DebConf18 encerra em Hsinchu e as datas da DebConf19 são anunciadas

5 de Agosto de 2018

Hoje, 5 de agosto de 2018, a Conferência anual dos Desenvolvedores e Contribuidores Debian chegou ao fim. Com mais de 306 pessoas presentes de todo o mundo, e 137 eventos incluindo 100 palestras, 25 sessões de discussão ou BoFs, 5 Workshops e 7 outras atividades, DebConf18 foi considerada um sucesso.

Os destaques incluíram a DebCamp com mais de 90 participantes, o Dia Aberto, onde eventos de interesse para um público mais geral foram oferecidos, plenárias como os tradicionais Bits do DPL, Uma sessão de perguntas e resposta com a Ministra Audrey Tang, um painel de discussão sobre "Ignorando a negatividade" com Bdale Garbee, Chris Lamb, Enrico Zini and Steve McIntyre, a palestra "Essa é uma questão de Software Livre!!" dada por Molly de Blanc and Karen Sandler, palestras relâmpago e demonstrações ao vivo e o anúncio da DebConf no próximo ano (DebConf19 em Curitiba, Brasil).

A programação foi atualizada todos os dias, incluindo 27 novas atividades ad-hoc, planejadas pelos participantes durante toda a conferência.

Para aqueles que não puderam comparecer, a maioria das palestras e sessões foram gravadas e transmitidas ao vivo, e vídeos estão sendo disponibilizados no web site de arquivos de encontros do Debian. Muitas sessões também facilitaram a participação remota via IRC ou um documento de texto colaborativo.

O web site da DebConf18 permanecerá ativo para fins de arquivamento e continuará a oferecer links para as apresentações e vídeos de palestras e eventos.

No próximo ano, a DebConf19 será realizada em Curitiba, Brasil, de 21 de julho a 28 de julho de 2019. Esta será a segunda DebConf realizada no Brasil (a primeira foi a DebConf4 em Porto Alegre). Nos dias que antecedem a DebConf, os organizadores locais irão novamente preparar a DebCamp (13 de julho a 19 de julho), uma sessão para um trabalho intenso na melhoria da distribuição, e organizar o Dia Aberto em 20 de julho de 2019, aberto ao público em geral.

A DebConf está comprometida com um ambiente seguro e receptivo para todas(os) participantes. Veja o Código de Conduta da DebConf e o Código de Conduta Debian para mais detalhes sobre isso.

O Debian agradece o compromisso de inúmeros patrocinadores por apoiar a DebConf18, particularmente o nosso Patrocinador Platinum Hewlett Packard Enterprise.

Sobre o Debian

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um verdadeiro projeto comunitário livre. Desde então, o projeto cresceu para ser um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto. Milhares de voluntários de todo o mundo trabalham juntos para criar e manter o software Debian. Disponível em 70 idiomas e suportando uma enorme variedade de tipos de computadores, o Debian se autointitula de sistema operacional universal.

Sobre a DebConf

A DebConf é a conferência de desenvolvedores do Projeto Debian. Além de uma agenda completa de palestras técnicas, sociais e políticas, a DebConf oferece oportunidade para desenvolvedores, colaboradores e outras pessoas interessadas se encontrarem pessoalmente e trabalharem em conjunto mais de perto. Acontece anualmente, desde 2000, em locais tão variados quanto a Escócia, a Argentina e Bósnia e Herzegovina. Mais informações sobre a DebConf estão disponíveis em https://debconf.org.

Sobre a Hewlett Packard Enterprise

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) é uma empresa de tecnologia líder no setor fornecendo um portfólio abrangente de produtos como sistemas integrados, servidores, armazenamento, rede e software. A empresa oferece consultoria, suporte operacional, serviços financeiros, e soluções completas para muitos setores diferentes: mobile e IoT, dados e análises e os setores de manufatura ou público, entre outros.

A HPE também é um parceiro de desenvolvimento do Debian, fornecendo hardware para desenvolvimento de portes, espelhos Debian e outros serviços Debian (doações de hardware são listadas na página de máquinas Debian).

Informações de contato

Para mais informações, visite a página web da DebConf18 em https://debconf18.debconf.org/ ou envie um email para <press@debian.org>.