançamento do X.Org 6.9. Ele portou todos os patches do pacote Debian da versão 6.8 para a nova versão, com apenas uma exceção em apenas meia semana, graças ao novo sistema de patch baseado no quilt. Ele começará a trabalhar na versão 7.0 assim que a 6.9 entrar na experimental.

Instalação Massiva em Viena. O conselho da cidade de Viena relatou sobre o fornecimento pela cidade de uma versão personalizada do Debian com KDE ("Wienux") para os 18.000 computadores desktop da cidade. Escolher se eles preferem um Desktop KDE ou alguma outra coisa é, no entanto, deixado por conta de cada funcionário individual. Os oficiais esperavam apenas umas poucas centenas de máquinas GNU/Linux no primeiro ano, mas descobriram que mais de 4 mil computadores poderiam rodar o sistema operacional livre.

Debian lamenta a perda de Jens Schmalzing. Jens (também conhecido como jensen) morreu em 30 de julho em um trágico acidente no seu local de trabalho em Munique, Alemanha. Ele estava envolvido no Debian como mantenedor e suporte do porte PowerPC. Como membro da equipe do kernel, ele foi uma peça chave para levar o pacote do kernel para PowerPC para a versão 2.6. Ele deixou uma esposa e três filhos. As contribuições de Jens serão continuadas por outros desenvolvedores.

Melhorando a interface do BTS. Margarita Manterola propôs termos uma versão mais amigável para o sistema de gerenciamento de bugs (BTS, Bugs Tracking System), que permita que os bugs sejam organizados pela linguagem de programação do código e a dificuldade de corrigí-los. Ela também explicou por que usar as informações do debtags automaticamente não é suficiente.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 32 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 189 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 24 pacotes foram removidos do repositório Debian durante as últimas semanas:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Guilherme de S. Pastore e Marco Carvalho.