Notícias Semanais Debian - 20 de Dezembro de 2005

Bem-vindo(a) à quinquagésima primeira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Mohammed Adnène Trojette resumiu os eventos do ano passado e criou a linha do tempo de 2004. Thomas Lange anunciou a versão 2.9 do FAI, a instalação completamente automática para o Debian.

Debian em um DVD? Jaldhar Vyas relatou que um dos problemas encontrados por usuários GNU/Linux em países como a Índia é largura de banda pequena. Portanto, uma distribuição em CD ou DVD é preferida em relação a grandes instalações ou atualizações via rede. Ele encontrou um patrocinador e está procurando uma versão de 1 DVD do sistema Debian. Jörg Jaspert confirmou que a produção é simples, já que ele já fez isto antes.

Quatro Anos de debianforum.de. O fórum web debianforum.de, para usuários Debian que falam alemão, teve seu quarto aniversário em 20 de dezembro. Com discussões como "Como instalar um programa", este fórum tornou-se um site importante tanto para os iniciantes no Debian quanto para os profissionais em países que falam alemão. Com estandes em vários eventos GNU/Linux, o fórum também esteve ativo fora da rede mundial de computadores.

Votação: Abertura de Mensagens Privadas. Manoj Srivastava chamou para votos sobre a abertura dos arquivos da lista debian-private, de 18 a 31 de dezembro. Se aprovada, um comitê será criado para procurar e publicar mensagens de significância histórica ou atual enviadas para a lista de discussão interna privada do Debian.

Simon Bienlein recebe o Prêmio BIENE. Simon Bienlein (alemão), um contribuidor Debian alemão recebeu o prêmio BIENE (alemão). Simon contribui com o Debian installer e ajudou a torná-lo próprio para uso com um terminal em braille. Ele recebeu o prêmio pelo seu website (alemão) sobre o GNU/Linux para pessoas cegas. O prêmio BIENE é dado anualmente para websites cuja acessibilidade é exemplar. Simon recebeu até mesmo um prêmio especial.

Novo guia para apt-get e dpkg. All about Linux, um blog com foco no GNU/Linux no blogspot.com publicou um ótimo guia sobre apt-get e dpkg. O artigo foi preparado para usuários novos e explica as aplicações mais comuns de ambos os programas. Para informações mais detalhadas sobre estes programas, você também pode referir-se ao apt howto do próprio Debian.

Usando Scripts de Inicialização em conformidade com a LSB. Thomas Hood questionou como ele deve utilizar as funções para scripts de inicialização em conformidade com a LSB de forma correta. Ele notou que saídas arbitrárias iriam estragara a formatação. Petter Reinholdtsen relatou sobre idéias de enviar a saída dos scripts para o servidor syslog. Henrique Holschuh adicionou que as funções funcionarão até mesmo quando a execução paralela de scripts de inicialização for implementada.

Pacotes assinados Individualmente. Marc Brockschmidt relatou sobre uma mudança na suíte do repositório que fez pacotes assinados individualmente serem rejeitados. Várias pessoas afirmaram que gostariam que o dpkg-sig continue funcionando. Marc adicionou que Jörg Jaspert planejou fornecer uma versão melhor da verificação problemática que voltará a aceitar tais pacotes.

TeX Live no Debian? Norbert Preining relatou sobre a gênese do TeX live para o Debian depois que os pacotes foram rejeitados no diretório incoming. Frank Küster adicionou que vários desenvolvedores e usuários do TeX live queriam uma forma simples de instalar o TeX live no Debian, substituindo o teTeX e mantendo as dependências em ordem.

Fechamento Automático de Bugs. Roberto Sanchez questionou se o fechamento automático de bugs poderia ser ajustado para funcionar apenas para bugs no mesmo pacote fonte, já que um erro de digitação no número de bug fará o bug errado ser fechado. Matthew Palmer adicionou que a mensagem de fechamento diz qual pacote fonte fechou o bug.

Debian Sarge atualizado. O projeto Debian anunciou a primeira atualização para a versão stable atual. Preparações para esta atualização levaram seis meses e terminaram um pouco depois do primeiro round de atualizações do kernel para esta versão. Esta atualização acumulou 172 atualizações de segurança e 16 correções importantes.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Meike Reichle e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Marco Carvalho e Augusto Cezar Amaral.