Encerramento da DebConf20 on-line

30 de Agosto de 2020

No sábado, 29 de agosto de 2020, a Conferência anual de Desenvolvedores(as) e Contribuidores(as) Debian chegou ao fim.

A DebConf20 foi realizada de forma on-line pela primeira vez, por conta da pandemia de coronavírus (COVID-19).

Todas as sessões foram transmitidas ao vivo, com diversas formas de participação: via mensagem IRC, documentos colaborativos on-line e salas de videoconferência.

Com mais de 850 participantes de 80 países diferentes, e um total de 100 palestras, sessões de discussão, "desconferências" Birds of a Feather (BoF) e outras atividades, a DebConf20 foi um grande sucesso.

Quando ficou claro que a DebConf20 seria uma conferência exclusivamente on-line, a equipe de vídeo da DebConf passou muito tempo nos meses seguintes adaptando, melhorando e, em alguns casos, escrevendo do zero a tecnologia que seria necessária para tornar uma DebConf on-line possível. Depois de lições aprendidas na MiniDebConfOnline no final de maio, alguns ajustes foram realizados e eventualmente chegamos a uma configuração envolvendo Jitsi, OBS, Voctomix, SReview, nginx, Etherpad e interfaces web recém escritas para voctomix, bem como para os diversos elementos da pilha.

Todos os componentes da infraestrutura de vídeo são software livre, e todo o conjunto foi configurado pelo repositório público ansible.

A agenda da DebConf20 incluiu duas trilhas em outras línguas que não o inglês: a MiniConf em espanhol, com oito palestras em dois dias e a MiniConf em Malaio, com nove palestras em três dias. Atividade ad-hoc, introduzidas pelos participantes durante toda a conferência, também foram possíveis, transmitidas e gravadas. Também houve diversas reuniões de equipes para a realização de sprints em certas áreas de desenvolvimento do Debian.

Entre as palestras, a transmissão de vídeo exibiu os tradicionais patrocinadores(as) em repetição, e também alguns clipes adicionais incluindo fotos de Debconfs anteriores, curiosidades sobre o Debian e vídeos curtos enviados pelos(as) participantes para se comunicar com seus(suas) amigos(as) no Debian.

Para quem não pode participar, a maioria das palestras e sessões já estão disponíveis através do site web do arquivo de eventos do Debian, e os remanescentes serão disponibilizados nos próximos dias.

O site web DebConf20 permanecerá ativo para fins de arquivamento e continuará a oferecer links para as apresentações e vídeos das palestras e eventos.

No próximo ano, a DebConf21 está planejada para ocorrer em Haifa, Israel, em agosto ou setembro.

A DebConf está comprometida com um ambiente seguro e receptivo para todos(as) os(as) participantes. Durante a conferência, várias equipes (Recepção, equipe de boas-vindas e equipe da Comunidade) estiveram disponíveis para ajudar os(as) participantes a obter a melhor experiência na conferência e encontrar soluções para qualquer problema que pudesse surgir. Consulte a página web sobre o código de conduta na página da DebConf20 para mais detalhes.

O Debian agradece o comprometimento de numerosos(as) patrocinadores(as) que apoiaram a DebConf20, em particular nossos(as) patrocinadores(as) Platinum: Lenovo, Infomaniak, Google e Amazon Web Services (AWS).

Sobre o Debian

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um verdadeiro projeto comunitário. Desde então o projeto cresceu para se tornar um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto. Milhares de voluntários(as) de todo o mundo trabalham juntos(as) para criar e manter software Debian. Disponível em 70 línguas, e oferecendo suporte a uma enorme gama de tipos de computadores, o Debian chama a si mesmo o sistema operacional universal.

Sobre a DebConf

A DebConf é a conferência de desenvolvedores(as) do Projeto Debian. Além de um calendário repleto de palestras técnicas, sociais e políticas, a DebConf oferece uma oportunidade para desenvolvedores(as), colaboradores(as) e outras pessoas interessadas se encontrarem pessoalmente e trabalharem conjuntamente e mais próximos(as). Ela acontece anualmente desde 2000 em locais tão variados como Escócia, Argentina e Bósnia e Herzegóvina. Mais informações sobre a DebConf estão disponíveis em https://debconf.org.

Sobre a Lenovo

Enquanto líder global em tecnologia fabricando um amplo portfólio de produtos conectados, incluindo smartphones, tablets, PCs e estações de trabalho, bem como dispositivos de realidade virtual/aumentada, soluções inteligentes para casa/escritório e datacenter, a Lenovo entende como os sistemas e plataformas abertas são críticos para um mundo conectado.

Sobre a Infomaniak

A Infomaniak é a maior empresa suíça de hospedagem web, oferecendo também serviços de backup e armazenamento, soluções para organzação de eventos, transmissões ao vivo e vídeo sobre demanda. É proprietária integral de seus datacenters e de todos os elementos críticos para o funcionamento de do serviços e produtos fornecidos pela empresa, tanto em software como hardware.

Sobre o Google

O Google é uma das maiores empresas de tecnologia no mundo, fornecendo uma ampla gama de serviços e produtos relacionados à Internet, como tecnologias de publicidade on-line, pesquisa, computação em nuvem, software e hardware.

O Google tem apoiado o Debian patrocinando a DebConf há mais de uma década, e é também um parceiro Debian patrocinando parte da infraestrutura de integração contínua da Salsa dentro da Plataforma Google Loudel.

Sobre Amazon Web Services (AWS)

Amazon Web Services (AWS) é uma das plataformas de nuvem mais abrangentes e amplamente adotadas no mundo, oferecendo mais de 175 serviços completos de datacenters em todo o mundo em 77 zonas de disponibilidade dentro de 24 regiões geográficas. Os clientes da AWS incluem as startups de crescimento mais rápido, as maiores empresas e as principais agências governamentais.

Informações de Contato

Para mais informações, por favor visite a página web da DebConf20 em https://debconf20.debconf.org/ ou envie um e-mail (em inglês) para <presa@debian.org>.