Notícias Semanais Debian - 27 de Dezembro de 2005

Bem-vindo(a) à quinquagésima segunda e última versão deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Feliz natal a todos os leitores que celebram o evento Cristão, e um próspero ano novo a todos que comemoram o nascimento do novo ano. Em um ensaio, David Chisnall observou o preço do Software Livre, ligando-o à liberdade que se ganha ao usá-lo.

Backports de Pacotes para o Sarge. Norbert Tretkowski anunciou, que o backports.org suporta a versão estável atual do Debian, cujo codinome é sarge. Os desenvolvedores Debian podem enviar backports de seus pacotes para o repositóro. Norbert também forneceu algumas notas sobre o uso do backports.org para usuários finais e desenvolvedores.

A Equipe KDE do Debian em uma Entrevista. A equipe KDE do Debian foi entrevistada pelo "The people behind KDE" (as pessoas por trás do KDE), um site cujo objetivo é apresentar as pessoas envolvidas na comunidade KDE. A entrevista aborda aspectos técnicos e algumas questões pessoais.

Status do Debian unstable. Kamaraju Kusumanchi começou uma página Wiki para resumir os maiores problemas de atualização atuais da instável ("unstable") e para dar soluções aos usuários. Ari Pollack anunciou outra página Wiki acompanhando o tópico do canal #debian-devel em irc.debian.org, que dá uma boa idéia do que está quebrado e o que foi corrigido no sid. No entanto, ele recomenda o uso de apt-listbugs/apt-listchanges e debian-devel-announce.

Framework Comum para Gerenciamento de Energia. Kevin Locke anunciou o início de um projeto para criar um framework comum para gerenciamento de energia no Debian. Os desenvolvedores poderão responder eventos relacionados à energia, independentemente da arquitetura ou do daemon, instalando um único script para o gerenciador de eventos comum. Este script será corretamente interpretado até mesmo quando novos sistemas de energia e daemons forem criados, sem que nenhuma alteração seja necessária por parte do desenvolvedor.

Transição dos Ganchos do Kernel Package. Manoj Srivastava alertou sobre a nova versão do kernel-package, que pode produzir pacotes binários do kernel cujo script postinst falha, apesar de não haver problemas com o kernel. Isto é o resultado da conversão para debconf e scripts que esperam um script de instalação interativa ou produzem alguma saída.

Arquiteturas na Próxima Versão. Steve Langasek, membro da equipe de lançamento do Debian, anunciou fim da fase de requalificação de arquiteturas. Como resultado, a próxima versão estável do Debian, chamada etch, provavelmente não irá suportar as arquiteturas arm, m68k, s390 e sparc. No entanto, ela suportará a arquitetura amd64 pela primeira vez.

Mozilla e Amigos baseados no XULRunner? Mike Hommey relatou sobre seus planos de empacotar o xulrunner, que deve se tornar o engine central para todas as tecnologias Mozilla no futuro, o que significa que todos os produtos Mozilla (firefox, thunderbird, etc.) serão construídos com base nele. O plano de médio prazo é migrar as aplicações que usam Mozilla como plataforma (como epiphany, galeon, kazehakase, etc.) para o xulrunner.

Debian em Monique. A Cidade de Monique publicou novidades sobre sua migração para uma solução GNU/Linux baseada no Debian. Os passos atuais são para migrar o gerenciamento de documentos para uma solução baseada no OpenOffice, para que ambos os clientes Windows atuais e os novos clientes GNU/Linux possam acessá-los. Eles também distribuíram as primeiras versões de teste do cliente baseado em Debian para os usuários para obterem opiniões. A administração dos clientes é baseada em FAI (fully automatic installer - instalador completamente automático) e GOsa (Gonicus System Administrator).

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian unstable recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 174 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Meike Reichle, Mohammed Adnène Trojette, Andreas Barth e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Felipe Augusto van de Wiel e Marco Carvalho.