Notícias Semanais Debian - 8 de Maio de 2002

Bem-vindo à décima nona edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian.

Bibliotecas de Detecção de Hardware. As pessoas vivem dizendo que o Debian não vem com nenhum tipo de detecção de hardware. Isso é errado, como Petter Reinholdtsen provou, quando refletiu sobre por que o Debian tem tantos pacotes de detecção de hardware. Jeff Licquia e Noèl Köthe responderam e explicaram suas virtudes e a história de cada um deles.

Padrões Abertos: Princípios e Práticas. Um dos problemas que Bruce Perens está enfrentando quando representa a SPI e o Debian em várias organizações de padronização é que todas elas tem uma definição diferente de um Padrão Aberto. Quase todas as organizaçòes de padronização permitem a incorporação de patentes de softwares, licenciamento discriminativo ou outras características que ferem seriamente a "abertura" do padrão. Portanto, o Bruce está apresentando a vocês o primeiro rascunho do Padrões Abertos: Princípios e Práticas com um link para a lista de discussões.

Nova Máquina Européia do Debian. Wichert Akkerman anunciou uma nova máquina, para hospedar certas partes do Debian na Europa. Já que a pandora estava sofrendo de falta de espaço em disco e tendo problemas intermitentes com a rede por um tempo, ela será substituída pela satie, que é um VA2240, doado pela VA Linux Systems e hospedada pela Student Net Twente da University of Twente. A pandora hospedou o QA, NM, non-US e o security.debian.org.

Nova Estrutura do Debian Developers' Reference. Adam Di Carlo anunciou seu primeiro rascunho para uma grande reorganização da Nova Referência dos Desenvolvedores Debian disponível aqui. Sua idéia de reorganizar é coletar as tarefas, recursos, dicas de empacotamento e outras coisas que vão além de empacotamento em seu devido capítulo.

Debian Preinstalado em Servidores HP Blade. Isso deve interessar principalmente aqueles que usam o Debian em um ambiente profissional. A Hewlett-Packard anunciou que seus HP Blade Server bh7800 serão lançados com Debian GNU/Linux (2.2r3) preinstalado. O HP Blade Server bh7800 contém várias lâminas servidoras. Cada lâmina é um computador de uma placa só rodando um sistema operacional separado.

Howto de Subprojetos. Ben Armstrong começou a escrever um subproject-howto em sgml debiandoc. Baseado na experiência de iniciar e sustentar o desenvolvimento de um projeto dentro do Debian, Ben Armstrong explica como iniciar um subprojeto, e por que eles são importantes para a vitalidade e qualidade do Debian.

Debiandoc-SGML Version 2. Osamu Aoki (青木 修) começou a discutir melhoras para a próxima geração de geração de documentos. Já que o Woody está praticamente congelado e que o debiandoc-sgml está em uma forma bem completa para o lançamento, parece ser hora de coletar uma lista de melhoras necessárias. Ele já adicionou um conjunto de itens que ele gostaria de ver mudados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente.

Pacotes Órfãos. 1 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 83 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Nós não vemos tudo, infelizmente e esse mês será um mês ocupado para nós. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.