Notícias Semanais Debian - 13 de Dezembro de 2005

Bem-vindo(a) à quinqüagésima edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Wouter Verhelst pediu palestras para a sala dos desenvolvedores na vindoura conferência FOSDEM. Nathanael Nerode relatou que as transições C++ estão indo bem, e que ele não espera novos problemas.

Entrevista com Branden Robinson. TuxJournal realizou uma entrevista com Branden que fala um pouco sobre seu passado e as vantagens da distribuição Debian. Seu foco primário como Líder do Projeto Debian tem sido tentar resolver alguns problemas antigos de infra-estrutura que vêm frustrando desenvolvedores e usuários.

Skolelinux Juntando Forças. Steffen Joeris propôs usar www.skolelinux.org como uma base da comunidade debian-edu, com um agregador de feed RSS Planet e endereços de e-mail e espaço web para membros do projeto. Isto deve, além de fortalecer a comunidade debian-edu, facilitar a coordenação e cooperação entre equipes locais diferentes.

Debian estabilizando a Paisagem Linux. Tom Adelstein explicou como ele migrou de várias outras distribuições para o Debian GNU/Linux e porque a distribuição Debian é a que melhor lhe serve. O projeto Debian tende a atrair membros com um nível mais alto de conhecimento técnico e compromisso forte com a Free Software Foundation. Segundo a Netcraft, o Debian é atualmente a distribuição GNU/Linux de crescimento mais rápido em servidores web, com mais de 1.2 milhão de sites ativos desde dezembro.

DCC Common Core 3.0 Lançado. A DCC Alliance anunciou o lançamento do DCC 3.0. Este é um conjunto básico de pacotes compatível com a LSB 3.0, baseado e compatível com o Debian sarge. DCC 3.0 contêm 237 pacotes dos quais 200 são pacotes binários pegos do Debian sarge e 32 são backports do etch. Os 5 pacotes restantes fornecem compatibilidade com a LSB 3.0 de forma que o ambiente padrão de aplicação é 100 % compatível com o Debian sarge padrão.

Novos Recursos em buildd.net. Ingo Jürgensmann anunciou a inclusão de armeb, hurd-i386, kfreebsd-i386 e m32r em buildd.net. Outros recursos incluem estimativas do tempo de construção de pacotes em várias arquiteturas, mais estatísticas, links para informações de pacotes e bugs, e uma visão geral sobre os pacotes atualmente construídos para aqueles buildds que suportam este site.

Misturando Pacotes Upstream Diferentes. Jay Berkenbilt ponderou a inclusão de programas de desenvolvedores diferentes em um pacote Debian e estava pedindo opiniões. Mark Brown respondeu com detalhes sobre o procedimento com os pacotes NIS. Nathanael Nerode adicionou que a inclusão depende do tamanho do novo programa e sua utilidade.

Dividindo Pacotes. Bill Allombert pediu aos desenvolvedores que dividam seus pacotes em um pacote normal e um de dados para obedecerem a algumas regras que ajudarão a manter o repositório Debian sóbrio. Estas incluem um esquema de nomenclatura, manter os dados de programa no pacote normal, usar links simbólicos e mover efetivamente os dados compartilhados para o pacote de dados.

Lidando com Configurações. Frank Küster questionou qual a melhor forma de tratar o grande número de arquivos de configuração em potencial do TeX em pacotes Debian. Ele propôs usar um novo diretório para os arquivos locais que deve ser preferido. Bill Allombert respondeu com detalhes sobre como o pacote menu lida com suas configurações.

Processo de Desenvolvimento da GPLv3. Francesco Poli relatou que a Free Software Foundation liberou recentemente detalhes sobre o processo de preparação que será adotado para a versão 3 da GNU GPL. O texto final está planejado para lançamento entre setembro de 2006 e março de 2007 com pelo menos duas versões de rascunho a serem lançadas em janeiro e junho de 2006.

Descrições de Tarefas Debian. Andreas Schuldei chamou voluntários para documentar descrições de várias tarefas dentro do projeto Debian. O objetivo destas descrições é separar nomes e pessoas de tarefas, levando a discussões mais objetivas no futuro.

Emuladores de GameBoy. Robert Millan questionou se emuladores de GameBoy lançados sob a GNU GPL devem ser colocados na main ou na contrib, já que eles precisam de jogos potencialmente não-livres. No entanto, gngb está na main, enquanto gnuboy está em contrib. Andrew Suffield adicionou que há uma comunidade ativa de desenvolvedores de jogos livres para gameboy.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 190 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Meike Reichle, Alex Owen e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Augusto Cezar Amaral, Marco Carvalho e Felipe Augusto van de Wiel.