Notícias Semanais Debian - 28 de Março de 2006

Bem-vindo(a) à décima terceira da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. David Moreno Garza criou um feed RSS para a Debian Weekly News. Manoj Srivastava chamou para os votos nas eleições para líder do projeto deste ano, que teve até agora a menor participação em uma eleição para líder do projeto Debian. Votos precisam ser recebidos até 8 de abril de 2006.

Depreciando o debmake após o etch. Santiago Vila anunciou que o debmake será removido da teste ("testing") e da instável ("unstable") em algum momento posterior ao etch. Os mantenedores dos pacotes restantes (menos que 60) que ainda usam debmake em seu empacotamento devem migrar para outras ferramentas em breve. Em uns poucos meses ele abrirá relatórios de bug contra os pacotes restantes.

Notas dos Eventos Passados. Alexander Schmehl relatou sobre eventos passados nos quais o projeto Debian esteve presente. Houve estandes e participação no FOSDEM na Bélgica e no Chemnitzer Linux-Tage e na CeBIT em Hanover. Alexander também está procurando suporte para eventos futuros como o South Pacific Linux World na Austrália ou a LinuxWorld Conference & Expo na Korea.

Novo Lançamento Debian-Edu/Skolelinux. Finn-Arne Johansen anunciou a nova versão, 2.0, do Skolelinux, após um longo período de desenvolvimento. Ela contém muitas atualizações e recursos novos como som em clientes leves (thin clients), melhorias na detecção de hardware, uma nova versão do KDE e muitas traduções atualizadas para um número crescente de idiomas. Muitos documentos também foram melhorados para fornecer uma visão geral sobre o projeto e tornar mais fácil juntar-se à equipe.

Limitações do reportbug. Kamaraju Kusumanchi relatou que o utilitário reportbug exibiu mais de 600 títulos de relatórios de erro quando ele tentou relatar um bug. Como procurar por palavras chaves em relatórios de bug não é suportado, Marco d'Itri sugeriu usar o Google Groups para fazê-lo.

Força Tarefa Debian Fonts. Christian Perrier explicou os objetivos da fundação de uma equipe de manutenção de pacotes de fontes para o Debian. Um dos objetivos desta equipe é definir uma política de pacotes de fontes para melhorar a incorporação de novas fontes no Debian. Um projeto dedicado foi criado no Alioth, junto com um repositório Subversion e uma lista de discussão.

Idiomas Suportados pelo Debian-Installer. Logo após o lançamento da segunda versão do debian-installer, Christian Perrier indicou o progresso do trabalho na localização do instalador. Ele limpou sua lista de idiomas suportados pelo debian-installer. Novos idiomas ainda estão sendo adicionados, mas aqueles que querem seu idioma suportado pelo instalador do etch precisam começar a trabalhar agora.

Recompilação do Repositório com GCC 4.1. Martin Michlmayr anunciou que durante as duas últimas semanas ele compilou todo o repositório Debian em um computador MIPS Broadcom quad-core usando GCC 4.1. O objetivo era descobrir problemas no próprio GCC 4.1 e bugs em pacotes exibidos por causa do aumento de conformidade com os padrões do GCC (em particular no que diz respeito a código C++). Através da compilação de cerca de 6200 pacotes, ele encontrou 500 novos bugs, dos quais 280 foram causados pela maior rigidez do GCC 4.1

Escrevendo arquivos Copyright. Jörg Jaspert relatou sobre as informações necessárias nos arquivos copyright, já que muitas rejeições da fila NEW ainda são causadas por arquivos copyright quebrados ou incompletos. Ele precisa conter o nome do autor, o(s) ano(s) do copyright, a(s) licença(s) usada(s) e a URL do código fonte original.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 13 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 273 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 25 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Maximilian Wilhelm, Mohammed Adnène Trojette, Martin Michlmayr e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino, Augusto Cezar Amaral e Felipe Augusto van de Wiel.