Notícias Semanais Debian - 15 de Maio de 2002

Bem-vindo à vigésima edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. De acordo com essa lista de justificativas, que diz "Dê-me um F, dê-me um R, dê-me um E, E, Z, E. O que é que dá?", parece que que o Woody deu o próximo passo. Nem todos vocês sabem disso, mas o Bdale Garbee é operador de rádio-amador e, como tal, ele irá apresentar a palestra principal das Dayton Hamvention Activities.

Remodelação do BTS por vir. Na lista debian-debbugs, as pessoas estão discutindo uma remodelação do Sistema de Acompanhamento de Erros (BTS) do Debian. Manoj Srivastava está trabalhando em um documento de projeto, que será mantido atualizado. Ele contém os objetivos, limites, interfaces e casos de uso. Se você sente falta de alguma característica, favor entrar em contato com o Manoj por srivasta@debian.org.

Atualização para a DebConf 2. A Debian Conference 2 (DebConf) acontecerá na Universidade de York, em Toronto, Ontario, Canadá, de 5 a 7 de julho de 2002. Joe Drew, que é responsável por organizar a DebConf desse ano, enviou um relatório de atualizações. Mais de 100 pessoas, incluindo 25 desenvolvedores Debian já se registraram para a conferência. Por causa de requerimentos da Universidade de York, o último dia para se inscrever para a Debconf e ficar na universidade é o dia 31 de maio de 2002. Se você não atingir essa data limite, você ainda poderá participar, mas não terá tudo arranjado por meio de Joe e seu pessoal.

DVDs do Woody Funcionando Bem. Steve McIntyre enviou um relato de sucesso sobre o DVD do Woody. Ele testou os que ele criou a partir de um mirror local em várias máquinas aleatórias no seu escritório, incluindo um Thinkpad, um servidor Dell e algumas outras máquinas montadas. Tudo parece funcionar bem com o código Isolinux e o sistema de instalação é carregado sem problemas.

Política Java Proposta. Ola Lundqvist acredita que já que o Woody já está quase lançado, é hora de discutir a maturidade da política Java proposta. Por favor faça comentários sobre a proposta e envie sua opinião para a lista debian-java.

Instalação do Debian por um Drive de Disquetes USB. Gernot Weber questionou como ele poderia instalar o Debian com um disquete USB. O disco rescue iniciou, mas o instalador não pôde encontrar o disco root depois da mudança. Werner Heuser denotou que uma opção especial de boot pode ser necessária para que o Linux reconheça o drive de disquetes. Se isso não funcionar, pode-se ainda tentar outro método de instalação, como descrito no Linux-Mobile-Guide.

Debian para Hams. Um novo sub-projeto foi criado: Debian-Ham, uma distribuição para operadores de rádio-amador. A SunSITE.dk fornece um repositório CVS, um banco de dados MySQL e várias listas de emails. Joop Stakenborg explicou que esse esforço não é uma tentativa de criar um fork da distribuição e continua com as razões sobre por que um sub-projeto é útil e quando a idéia apareceu.

Hurd dentro do Bochs? Neil Levine imaginou se o Hurd poderia rodar no Bochs (um emulador de PC IA-32 (x86)) e Robert Millan respondeu com os recursos apropriados da rede. Alfred Szmidt escreveu um bom tutorial sobre como criar uma imagem do GNU/Hurd para ser usada com o Bochs. Uma imagem deve ser uploadeada para a lista de imagens de disco com sistemas pré-instalados.

Formação de Grupo de Políticas SGML/XML. Mark Johnson começou a formar um grupo de políticas SGML/XML. Ele deve compor uma nova política Debian para empacotamento, implementação, etc, de XML, SGML e coisas relacionadas. Adam Di Carlo e Mark começaram escrevendo um rascunho um ano atrás em um esforço para desenvolver uma implementação compatível com a LSB. No entanto, o documento ainda está muito incompleto.

Novos Boot-Floppies para o Woody. David Kimdon anunciou que uma nova versão 3.0.23 dos boot-floppies será lançada brevemente. Ele diz que alguns ports terão de usar essa versão para o Woody, provavelmente, dependendo de uma variedade de fatores. Um set para testes para i386 está disponível aqui, juntamente com um arquivo de mudanças. Por favor, teste e relate a experiência para a lista debian-boot.

Seminário Debian Acontece na Coréia. No último sábado, a Comunidade de Usuários Coreanos de Debian foi anfitriã do primeiro seminário Debian desse ano (tradução em Inglês encontrada aqui). Tal evento acontece quatro vezes por ano. A equipe de preparação do seminário anunciou que esse seminário é sobre gerenciamento de sistema de arquivos e backup de sistemas de arquivos para administradores de sistema experientes. Isso encorajou as pessoas a usar Debian GNU/Linux como um servidor de sistemas de arquivos. Muitas pessoas discutiram sistemas de arquivos, métodos de backup, problemas relacionados ao Debian e curtiram o encontro no seminário.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados aos repositórios do Debian recentemente.

Pacotes Órfãos. 1 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 80 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu Mais Notícias? Mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes para adicionar, principalmente as escritas por voluntários. Nós não vemos tudo, infelizmente e esse mês será um mês cheio para nós. Esperamos sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.