Notícias Semanais Debian - 18 de Outubro de 2005

Bem-vindo(a) à vigésima segunda edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Flavio Villanustre revisou Elive 0.3, um live CD baseado no Debian e no Morphix com Enlightenment 0.17. Steve Langasek anunciou que o porte m68k está sendo ignorado em relação à propagação de pacotes da unstable para a testing.

Preparação para Beta do Debian Installer. Joey Hess relatou sobre sua tentativa de construir o debian-installer com a rede de daemons de construção. Alguns dos problemas incluem a construção em HPPA, reduzir o tamanho das imagens de boot em sparc e mipsel, e criar imagem de CD.

Transição do GNOME 1. Thomas Bushnell relatou sobre o estado do GNOME 1, já que a libpng10 foi removida e, portanto, vários pacotes GNOME não podem mais ser construídos. Versões novas das bibliotecas centrais que dependem de uma biblioteca mais nova já foram enviadas. Pacotes ligados à estas bibliotecas também precisam ser reconstruídos. Ele pediu aos mantenedores de pacotes relacionados que enviem novas versões que serão ligadas às bibliotecas mais recentes.

Instalando o Debian Sarge. Edd Dumbill escreveu uma introdução para o novo Debian installer, passando por todo o processo de instalação. Particionar o disco rígido é descrito em detalhes, e alguns alvos selecionáveis são demonstrados. No caso de problemas de hardware, Edd propõe o uso do Knoppix para detecção de hardware.

Procura por Message ID. Andrew Suffield anunciou uma página que fornece um recurso de procura especial para o arquivo das listas Debian. Usando uma URL criada especialmente, agora é possível procurar por uma message ID em particular nos arquivos das listas. O índice é atualizado aproximadamente de 5 em 5 minutos, e cobre todo o arquivo público.

Debian OpenSolaris. Alex Ross anunciou ter compilado grande parte dos pacotes Debian para um sistema baseado no kernel open Solaris da Sun Microsystems. Estes pacotes já rodam no servidor GNU/Solaris, que fornecerá imagens ISO e pacotes para download em breve.

Atualização da Segurança Debian. Branden Robinson relatou sobre a infraestrutura modificada de segurança, que foi implementada mais rápido do que o esperado após discussões no encontro de desenvolvedores de Oldenburg, e agora consiste em três computadores públicos combinados em um DNS rotativo. Ele também mencionou o processo em andamento para atualizar o kernel nas distribuições Debian, que deve levar a novos pacotes em breve.

Licença de Figuras dentro de Aplicativos. Christian Jodar questionou se é possível distribuir um pacote que contêm software licenciado sob a GNU GPL e figuras e animações licenciadas sob a licença Creative Commons BY-SA. MJ Ray afirmou que o resultado não pode ser distribuído sob a GPL e propôs o uso da licença MIT/X11 em seu lugar.

Dependência aos Utilitários Binários GNU. Camm Maguire questionou se haverá uma interface binária estável para os utilitários binários GNU que possa ser usada por outros pacotes. Daniel Jacobowitz afirmou que as bibliotecas inclusas estão suscetíveis a alterações e que outros pacotes teriam que ligar-se a elas estaticamente.

Licença para o Conteúdo do Debian Wiki. John Dowland requisitou uma declaração de licença clara para inclusão no novo Debian Wiki. Francesco Poli propôs o uso das licenças Expat, MIT/X11, BSD ou the GNU GPL para o conteúdo do wiki.

Suporte a Firewall Durante a Inicialização. Samuel Jean escreveu um script para carregar e ativar regras de firewall durante o processo de inicialização do sistema. Matthew Palmer sugeriu olhar o pacote shorewall. Steve Langasek apontou a proposta atual. Javier Fernández-Sanguino Peña adicionou uma nota sobre a seção adicionando capacidades de firewall do Securing Debian Manual.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 5 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 205 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 37 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino e Marco Carvalho.