Notícias Semanais Debian - 18 de Julho de 2001

Correção. Na última edição, dissemos que a ia64 está usando o GCC-3.0 já há algum tempo. Isso não é verdade, é a HP PA-RISC que esteve usando o GCC-3.0 e somente o GCC-3.0. Obrigado ao Bdale Garbee pela correção.

Suporte a lcap? Christian Thäter está propondo a adição suporte de (capacidades) lcap por padrão. Isso pode aumentar a segurança, já que os daemons irão poder exercer apenas as capacidades dadas a eles.

Bugs, bugs e mais bugs. Adrian Bunk relata que nós batemos o recorde de número de bugs RC, assim que o freeze começou. Isso é principalmente por causa das recentes falhas de compilação na ia64 e na hppa. Também, o gcc-3.0 parece ter alguns problemas, pelo menos na hppa. Os bugs mais importantes são os bugs RC encontrados no sistema base e nós temos aproximadamente mais uma semana para consertá-los.

Arte ASCII. Joey Hess encaminhou uma peça bonita de arte ASCII, o logo do Debian, de met. No verdadeiro espírito da debian-devel, as pessoas começaram a criar uma versão colorida dele. Uma delas foi feita por John H. Robinson, IV.

BugSquash! Uma variante das "comuns" bugsquashing parties foi feita esse fim de semana -- uma BSP de Arquiteturas Debian. Dê uma olhada no anúncio e no gráfico de bugs

A LinuxTag acabou! Na LinuxTag 2001 em torno de trinta Desenvolvedores Debian e tantos usuários quanto se encontraram no estande do Debiane e participaram do primeiro Dia Debian. Este foi uma conferência de um dia organizada por Desenvolvedores Debian que deram palestras sobre vários assuntos para outros Desenvolvedores e usuários. O Dia Debian foi um grande sucesso e deve ser repetido no ano que vem. No final da agenda tivemos uma sessão de assinatura de chaves organizada para melhorar a rede de confiança de todos.

Apesar de o estande do Debian ter sido ainda maior que os estandes dos anos anteriores, ele ainda esteve super-populoso na maior parte do tempo. Através de patrocindadores tivemos a oportunidade de produzir CD-ROMs especiais do Debian para dar aos visitantes que quiseram testar o Debian GNU/Linux. Em adição a isso, o pessoal da LinuxTag produziu um CD de conferência com um sistema GNU/Linux que é rodado diretamente do CD-ROM sem nenhuma instalação no disco rígido, baseado no Debian GNU/Linux. Em torno de 17.000 pessoas visitaram a LinuxTag desse ano, umas 6.000 saíram com um CD do Debian na bolsa.

Durante o Dia Debian, Richard Higson deu uma palestra sobre o Debian GNU/Linux nas máquinas IBM S/390. O port para a S/390 está indo bem, muitos pacotes (uns 3000) foram compilados para essa arquitetura, um sistema de compilação de força bruta está rodando em uma Multiprise 3000 hospedada na Millenux. Isso leva subitamente à intenção de alguns desenvolvedores, algumas pessoas que trabalham para a IBM e a companhia baseada em Stuttgart trustsec IT solutions GmbH, que planejam trabalhar para tornar o Debian GNU/Linux oficialmente suportado pela arquitetura S/390 da IBM, juntamente com outras distribuições.

Lançamento da nova unifontt anunciado por David Sterner na debian-i18n: a Unifont é uma fonte bitmap de largura dupla (8x16/16x16), desenhada para dar cobertura a todos os Unicode. Ela atualmente cobre uma grande parte do Unicode 3.0. Note que essa versão do Unifont apenas provê um glyph único para cada caracter, tornando impossível lidar com qualquer idioma que precise de caracteres dependentes de contexto bem desenhados. Ela é distribuída na forma de um arquivo hex, com um conversor para convertê-la para bdf. Veja http://czyborra.com/unifont/.

A primeira Debian conference oficial se passou durante o Libre Software Meeting (LSM) em Bordeaux, França. Entre 40 e 50 Desenvolvedores Debian e em torno de 20 usuários de Debian participaram da conferência para discutir vários assuntos e para se conhecerem. Palestras dadas durante o dia estimularam muitas discussões que foram continuadas durante a noite ao ir para a cidade comer ou enquanto hackeavam nas salas de computadores da universidade.

Roland Bauerschmidt e James Bromberger tiraram fotos durante a conferência e Thierry Laronde organizou uma foto de todo o grupo. Para aqueles que queram ler mais sobre a conferência e ver os slides das palestras, Arto Teräs escreveu um relatório extendido de viagem com muitos links para outros sites. Apesar de a conferência ter acabado, a discussão continua pela Internet e um dos tópicos mais quentes atualmente é onde será a Debian Conference 2.

Dica Newbie da semana Você é consciencioso com a segurança? Bom! Aqui está como você pode usar o apt-get para manter seu sistema potato atualizado com os últimos patches de segurança: na/etc/apt/sources.list inclua essas linhas:

deb http://security.debian.org/debian-security potato/updates main contrib non-free
deb http://security.debian.org/debian-non-US potato/non-US main contrib non-free
deb http://security.debian.org potato/updates main contrib non-free

Depois, um rápido apt-get update && apt-get upgrade é tudo que você precisa para manter os gremlins de fora

Novos pacotes da semana

Como sempre, sinta-se livre para escrever-nos com suas notícias relacionadas ao Debian.dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier, Jean-Christophe Helary e Tollef Fog Heen.