Notícias Semanais Debian - 13 de Março de 2007

Bem-vindo(a) à quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O listmaster do Debian determinou várias listas não-usadas e/ou obsoletas que serão fechadas como parte dos esforços de limpeza de primavera. Tony Mobily notou que a última patente GIF finalmente expirou. Gustavo Franco relatou que o Second Life é executado em servidores Debian, pois estes podem ser massivamente escalados com uma equipe de TI pequena.

Diretório para Aplicações Web. Paul Cager questionou qual diretório deveria ser usado como raíz de documentos para um pequeno servidor web que ele está empacotando. Luis Matos notou que pacotes como phpsysinfo usam /usr/share/<packagename> e links simbólicos para /var/www/<packagename>. Sean Finney explicou que a forma adequada de incluir aplicações web é através de um apelido na configuração de servidor web e apontou o Manual de Políticas para Aplicações Web, escrito pela Equipe de Aplicações Web do Debian.

Estado do porte Motorola 680x0 para Lançamento. Bill Allombert relatou que o último showstopper remanescente para o porte m68k foi corrigido, já que o etch contém o GCC 4.1.1-21 para todas as arquiteturas. Stephen Marenka adicionou que a inclusão pode ser considerada quando o número de pacotes não-instaláveis na distribuição testing for tão baixo quanto nas outras arquiteturas.

Lidando com Contas Debian Inativas. Jörg Jaspert anunciou que os gerentes de contas irão trancar contas não-usadas com base nas eleições atuais para Líder do Projeto Debian e outras fontes para medir as atividades dos desenvolvedores e sua participação no projeto. Dependendo do tempo passado, o desenvolvedor terá que passar por um processo de novo mantenedor reduzido para reativar sua conta.

Software da iniciativa One Laptop per Child no Debian. A interface humana para a iniciativa One Laptop per Child é Software Livre e pode ser instalada no Debian instável (unstable). sugar-jhbuild é uma das formas mais fáceis de instalar o Sugar. Todos os pacotes necessários para a construção estão disponíveis na instável (unstable) e na experimental.

"Summer of Code" 2007 do Google. Anthony Towns relatou que o Google está organizando um "Summer of Code" novamente neste ano, aceitando aplicações de projetos até 12 de março. Stefano Zacchiroli fez uma referência à página no Wiki coordenando a participação do Debian, que já lista varias tarefas. Estudantes trabalharão em tarefas aceitas do final de Maio até Agosto.

Chave Offline para atualizações estáveis do Etch. Goswin von Brederlow perguntou se a distribuição etch será assinada com uma chave offline. Martin Zobel-Helas adicionou que o etch e cada uma das versões pontuais serão assinadas com ambas as chaves (online e offline) e explicou que a chave já foi criada e Andreas Barth está trabalhando em integrá-la ao pacote debian-archive-keyring.

Suporte à Internacionalização no Manual do Instalador melhorado. Frans Pop anunciou o suporte à entidades traduzidas no guia de instalação do Debian-Installer, usando um patch proposto por Miroslav Kure. Christian Perrier havia notado anteriormente que o manual continha várias entidades personalizadas que não podiam ser traduzidas em outros idiomas.

Bharat Operating System Solutions GNU/Linux 1.0. Chandan M C anunciou que a distribuição indiana BOSS GNU/Linux 1.0 é baseada no Debian GNU/Linux 4.0. Ela consiste em um ambiente desktop amigável, junto com suporte à idiomas indianos e pacotes relevantes para uso no governo. O objetivo de longo prazo é localizar o sistema em todos os 22 idiomas oficiais indianos para auxiliar as pessoas que não compreendem inglês e são negadas os benefícios do Software Livre por isso. O Centro Nacional de Recursos para Software Livre/de Código Aberto escolheu o Debian por sua grande versatilidade e confiabilidades, além da garantia de permanecer 100 % Software Livre.

Restrições de Upload Binário. James Troup explicou que a reproducibilidade e logs de construções automáticas de pacotes, somados à coordenação dos esforços de construção levou os uploads de binários apenas a serem negados em várias arquiteturas e suítes. Pacotes construídos por emulador ou compilador cruzado ainda são considerados potencialmente perigosos e portanto são desencorajados. Ele adicionou detalhes de implementação e ilustrou os eventos que levaram a estas restrições.

Fechando Bugs Não Reproduzíveis. Julien Valroff questionou quando um mantenedor pode fechar um relatório de bug não reproduzível. Neil Williams adicionou que deve ser levado em consideração se o relator é responsivo e se o relatório de bug inclui informação suficiente. Ele afirmou que a tag unreproducible tem um significado similar à moreinfo, ou seja, o relatório deve permanecer aberto, especialmente se indicar uma quebra.

Babelbox com Suporte ao Etch. Frans Pop anunciou a atualização do babelbox para suportar a próxima versão, etch. O Babelbox é um conjunto de scripts e ferramentas para configurar uma máquina que irá executar instalações completamente automatizadas em idiomas diferentes usando ambos os instaladores gráfico e textual. Entre cada instalação, ele irá entrar no sistema instalado e entrar no GNOME por um pequeno período de tempo.

Eleições para Líder do Projeto. Manoj Srivastava anunciou que Wouter Verhelst, Aigars Mahinovs, Gustavo Franco, Sam Hocevar, Steve McIntyre, Raphael Hertzog, Anthony Towns e Simon Richter se candidataram para as próximas eleições para Líder do Projeto Debian. Em 25 de fevereiro, logo depois do período de candidaturas, começa a fase de campanhas, na qual os candidatos responderam perguntas sobre seus planos e idéias. Sven Luther, que também era um candidato, retirou sua candidatura.

Traduções DebConf Francesas Completadas. Christian Perrier anunciou que o Debian instável (unstable) está completamente traduzido no idioma francês, graças ao trabalho continuo da equipe de localização francesa e toda a comunidade de internacionalização. Um esforço similar também está em andamento para vários outros idiomas com grandes progressos.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável (unstable) recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 27 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 369 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 19 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Felipe Augusto van de Wiel, Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Felipe Augusto van de Wiel.